Como ter ótimas ideias para criar um aplicativo?

Aprenda em alguns passos como gerar ideias e enxergar oportunidades em seu cotidiano para criar um aplicativo.

Artur Haddad
Nomade Club
Published in
6 min readApr 22, 2019

--

Nos últimos anos a tecnologia vem evoluindo a passos largos e isso torna as ferramentas de criação de aplicativos e sites cada vez mais acessíveis, até para quem é leigo. Ficou mais fácil de se comprar um celular, a última pesquisa feita pelo IBGE aponta que mais de 77% dos brasileiros possuem um aparelho, e isto cria uma demanda crescente para novas soluções digitais que facilitam a vida das pessoas.

O Uber é um exemplo disso. Só foi possível que ele existisse à partir do momento que as pessoas tinham uma maneira mais fácil para solicitar corridas do que ligar para uma central de táxi. Se não fossem os smartphones, provavelmente até hoje estaríamos aprendendo a assobiar alto para chamar atenção de um motorista na rua.

Pai de família tentando chamar atenção de um táxi antes de inventarem o Uber.

Ok, Artur. Já entendi que é uma boa época para criar um aplicativo.
Mas não tenho nenhuma ideia, #comofaz?

Esta é uma dúvida muito comum, mesmo pra quem é da área de tecnologia, mas relaxa que a solução não é nenhum bicho de 7 cabeças. É preciso ter um método. A minha experiência como desenvolvedor em fábricas de aplicativos me ensinou algumas técnicas úteis para gerar novas ideias de negócios, e eu as organizei em um passo-a-passo que pode ser executado por qualquer pessoa que deseja criar um aplicativo.

Uso este tutorial no meu cotidiano e para ser mais didático vou demonstrá-lo com um caso real que aconteceu comigo. Cada passo terá um parágrafo com fundo cinza que conta como aquela etapa me ajudou a gerar uma ideia de aplicativo.

TL;DR (Resumão)

  • Defina um nicho que você é familiarizado (hobby, trabalho, faculdade)
  • Faça um passo-a-passo detalhado de uma atividade desse nicho
  • Identifique passos que podem ser problemáticos
  • Reorganize os problemas por ordem dos que podem ser resolvidos por um aplicativo
  • Gere uma série de soluções para os primeiros problemas da lista

Passo 1: defina um nicho

É importante que você defina para seu aplicativo um nicho que você é familiarizado pois, quanto mais conhecimento sobre o assunto, mais fácil será identificar problemas e soluções.

Essa imagem é meramente ilustrativa. Não aceite balas de estranhos na rua.

Algumas dicas para escolher um bom nicho:

  • Seu trabalho: pense na atividade profissional que você exerce todos os dias e conhece bem o processo.
  • Curso/faculdade: o que você estuda, lê sobre, faz tutoriais ou constantemente se aprofunda de alguma forma.
  • Hobby: uma atividade prazerosa que você pratica com recorrência, por exemplo, um esporte, jogos online ou tatuagens.
Para meu exemplo eu escolhi o nicho do Jiu-Jitsu, luta que pratiquei por um tempo e gostei muito.

Passo 2: ensine a uma criança

Faça uma lista com todos os passos necessários para executar uma atividade do nicho que você escolheu. Tente listar nos mínimos detalhes, como se estivesse ensinando uma criança a executar aquela atividade, exclusivamente através da sua lista.

Ensine a uma criança. (Ou a um cachorro)

O objetivo disso é encontrar pontos que podem ser otimizados. Muitas vezes já estamos tão acostumados a executar tarefas que nem nos perguntamos se aquilo é feito da melhor forma, e a maior parte das ações é feita no piloto automático.

Por isso é importante dissecar a atividade e não pular nenhuma ação: o segredo está nos detalhes.

