O fim e o novo começo — Tchau NITE CEUMA, olá Universidade Agora

Lai Amorim
NITE-CEUMA
Published in
10 min readJan 25, 2019

1 ano e três meses dentro do NITE da Universidade CEUMA, o surgimento da Universidade Agora e o nomadismo digital.

“Eu vim de comunidade e pra comunidade eu vou”

Comecei a me encontra profissionalmente quando fui a líder organizadora do primeiro startupweekend do Maranhão, quando comecei a conhecer a rede Techstars e entender os diferentes níveis de maturidade de uma startup, a inovação e o empreendedorismo começaram a fazer mais sentido do que iria seguir profissionalmente.

De 2016 pra cá, já participei como organizadora, staff, mentora e facilitadora de vários startupweekend, eu, a Salete Farias e a Jaana Pinheiro rodamos uma startup a SussaMundo e também optamos pelo fim dela, participei de diversos programas e eventos sobre startups no Brasil, ajudei na criação da Comunidade Local a SOLuíses, trabalhei em um programa de inovação pública e descobri política pública não era pra mim.

Começo contando esse texto contato um pouco da minha história pra explicar que tudo isso foi super importante pra me encontrar profissionalmente. Se sentir perdido com seus 19, 20 e poucos anos é super normal e o grande lance é tentar… pra mim como geração milenium, o imediatismo e ansiedade são super presentes, mas sinto que reconheço isso e tento mudar, um das maiores hipóteses que tinha era que queria trabalhar com Educação e foi incrível validar isso durante meu tempo dentro do Grupo Educional CEUMA

#PraCegoVer: Eu e Efrem usando nossa primeira camisa do NITE e que mostra um pouco da nossa cultura onde tem escrito “Eu sobrevivi a uma reunião que poderia ter sido um email”.

Lá pelo segundo semestre de 2017, recebi o convite de Éfrem pra tocar a parte de Comunidade do Núcleo de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Universidade CEUMA. Era tudo diferente, trabalhar com Educação era uma hipótese que eu tinha sobre coisas legais pra se fazer e me sentia bem empolgada em validar isso :)

Pois bem, o lance é que desde começo, Éfrem falava sobre trabalho remoto e meus dois primeiros meses foram bem difícil, o processo de onboarding não existia e a sensação era “cair de paraquedas e não tenho nenhuma referência”. Apesar disso, aprendi a olhar a Universidade CEUMA com olhos de abundância depois que comecei a conviver no coworking do Campus Renascença com a Daiane Bentivi (que era a Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade e Carreira), ela me falou uma vez sobre olhar a universidade como um ecossistema fértil, alunos que queria melhoras suas carreiras, o Reitor Saulo Martins que apoiava as iniciativas como o NITE e NEC e também pensar no impacto do nosso trabalho na vida dos alunos, foi no meio dessas reflexões que meus olhos começaram a brilhar de empolgação.

#Aprendizado: Trabalho remoto pode te dar uma sensação de solidão por que apesar de estarmos conectados o tempo todo, não usamos a tecnologia da melhor forma possível. Geralmente temos a tendência de colocar uma pessoa do time como referência para nós e sentir que você está fisicamente só é meio desesperado. Hoje em dia o que tento pensar é que podemos estar juntos, mas não precisamos estar fisicamente juntos para pra trabalhar, minhas referências são várias, inclusive quem trabalha comigo (mas não só quem trabalha comigo).

“O que é o NITE pra ti?”

Me perguntou uma pesquisadora que estava fazendo um estudo sobre NIT’s. E sem pensar muito eu respondi

Pra mim é um laboratório fértil o suficiente pra eu tentar tudo o que eu quiser sobre criação de comunidades empreendedoras.

Em um semestre, a gente testou um nova versão do Programa Universitário Empreendedor, fizemos workshops presenciais, status e pizzas, participamos de eventos, fizemos palestras e facilitamos aulas dentro de disciplinas, demos mentorias, teve alunos que passaram pelo NITE se destacando em Hackthon e vários outros eventos, teve Programa de Voluntário e um Edital de Inovação para Empresas Juniores. UFA! Tudo isso foi incrível e aprendemos muito e compartilhamos tudo aqui: Construindo comunidade empreendedora universitário — O que é o NITE fez em 2018.1?

