Livro Brasil

Nitro
Nitro - Histórias Visuais
4 min readMay 2, 2015

Confederação Nacional das Indústrias

O projeto proposto pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) foi realizado pela Nitro em parceria com a Outono Comunicação e a New 360. O livro “Brasil” produto final do projeto contou com ensaios fotográficos de lugares ou bens patrimoniais sínteses de cada estado mais o Distrito Federal, descritos por reconhecidos escritores e artistas, como Ferreira Gullar (Maranhão), Márcio Souza (Amazonas), Bruna Lombardi (Roraima) e Carlos Bracher (Minas Gerais).

Para além do cartão postal

[Leo Drumond] A ideia surgiu no fim da gestão do presidente da CNI Robson Andrade. Ele queria fazer uma publicação que fosse a cara do Brasil, que mostrasse a diversidade do nosso país.

A equipe da CNI procurou cada gestor das federações da indústria locais e pediu que eles indicassem um tema que representasse seu estado, e uma personalidade nascida ou que tivesse forte relação com a região para escrever um texto de abertura para o capítulo.

“A ideia era tentar fugir daquelas fotos de cartão postal, queríamos criar
ensaios a partir de temas que dialogassem com os lugares.”
Bruno Magalhães

[Bruno Magalhães] Fizemos uma pesquisa inicial do que caberia nos ensaios de cada estado. E pesar de ter uma equipe editorial grande, conseguimos ter certa liberdade para propor outras histórias além dos temas iniciais. Eles confiaram muito na gente pra exercer o papel de documentaristas.

[Leo Drumond] A Nitro ficou responsável pela produção gráfica e curadoria das imagens utilizadas. Pra isso fizemos uma ação coordenada entre utilização de acervo próprio, compra de acervos de terceiros, produção fotográfica própria e contratação de equipe de produção e fotógrafos em alguns estados. Com isso um dos grandes desafios do projeto foi o de unificar todo esse material de origem diversa.

“Foi um projeto complexo (cobrimos 27 temas, um por estado mais o Distrito Federal em seis meses), mas ao mesmo tempo muito importante como experiência para a Nitro, pois pudemos usar toda a estrutura e as habilidades que tínhamos.”
Leo Drumond

Esforço conjunto na base e em campo

[Bruno Magalhães] Para além de todo o processo de coordenação, foi importante conseguir propor e produzir alguns ensaios, foi realmente legal ir pra campo. Além disso, foi o momento ideal para potencializar a rede de fotógrafos que agente ja vinha fazendo algum tempo pelo Brasil afora. Foi bom criar e reafirmar parcerias em um projeto desse porte.

[João Marcos Rosa] O Bruno e Leo acabaram ficando mais nessa parte de coordenação do projeto. Do meu lado além de ir a campo fazer alguns ensaios (Sergipe, Amapá e Manaus) pude usar parte de meu acervo pessoal, pois como eu gostava muito de fazer fotos de viagens, tinha praticamente uma enciclopédia de imagens de alguns lugares do país. E em muitos casos que não tínhamos a foto eu sabia quem tinha, isso acabou facilitando bastante a pesquisa e até a negociação na compra dessas imagens.

Multiplicando capacidades e resultados

[Leo Drumond] Um dos retornos mais importantes para nós foi perceber que é por projetos como esse que vale a pena de ter uma estrutura grande como a Nitro tem. E não só grande, mas com múltiplas capacidades, tanto de produzir, quanto ter acervo, e até mesmo equipe para pesquisar outros acervos, ou gerenciar a contratação de mais profissionais.

“Conseguimos gerir um projeto grande, envolvendo muita gente e
ao mesmo tempo passamos uma identidade para esse material.
Foi a mescla de um esforço de gestão com a possibilidade de
imprimir nossa personalidade em um trabalho desse porte.”
Bruno Magalhães

“Foi importante perceber que uma de nossas grandes forças está
além de fotografar, que é essa capacidade e estrutura para gerenciar,
e isso acaba sendo um diferencial”
Leo Drumond

[Leo Drumond] Do ponto de vista profissional foi de fato um atestado de capacidade da Nitro. Até hoje foi um dos maiores que já pegamos, em questão de tempo, distância percorrida, recursos humanos e financeiros.

Nesse processo também criamos uma ótima relação com os parceiros, New 360 e Outono, e o retorno dos clientes foi tão positivo que fizemos outro projeto chamado “Destinos” (uma série de publicações cujo tema foram as cidades sede da copa) com essa mesma equipe. E nesse momento estamos com a ideia de propor um novo projeto com esse mesmo grupo ligado as olimpíadas.

Gostou do projeto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. Fazendo isso, mais pessoas podem conhecer essas histórias.

Para ler histórias de outros projetos, clique aqui.

Aproveite para seguir a Nitro no Medium, Instagram, Facebook, Twitter e também acessar o nosso site.

--

--