Álbum de Figurinhas

O primeiro álbum de figurinhas de um Boteco.

Nitro
Nitro - Histórias Visuais
4 min readMay 2, 2015

--

Uma brincadeira para homenagear os frequentadores de um dos mais tradicionais bares de Belo Horizonte. Afinal de contas, essa é a maior marca cultural da cidade que é reconhecida como a capital brasileira dos botecos.

“Por quê fazer um álbum de figurinhas de um bar?
Porque queríamos transformar um anônimo em um craque!”
Gustavo Nolasco

Segundo Gustavo Nolasco, o Bar do João é a segunda, ou melhor, sua primeira casa. Ele conta com orgulho que já morou em diversos lugares de Belo Horizonte, mas que nunca trocou de bar. E o projeto Álbum de Figurinhas foi a maneira de homenagear o estabelecimento e seus principais clientes.

Meu bar, minha vida

[Gustavo Nolasco] Eu tenho uma história com esse lugar, muito dos últimos 15 anos da minha vida se passaram ali. Foi onde comecei a namorar a mãe da minha filha, onde ela cresceu brincando de caixa e um dos meus melhores amigos é o dono do bar.

Eu chego a ficar triste quando penso na possibilidade do bar um dia acabar, eu não saberia o que fazer. De 7 dias da semana, 5 eu vou lá [risos].

Gustavo Nolasco e Alexandre Penido, idealizadores do projeto

De figuras a figurinhas

[Gustavo Nolasco] Há muito tempo eu queria fazer alguma coisa sobre o Bar do João. A primeira ideia que surgiu foi fazer um livro de crônicas. Até que um dia, na mesa do bar, alguém disse: “Esse bar só tem figura, a gente devia fazer um álbum!”.

A ideia era incrível! Ficamos conversando sobre a possibilidade com algumas pessoas de lá e percebi que a ideia fez os olhos de todos brilharem. Nessa hora também me tocou e percebi que tinha tudo a ver com minha vontade de dar voz as pessoas, de valorizar pessoas comuns.

Aproveitando a proximidade com a Copa do Mundo, que tradicionalmente lança álbuns de figurinhas com os jogadores, o jornalista Gustavo Nolasco e o publicitário Alexandre Penido resolveram levar a ideia adiante e a Nitro acolheu o projeto.

"Convidei o Marcus Desimoni para fazer as fotos e ele passou
a frequentar o bar, condição fundamental para participar do projeto."
Gustavo Nolasco

[Marcus Desimoni] Mobilizamos o bar todo. Montei um estúdio com os engradados de cerveja para fazer as fotos dos “figuras” eleitos por votação dos próprios frequentadores. Com os mais votados fizemos as “figurinhas carimbadas”.

[Gustavo Nolasco] Organizamos uma festa de lançamento do álbum, com música ao vivo, expusemos o ensaio que o fotógrafo Rodrigo Lima fez no bar e claro, o “Primeiro Mundialito de Tapão”!

[Marcus Desimoni] Foi sem dúvida o projeto que gerou mais mídia espontânea para a Nitro. Além disso, pro bar foi incrível ver seus clientes trocando figurinhas em uma festa que fechou a rua.

O sucesso foi tão grande que um mês depois, teve uma rodada só de trocas pro pessoal conseguir completar os álbuns.

A história continua

[Gustavo Nolasco] Em 2015 o Bar do João vai comemorar 30 anos e a ideia é fazer outra ação para homenagear essa data especial.

Estamos pensando em talvez desenvolver uma web série ou um mini- documentário. Queremos envolver mais gente: fotógrafos, jornalistas, cineastas, etc. Enfim, quem quiser participar está convidado.

[Marcus Desimoni] Quero convidar mais fotógrafos para fazer ensaios no bar, e quem sabe até um álbum, no estilo dos de casamento ou quinze anos, pro pessoal guardar de lembrança da nova festa.

Gostou do projeto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. Fazendo isso, mais pessoas podem conhecer essas histórias.

Para ler histórias de outros projetos, clique aqui.

Aproveite para seguir a Nitro no Medium, Instagram, Facebook, Twitter e também acessar o nosso site.

--

--