#PraCegoVer: Colagem de quatro fotos de momentos legais durante o ano no NITE. A primeira é o Gabriel e o Silas com a Monique num evento de Impacto Social que eu fui mentora e Rafa também participou. A segunda é um print de tela de uma dos encontros remotos do PUE, a terceira é eu, Jhanny e Rafa no Decision Jam no CEUMA Turu, quarta foto são os alunos assinando a bandeira do Maranhão que foi pro CASE — a maior conferência de startups do Brasil e a última é o Halloween do Coworking do Campus Renascença.

“Vamos transformar tudo em produto”

Efrem vivia falando isso e eu sem entender muito bem o que ele queria dizer, mas apostando que seria massa, pensei “bora”.

Era agosto de 2018 e eu me sentia lenta, ao mesmo tempo eu nunca dava conta de todas as demandas que eu tinha e tava num exercício pessoal de ter mais equilíbrio com relação ao uso do meu tempo.

#PraCegoVer: Uma senhora apontando pro relógio e batendo na mesa. Já pensou que o teu tempo é o teu recurso mais precioso? Ter empatia é também não atrasar e não deixar ninguém esperar por você, perdendo tempo.

E aí foi no meio desse caos que apareceu Rafael Hundrão… “Lai, tô fazendo um curso de Design Sprint pela Udacity, queria conversar sobre isso e sobre meu TCC que tô pensando em fazer sobre inovação”, marquei uma call de 30 minutos. Rafa entrou faltando 8 minutos pra acabar os 30 minutos. Reclamei? Claro! haha

Crie as oportunidades

Rafa começou a ter o hábito de sempre me perguntar “tá precisando de ajuda?” e eu comecei a compartilhar com ele as minhas dificuldades e assim ele organizou o primeiro dia da nossa nova versão do PUE.

E esse foi o dia que o coworking ficou cheio!

#PraCegoVer: Várias pessoas em pé, num espaço de coworking. Alunos de Design, Engenharia de Produção, Sistema de Informação, Administração, Psicologia, Comunicação. Também tem mais mulheres que homens #GirlPower

#Aprendizado Rafa tava fazendo um trabalho incrível e foi assim que surgiu a necessidade “queremos ele no time”. Até então não existia a figura do Agente de Aceleração dentro do NITE, mas com Rafa percebemos que precisaria ter.

Então percebemos que seria interessante ter um Agente de Aceleração pra tocar o dia a dia do Programa Universitário Empreendedor e uma pessoa pra assumir como Community Manager no Maranhão, foi ai que eu mais comecei a funcionar como uma Program Manager, pensando em consolidar os produtos e programas que já tínhamos e focar em expansão.

Ter um time de 2 pra 4 parece pouco, mas foi não. A necessidade de consolidar minimamente uma cultura, estabelecer acordos, criar rotina, não hierarquizar, sacar sobre produtividade, alinhar expectativas era algo que começou a ser meu foco.

#Aprendizado: Pra mim, liderar não é nada mais do que criar um ambiente seguro para que as pessoas façam o que elas sentirem que precisa ser feito e ao mesmo tempo esse papel de líder ele precisa ser rotativo, times mais horizontais possíveis ❤.

#Aprendizado: As pessoas são além do projeto que tá sendo tocado e se fizer sentido, permita-se conhecer seu time para além do trabalho. Pedi várias cervejas com Rafa, almocei algumas vezes Jhanny e andei alguns quilômetros com Efrem e isso foi massa pra me sentir conectada verdadeiramente com as pessoas incríveis que eles são.

#Aprendizado: Feedback é importante e (falo constantemente isso pra mim mesma) e não precisa de uma data, pode ser compartilhado a qualquer momento, o importante é que ele seja construtivo. Comunicação não violenta pode ajudar muito nisso.

“Véi, ele não tá perfomando e tá sofrendo por isso”

Rafa assumiu como Agente de Aceleração e fez um trabalho incrível e nunca mais atrasou sequer um minutos nas nossas reunião. YEAH!! Rafael consolidou todas as ideias que passaram pelo pue nesse Portifólio PUE 2018.

Para ser Community Manager convidamos um alumni do PUE e apesar dele ter topado logo de cara, ele não conseguia performar, demos vários feedbacks de diversas formas, conversamos individualmente e depois comecei a perceber que ele não queria desistir, ao mesmo tempo tava com outros focos e outro ritmo na vida. Conversando com a Marília Lima da Inseed durante o Roadshow Criatec 3 — Maranhão onde fomos host e com Daiane Bentivi (atualmente CEO da Porto Psi) e então decidi que iria desligá-lo.

