2017 foi um ano massa…2018 tá prometendo já!

#freebulletpoints e vamos começar com o resumo (número e a lição aprendida mais valiosa):

  • Nite Talks — 3 edições e trazer mais ex-alunos de destaque para estarem no palco e mostrarem como chegaram lá.
  • Products and Hacks — 4 edições diferentes e apresentar os conceitos rapidamente e partir pro mão na massa (#learningbydoing).
  • Impacto das ações — 350 pessoas e impactar mais pessoas com conteúdo e com mais acurácia nas ações.
  • Quantidade de horas das ações — ~100 horas totais e hackathons longos (mais de 12 horas) sem propósito claro não funcionaram.
  • Participação de destaque — Éfrem Maranhão Filho no ProductCampSP e Lai Amorim facilitando os Startup Weekends de Santa Inês e Teresina, e organizanado o Youth São Luís e aprender que é importantíssimo sairmos da nossa zona de conforto.

Nite Talks

Conseguimos trazer para o debate temas como: empreendedorismo no exterior com o manoelfranklin que é ex-aluno da Universidade Ceuma e consultor de SAP Manufacturing (parte 1 e parte 2), desenvolvimento de produtos com times ágeis com a Glaucia Peres da Globo.com (vídeo), ecossitemas de startups e até aquisição de startups, com o Thiago Diniz (vídeo). Conseguimos trazer pessoas influentes e com experiência nas temáticas do NITE (para quem não sabe — inovação, tecnologia e empreendedorismo).

Cada bate-papo foi feito com o apoio do Estação Ceuma, desde os entrevistadores, como filmagem, divulgação e organização. Foi interessante ver a evolução, tanto da organização como os temas relevantes e a vinda de ex-aluno, motivando ainda mais a comunidade. O objetivo sempre será de aproximar e inspirar, com temáticas inovadoras, nossa comunidade. Esse ano tem mais Nite talks e se tiver sugestão de nomes, fala com a gente! :)

Nite Talks #1 com Thiago Diniz.

Products and Hacks

Foram 4 edições em 2017. Cada uma testando uma abordagem diferente — sim, nos fazemos testes de hipóteses com os nossos produtos — e foi bem bacana encontrar um modelo adequado a cultura da nossa comunidade. As experiências estão descritas no nosso perfil no Github e — até agora — nosso último formato (o da foto).

Em 2018 serão dividos em dois formatos: corporativo e acadêmico. A idéia do primeiro é auxiliar empresas criarem MVPs — tem uma apresentação nossa aqui para quem estiver curioso — e o acadêmico para trazer problemas reais para nossa comunidade resolver…em 12 horas!

Products and Hacks #9 com João Silva falando de Marketing Digital.

E que mais…para 2018?!

Queremos impactar mais pessoas, ter mais horas de atividades e novos programas. Precisamos levar mais a nossa comunidade para fora, como falar de MVP no Product Camp SP e facilitar os Startup Weekends de Santa Inês e Teresina, e organizar o Youth São Luís .

Além dos dois lá de cima, , teremos 3 novos editais para nossa comunidade ficar ligada e que vamos falar mais de cada ação individualmente depois. Claro, fim de ano sempre é legal para aquele canva branco — no nosso quadro vidro limpo — e encher de idéias! Preparem-se para ver ações em três pilares: Comunidade, Empregabilidade e Empreendedorismo. Para finalizar, definimos os nossos valores lindamente em:

1 — Aprendizagem Ativa, acreditamos que nossas ações não assumem os participantes como meramente um receptor de informações. Devemos todos nos engajar na aquisição do conhecimento, de maneira focada e pró-ativa.
2 — Comunidade, mais que trabalho em equipe, ser de uma comunidade é ver as possibilidades das pessoas, é saber que é muito melhor fazer junto, aprendendo mais, compartilhando, colaborando, respeitando a diversidade e as diferenças.
3 — Meu notebook é meu escritório, conseguimos nos conectar com pessoas incríveis do mundo todo e ainda gerar impacto localmente independente de espaço que estamos. 
4 — Autogestão, tratamos adultos como adultos, não precisamos de supervisão e não tentamos enrolar uns aos outros, adoramos feedbacks sinceros pois acreditamos que essa é uma forma genuína de melhoramos constantemente. 
5 — Empatia, acreditamos que o recurso mais valioso é o tempo, por isso sempre tentando acelerar processos, diminuir quantidades de reuniões e interrupções para aumentar nossa qualidade de tempo e de produtividade.

E é com essa cara de felicidade que começamos 2018…

Novas camisas, eventos que particiamos adesivados e muitas idéias nas cabeças.

…to be continued… :)