Construindo comunidade empreendedora universitária — O que o NITE CEUMA fez em 2018.1?

Status e Pizzas, evento realizado para marcar o meio do semestre em abril de 2018 :)

Esse semestre foi de longe o que mais aprendemos e amadurecemos. Percebemos o quanto fomos meio megalomaníacos quando planejamos esse semestre, principalmente com relação os resultados que no final foram bem diferentes do que tivemos e ficamos bem felizes com isso ❤ Nesse texto fizemos um compilados das nossas principais ações com resultados e aprendizado :)

Programa Universitário Empreendedor (PUE) 2018.1

Nesse semestre, conseguimos rodar a 3º versão do PUE, desenhamos o programa em duas etapas, 4 semanas de conteúdos mais gerais (Design Thinking, criação de MVP, visão geral sobre o mercado de startups, definição do board) e as 5 últimas em focadas em escalar vendas.

Foram 10 semanas com: 8 Workshops, um talk com o CEO da WillBook, (disponível aqui) vendas durante a validação do MVP, alunos saindo e entrando nos times, uma sessão de status e pizzas que as pessoas da comunidade de startups de São Luís deram vários feedbacks, tivemos muitos conflitos, alunos pensando “não sei o que quero fazer da minha vida” hahah e no final tivemos 6 equipes sobreviventes e feedbacks incríveis dos alunos.

Arquivos dos conteúdos compartilhados ao longo essa edição, disponíveis aqui

#Aprendizado: A primeira etapa do programa foi linda, tudo deu certo, alunos engajados, gente testando MVP vendendo e daí teve o status e pizzas: pitches, convidados da comunidade local e depois… ninguém mais evoluiu até o final do programa. Ficamos nos perguntando no que tínhamos errado, então percebemos que pra maturidade da comunidade CEUMA o que devemos é apresentar a possibilidade de empreender, quem curtir, naturalmente vai correr atrás de mais integração.

#Aprendizado: Documentamos muito pouco, documentação demais burocratiza, documentação de menos não deixa legado para as próximas edições. Com isso, não temos um histórico do desenvolvimento semanal de cada equipe, por exemplo.

Programa de Voluntários

Tivemos um Edital para os alunos que quisessem realizar as ações do NITE junto com a gente, foram vários inscritos e toda a comunicação inicial foi feita através do Linkedin pois queríamos estimular o uso dessa ferramenta super importante. Só isso já foi o suficiente pra cortar cerca de 70% dos inscritos, pois mandávamos mensagens e eles nem visualizavam por não ter o hábito de usar essa rede social. No final, tivemos 7 que toparam o desfio, desses 5 ficaram até o final. Começarmos a fazer reuniões de alinhamento semanal, todos juntos e cada pessoa definia aquilo que iria trabalhar ao longo da semana. Sobre resultados…

#Aprendizado: Não é qualquer pessoa que consegue realizar trabalho remoto e se autogerir é ainda mais difícil, saber o que você quer e o quanto de energia demandar em determinada coisa é um grande exercício de auto conhecimento. Isso requer um alto nível de engajamento com o projeto e também de maturidade.

#Aprendizado: Tarefas minimamente estruturadas são super importantes para que as pessoas consigam entender o que exatamente precisa ser feito. Por exemplo: Convidar a pessoa pra desenvolver determinada tarefa, desenhar o escopo macro e deixar para que as micro tarefas possam ser mapeadas pelo resposta é uma boa saúda (e foi assim que o P&H rodou).

#Aprendizado: Você não vai achar um lugar perfeito pra trabalhar, o lance é criar esses espaços e nisso a ideia de startup studio tem ajudado bastante.

Reunião de feedback com cada um de um lugar :) Trabalho remoto é amor ❤

Products and Hacks #10

Depois de 10 tentativas, conseguimos fazer um evento com 12 horas de imersão onde todas as cinco ideias que chegaram, criaram algo. Um pouco sobre o que foi desenvolvido disponível aqui . Éfrem Maranhão Filho tá preparando um post só sobre o P&H e os novos modelos que foram testados nos últimos tempos :)

Orgulhos da comunidade ❤

A Coordenação de Empreendedorismo do NITE só faz sentido por poder propocionar o desenvolvimento das pessoas e alguns acabam se destacando, a gente queria parabenizar essa galerinha em especial:

Kaio, Igor e Kássia ficaram em segundo lugar no startupweekend education que aconteceu em São Luís. Ficamos felizes demais e mais ainda em saber que eles continuam tocando a ideia :D

A matéria completa tá disponível aqui
Kássia (Eng. Produção), Andreia (Sistema de informação) e Ramon (Eng. de Produção) com o super cheque que teve na premiação :D

Hackthon Vale

Durante o Programa Universitário Empreendedor, a Vale lançou um edital de um desafio, que foi um Hackthon de mobilidade interna da empresa. Andréia Costa fez o convite pra galera do PUE pq queria montar uma equipe, daí Kássia e Ramon toparam e… Ganharam! A galera usou muito

Coworking com cara nova

Outra coisa massa que aconteceu esse semestre foram os móveis novos que conseguimos pro Coworking Universitário, foi lindo ver o espaço físico de cara e energia nova ❤

Algumas das fotos estão no nosso insta, então curti logo a página :)

Próximos passos

Depois desse semestre de muitos aprendizados, o nosso maior desafio é entender como fazer a comunidade se autogerir e vamos reformular os programas e torná-los menores e mais intensos (como foram os feedbacks que recebemos dos alunos). E quem tiver afim de compartilhar experiências sobre esses assuntos, oferecer opiniões construtivas, é só chamar :D

Uma vez ouvi de um cara que admiro muito, o Léo Lima que a única forma de trabalhar em um lugar que te contemple por inteiro, é criando esses espaços e essa é o maior desafio que temos.