Foi um decisão super difícil de ser tomada, mas essencial tanto pro time, quando pra ele. Lembrei de dois projetos que eu vivi exatamente a mesma coisa, só que eu não queria desistir e ninguém teve coragem de me desligar.

#Aprendizado: O seu momento de vida, precisa tá alinhado com o momento de que o projeto que você tá entrando. Se não, gera sofrimento pra você e pro resto das pessoas. Fica torta de climão o tempo todo e isso baixa muito a produtividade.

Diversidade não é só pra ser legal, é pra coisa funcionar de verdade e pra possibilitar acesso

Depois desse épico momento de desligar alguém do time, ainda precisávamos de alguém pra ser Community Manger e tínhamos duas semanas pra rodar a segunda versão do PUE e ai percebemos que não poderia ser qualquer pessoas, tinha que ter duas coisas:

  • Precisava ter participado de alguma ação de forma ativa do NITE
  • Tinha que ser uma mulher.

E foi depois que pensamos muito que surgiu o nome da Jhanyfer Carvalho. Jhanny já tinha sido voluntária, facilitou um workshop sobre Gestão de Tempo para os alunos e também organizou um Products and Hacks com Otávio Nascimento (CEO do Clado Design). Além disso, ela tava em vários eventos sobre empreendedorismo da cidade e vivia falando por ai nas redes sociais sobre o NITE.

“Tá faltando verde nesse coworking!”

#PraCegoVer: Foto com foco em uma plantinha num vaso de barro, em cima da mesa do coworking, ao fundo participantes das empresas juniores da Psiworks de Psicologia e Faro de Comunicação e Design.

Lembra da história de criar ambientes seguros e férteis para as pessoas fazerem o que sentirem que precisa ser feito? Desde quando conheci essa guria ela falava da falta de verde no coworking e não é que ela resolveu isso.

#Aprendizado é muito interessante pensar nas estratégias para fortalecer cultura dentro de um espaço de Coworking, uma Community Manager que faz super bem isso é a Tássia Diniz Junqueira que tem o texto Construção de Comunidade e Cultura.

Jhanny trouxe verde pro Coworking através de plantinhas :)

Com esse super time, fizemos várias coisas legais e principalmente erramos mais rápido no segundo semestre de 2018. Foram…

  • Duas versões do Programa Universitário Empreendedor — e uma toda remota.
  • Rolou várias sessões de mentorias e conteúdos facilitados por pessoas incríveis como Karol Borges e Raphael Farinazzo. Obrigada gente :)
  • Trabalho de conclusão de Rafa contando sobre como fazemos o PUE (aprendemos que registrar academicamente pra gente que tá num meio campo de educação tradicional e nova é importante!)
  • NITE Talks com Fred Blanco, disponível no Youtube, Spotify e Medium.
  • Rolaram algumas versões do Decision Jam em vários campus na Universidade CEUMA em São Luís.
  • Começamos a produzir conteúdo e a gravar tudo, saca só nosso Canal do Youtube.
  • Fizemos algumas edições do Products and Hacks, inclusive uma totalmente remota que os alunos comandaram a operação. Outra versão foi vendida para uma grande empresa.
  • Ficamos mais assíduos aqui no Medium também oh
  • Participamos de vários eventos no Brasil inteiro. Inclusive, Éfrem fez uma palestra no Product Camp sobre carreira como Product Manager, slides disponíveis aqui.
  • Participamos de vários Fun Day no Coworking, que é um evento organizado pelas empresas juniores uma vez por mês pra celebrar.
  • Ajudamos 21 times a tirarem ideia do papel. E tem gente que tá buscando modelo de negócio já realizando vendas como a Urbânica Brasil e o Studio Clado.
  • Facilitamos a apresenta de alunos em eventos de empreendedorismo da cidade, como o workshop de Impacto Social feito pela Su casa, Mi causa da Monique Moraes
  • Criamos uma cultura massa de trabalho remoto e autogestão. É incrível percebemos que várias pessoas, como o Atmos Maciel começou a olhar o trabalho remoto como uma possibilidade. Inclusive tá rolando um Guia para trabalhar remotamente em São Luís.
  • Fomos host de eventos de várias iniciativas de incentivo ao empreendedorismo, como AIESEC São Luís, Maranhão Junior, SOLuíses e também da Roadshow do Criatec 3 do Fundo de Capital de Risco da Inseed
  • Pensamos muito em diversidade e esse começou a ser um tema recorrentes em todas as nossas ações e foi vivendo isso que fui convidada pra escrever um texto pro blog da SymplaComo estimular a diversidade em eventos de tecnologia
  • Empoderamos pessoas, mulheres, maranhenses através do empreendedorismo e recebemos várias mensagens de apoio de alunos, professores, coordenadores e pessoas das comunidades de startups e produtos, valeuzão galera ❤

