Submeta seus textos para o nosso Medium com essas dicas simples

Lari Carlotti
Nisia
Published in
4 min readJan 8, 2020

Para quem escreve, o Medium é uma página em branco. Aliás… não só uma. Várias! Todas esperando você começar a contar suas histórias.

Créditos da Imagem: hbr.org

1. Dê uma olhada nas nossas guidelines:

Título da Publicação

Essa é a parte mais importante da sua história e você deve pensar seriamente no título que vai colocar.

O que evitar

  • Títulos clickbait: "Essas 5 coisas vão te fazer insanamente bem-sucedido".
  • Títulos longos: Se o título for muito longo, o Medium irá travá-lo. Títulos longos também podem impedir que sua imagem superior apareça nos feeds de notícias.

Como fazer

  • Diga sempre a verdade: "Título inteligente, mas prático, sobre um tópico relevante".
  • Escreva sobre algo que você possui conhecimento e legitimidade.
  • Coloque ponto final apenas no subtítulo.

Imagens da Publicação

Quando seu texto possui boas imagens, ele será mais proeminente nos feeds de notícias do Medium, aumentando a probabilidade de as pessoas o lerem.

Créditos da Imagem: Ross Findon, Unsplash.com

Como fazer

  • Fotografias Stock: ao invés de usar imagens baratas, tente dar um pouco de amor à sua história escolhendo uma imagem bonita e gratuita de sites como Unsplash, Pexels, Burst, The Stocks, Life of Pix,

Tecnicamente, como escritor/escritora, você é responsável pela violação de direitos autorais, e o Medium não. A maneira mais simples de atribuir uma imagem é colocar as palavras “Crédito da imagem” abaixo da imagem e vincular esse texto à sua fonte original.

Em Nísia, seguimos uma estética abstrata e muito ligada a arte. Dê uma olhada nos posts publicados anteriormente, e busque imagens que sejam fiéis a essa estética.

  • GIFs: Quando for relevante, use GIFs nas imagens do header para chamar atenção à sua história. Aqui estão duas referências:

Backchannel (GIF como imagem de background)

Magenta (GIF como imagem de logo)

** Reservamos o direito de editar fotografias e textos quando necessário**

As Histórias

O que evitar

  • Call-to-actions agressivos durante e no final do seu texto.
  • Autopromoção: falar do seu negócio é OK, mas não deixe isso desestimular sua audiência.
  • Faça uso de fotos, vídeos do YouTube, tweets no seu texto com moderação, pois eles podem distrair o leitor de chegar ao final da sua história.
  • Acrônimos: Não use um acrônimo, a menos que ele seja mais amplamente compreendido do que o que ele significa. Por exemplo, o HTTP é mais amplamente reconhecido que o Hypertext Transfer Protocol.

Se um acrônimo ainda não é amplamente compreendido e você o consultará mais do que algumas vezes, você pode definí-lo como acrônimo fazendo o seguinte:

“Vamos dividir o código em uma Árvore Sintática Abstrata (AST)”.

Aqui está uma lista muito curta de acrônimos de tecnologia que você não precisa definir: API, AJAX, BIOS, CPU, CSS, HTML, HTTPS, LAN, RAM, REST, USB, WWW, XML. Para todo o resto, você deve escrever as palavras completas.

Sempre soletre palavras curtas com várias partes, como JavaScript e front-end. Não as reduza — a brevidade não vale a confusão possível do leitor.

Como fazer

  • Sempre atribua os créditos às imagens e citações às pessoas que disseram originalmente. Caso seja uma cotação de várias linhas, use as aspas da mídia:

“Quando você tem inteligência própria, é um prazer creditar outras pessoas pelas deles.” - Criss Jami

  • Você pode usar negrito ou itálico — nunca os dois ao mesmo tempo — para enfatizar algumas palavras. Isso diminui a velocidade do leitor e deve ser usado com moderação. Não use negrito ou itálico nos links. Estes já se destacam devido ao sublinhado.
  • Quando se referir ao leitor, sempre use a palavra “você” — não “nós” ou “a gente”.

2. Tópicos nos quais estamos interessados:

Mulheres em Tecnologia: diversidade cultural, pluralidade, empregabilidade, participação política, representatividade, políticas públicas, lugar de fala.

Cultura de startups: empreendedorismo, criatividade, freelance, novos modelos de trabalho, inovação, liderança e gestão.

Futuro da tecnologia e blockchain: inteligência artificial, criptomoedas, ICO, RV/ RA/ RM, IoT, robótica, ciência de dados, machine learning e big data.

Desenvolvimento e design Web/Mobile: UX, UI, design, programação, aplicativos, software, hardware, SaaS.

Educação e Tecnologia: educação circular, acessibilidade em tec, design universal de educação, faculdade, cursos, mercado de trabalho, futuro das profissões em tecnologia e dicas para a próxima geração de mulheres em tecnologia.

Sempre que quiser que história sua apareça no nosso Medium, é só usar a hashtag #SouNisia :)

Caso queira submeter seu texto para a publicação como parte da Rede Nísia, siga os passos abaixo:

Créditos da Imagem: help.medium.com
  1. Abra a história que você deseja submeter. Clique na engrenagem no topo, depois em edit story para entrar em modo de edição.
  2. Clique no botão ••• no topo direito ao canto para abrir as configurações do texto.
  3. Selecione add to publication do menu dropdown.
  4. Escolha a publicação Nísia e clique em "salvar".
  5. Clique no botão "Ready to submit?" para enviar seu rascunho para nossos editores, para revisão.
Créditos da Imagem: help.medium.com

Espero que esse manual seja útil pra você 💙 Para ler mais histórias assim, clique no botão de “seguir” e receba os melhores conteúdos de Nísia.

--

--