Região do Queijo da Canastra

A marca Região do Queijo da Canastra foi criada para ajudar a proteger a origem do queijo e tudo o que ele representa: cultura, história e tradição.

Nitro
Nitro - Histórias Visuais
4 min readMay 2, 2015

--

Nesse projeto conduzido pelo Sebrae MG, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), a empresa 2DA Branding & Desing foi contratada para desenvolver o conceito da marca que passaria a caracterizar o produto da região e convidou a Nitro para contar as histórias de 25 produtores que fabricam a iguaria de forma artesanal.

“O queijo é minha vida, meu espírito, meu ser”
João Carlos Leite, presidente da Aprocan.

“Buscamos o desenvolvimento da região a partir do queijo, da valorização das tradições e do modo de vida da sua gente”
Ricardo Boscaro, gestor do projeto pelo Sebrae.

Narrativas não lineares

[Bruno Magalhães] Já tínhamos feito um primeiro trabalho com a 2DA, foi uma espécie de consultoria da própria marca da Nitro, e acho que acabou funcionando como uma certa apresentação do que agente fazia pra eles. Coincidentemente nesse período eles já estavam fazendo o projeto da região da serra da canastra e sentiram confiança de nos chamarem para sermos parceiros.

A ideia já nasceu com essa cara de pesquisa e story telling, com o objetivo de contar a história de 25 produtores de queijo da região. O primeiro desenho, no entanto, previa apenas a produção de áudios, textos, fotos e um mapeamento de GPS das propriedades. Bem parecido com alguns outros projetos desse tipo que trabalham territorialidade, com histórias bem lineares dos pequenos produtores contando seu dia-a-dia.

Mas quando eles chegaram com a ideia, propomos fazer outra coisa, e principalmente trabalhar o vídeo, além das fotos e dos textos, mas não de forma tão linear. Pensamos em algo mais próximo ao formato de pequenas crônicas, e eles adoraram.

Gustavo Nolasco conversando com os produtores de queijo canastra.

Uma palavra, um personagem, uma história

[Bruno Magalhães] Quando começamos a discutir como a gente ia amarrar as histórias, o pessoal da 2DA apresentou uma pesquisa que eles tinham feito da região mostrando quais eram os valores daquele lugar, através de palavras-chave como: artesanal mineira, simples, etc. Então tivemos a ideia de apresentar esses conceitos através dos personagens.

“João Mariano hoje já é um senhor de couro meia cura: casca grossa pelas chicotadas da vida e do tempo por fora, mas com o miolo macio e novo por dentro. No jeitinho certo para ainda se emocionar com as lembranças da infância em Medeiros.”
Trecho da crônica do produtor João Mariano

“Se a maioria dos queijos da Canastra passam pelas mãos de um casal,
o de Júlia já nasce com um sabor diferente. Ele é filho único de uma mãe menina.”
Trecho da crônica da produtora Júlia

[Bruno Magalhães] Então antes de ir a campo, fizemos uma relação de 40 palavras-chave da região, e chegando lá agente conversava um pouco com cada um dos personagens para saber quais palavras íamos usar. Esse conceito acabou permeando tudo, as fotos, os textos e principalmente os vídeos.

Bruno Magalhães fotografando os produtores de queijo canastra.

Mais ferramentas pra contar histórias

[Gustavo Nolasco] Uma das coisas mais importantes desse projeto pra Nitro foi assumir essa vertente de contar histórias também em vídeo. Até então agente já tinha feito outros projetos, mas ou éramos co-produtores ou eram trabalhos mais comuns, na maioria publicitários.

[Bruno Magalhães] Com o Canastra finalmente pudemos usar o vídeo de maneira direta e de uma forma que não precisamos nos transformar em uma produtora, conseguimos manter a estrutura simples, mas ao mesmo tempo suficiente para dar conta do trabalho.

Acho que é uma coisa que agente já falava muito, mas nunca nos assumimos por aí. Pra mim esse é o futuro que está se abrindo pra Nitro, não somos só fotógrafos, escritores, ou diretores de vídeo: somos autores, somos contadores de histórias.
Bruno Magalhães

Eu acho que esse projeto é um marco, e um ponto de virada pra o que a Nitro se propõe a ser agora. Ele mostra comercialmente tudo o que sabemos sabe fazer: solucionar um problema com conteúdo, com histórias visuais.
Gustavo Nolasco

Bruno Magalhães, Gustavo Nolasco e Alexandre Mota e produtores no projeto Região do Queijo da Canastra.

Porteira afora

[Bruno Magalhães] O Canastra tem mais 10 histórias que vamos produzir, e já estamos negociando outro projeto no mesmo perfil, que é da Região de São Gotardo, conhecida por suas grandes plantações agrícolas e a imigração japonesa.

Em breve também devemos contar a história dos donos de botecos, garçons, e fatos curiosos que rondam esses estabelecimentos daqui de BH.

Confira o vídeo que mostra um pouco dos bastidores do projeto.

Gostou do projeto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. Fazendo isso, mais pessoas podem conhecer essas histórias.

Acesse o site oficial do projeto para ver as crônicas e vídeos já produzidos. Em breve mais histórias serão lançadas.

Para ler histórias de outros projetos, clique aqui.

Aproveite para seguir a Nitro no Medium, Instagram, Facebook, Twitter e também acessar o nosso site.

--

--