E o mais importante de tudo… percebemos que somos bons no que fazemos. Nessas andanças pelo Brasil e vendo outros programas de empreendedorismo dentro da universidade, percebemos o como conseguimos entregar valor para os alunos e para suas carreiras.

Finalizamos esse ciclo,

“mas como posso te ajudar nos teus próximos projetos de vida?”

#PraCegoVer: Rafa e Jhany etsão sorrindo para a foto, Jhanny com o olho semi fechado (como sempre), eu fazendo um hang loose com uma cara estranha e Efrem sua versão cara estranha num negócio de parece “E aí brooother”

Como time remoto, percebemos o quanto é importante a gente se encontrar pra celebrar o ciclo que passou e eu particularmente tinha um sonho de ter uma imersão parecida com a galera do Shoot the Shit.

Em 2018, rolou a realização de mais esse sonho, tivemos uma imersão de dois dias, numa casa na orla da praia em São Luís que foi facilitada por Jaana Pinheiro e Fran Di Palacio e foi massa!!!

“A gente pode até não ser incrível, mas estamos fazendo impacto melhor do que muita gente”

#PraCegoVer: Foto de quatro pessoas, duas mulheres e dois homens com vários ingredientes numa mesa de pano branco e azul. Foto da noite que fizemos pizzas com os ingredientes que estavam disponíveis, teve pizza com chocolate e gongorzola, abobrinha e de sofrimento em forma de calabresa.

Fizemos algumas atividades para fazer o regaste das coisas que fizemos em 2018, atividades para autocuidado como o Solo, fizemos matrizes para medir pontos fracos e fortes dos nossos programas, bebemos cervejas juntos, demos um dos rolês mais felizes da minha vida e encontramos boa parte da galera que sonhou e fez esse ano que passou ser incrível ❤

#PraCegoVer: seis mulheres e cinco homens sorrindo e pousando para foto. Eu usando um shortinho perto de Daiane Bentivi apesar dela achar que isso não é ter postura profissional. As pessoas estão ao redor de duas mesas com duas cervejas e copos ao redor.

Essa foto foi da nossa segunda noite de celebração e ah! quem quiser saber tudo o que rolou nesse encontro, como metodologia usada, é só acessar esse link. Tem muita informação relevante e tem muito de nossos sonhos e aprendizados de forma mais detalhada.

2018 foi incrível e 2019 já tá mais incrível ainda…

Dessa mistura todo que aconteceu dentro do NITE surgiram produtos, pessoas boas colidindo geram isso!

E é assim que me despeço como Community Manager do NITE da Universidade CEUMA com a sensação de que aprendi muito e que não fiz tudo o que queria, mas fiz tudo o que consegui fazer. Tenho uma gratidão imersa ao espaço que me foi dado e um orgulho maior ainda das coisas que fizemos. E como o feedback do Reitor Saulo Martins da Universidade CEUMA no Maranhão: Falta consolidar muita coisa e por isso que nasceu a Universidade Agora.

Próximo passo?

Tô vivendo sete meses como nômade digital, hoje estou fazendo um voluntariado e aprendendo sobre Agrofloresta e Bioconstrução na Cidade Escola Ayni em Guaporé — RS. Depois tenho Belo Horizonte, Lisboa, Florença, Malta, Brasília e Santos como próximas moradas ou visitas. E ao mesmo tempo tocando a operação da Universidade Agora (Em breve escrevo sobre!)

#spoiler: tá vindo coisa boa por aaaai :D :D :D

--

--

Lai Amorim
NITE-CEUMA

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4