Nesse passo listei todas as etapas para fazer uma aula de Jiu-Jitsu:* Ir até a academia
* Passar pela catraca inserindo minha digital
* Ir até o banheiro
* Vestir meu Kimono
* Guardar minha mochila no escaninho
* Entrar no tatame
* Aquecer
* Fazer as atividades passadas pelo Mestre
* Lutar nos últimos 20 minutos
* Responder a folha de presença
* Ir até o banheiro
* Retirar meu Kimono e colocar minha roupa
* Ir embora para casa

Passo 3: identifique as dores

Com a lista de ações em mãos, passe por cada item identificando seus problemas.

Visualize a ação. Lembre-se das situações irritantes que ela ocasionou. Tente fazer isto por pelo menos 20 segundos com cada uma, até ter certeza de que você se lembrou de tudo.

Toda planilha, tabela ou manuscrito é um potencial aplicativo.

Desde 2002 em Dilemma (Nelly ft. Kelly Rowland) planilhas já eram rejeitadas

Aplicativos são simplesmente informações organizadas de uma maneira agradável e fácil do usuário interagir. Tabelas e planilhas são informações organizadas de maneira feia. Sendo assim, quase toda planilha pode ser transformada em um aplicativo.

Esta dica é fantástica e sempre me ajuda a identificar gargálos. Quando eu bato o olho em uma ação e vejo algo escrito a mão, fico atento pois sei que aquilo pode ser otimizado.

Na lista do Passo 2 consigo identificar uma série de problemas:Passar pela catraca inserindo minha digital: quando o leitor está sujo ou meu dedo está machucado fico travado por alguns minutos na entrada.Guardar minha mochila no escaninho: quando esqueço meu cadeado fico inseguro em deixar minhas coisas no escaninho.Responder a folha de presença: o professor precisa imprimir a folha e marcar as presenças escrevendo à mão; quando um aluno sai da turma, a folha não é atualizada; a chamada demora.

Passo 4: identifique as soluções

Ordene os problemas que você identificou, por ordem das maiores dores (ou seja, os problemas que mais incomodam as pessoas).

Focando no problema principal, escreva possíveis soluções para resolvê-lo. Tenha a cabeça de usuário e inicie com soluções mais simples, viáveis. Tente imaginar como tais soluções poderiam ser feitas através de um aplicativo.

Gato felpudo com um problema para resolver

Nessa etapa eu costumo utilizar uma folha de papel para anotar, fazer rascunhos e deixar minha mente livre. Anote tudo. Muitas ideias que parecem ruins num primeiro momento podem combinar com outras e formar uma boa solução.

Escolhi os problemas da ação “Responder a folha de presença” para criar uma solução, pois tem 2 red flags (é feito em manuscrito e tem o formato de tabela) e é algo que dá trabalho para o professor e para os alunos:1. Às vezes o professor não imprime a folha de presença, deixa pra marcar na outra aula e acaba esquecendo quem compareceu.2. Por ser no fim da aula e demorar, alguns alunos se atrasam para compromissos pós-aula.3. A presença é de extrema importância no Jiu-Jitsu por ser um dos fatores requeridos para mudança de faixa.
Pensei na seguinte solução para resolver tais dores:* Um aplicativo simples que o professor cadastra suas turmas e alunos* Para fazer a chamada basta o professor:a) Abrir a turma no aplicativob) Marcar na lista os alunos que compareceramc) As informações são salvas e podem ser mostradas em formato de relatório tanto para o professor quanto para o aluno.

Bônus: próximos passos

Este método para gerar ideias é simples e funciona muito bem para aflorar a criatividade e dar os primeiros passos na criação de um app.

Recomendo gerar pelo menos três ideias para o problema escolhido ao chegar no Passo 4 e então filtrar a que parecer melhor.

Uma dica é evitar ideias que envolvam a criação de uma nova rede social. Este é um nicho que já está muito bem estabelecido por grandes players e geralmente novos aplicativos nesse estilo acabam sendo mais do mesmo.

MVP de girafa

O ideal é começar criando o produto mais simples possível, capaz de validar a sua ideia de negócio, ou seja um MVP (produto viável mínimo). Mas este é assunto para outro artigo, caso queira saber mais, comente abaixo, se existir demanda vou continuar esta série de posts.

Acha que esta técnica pode ser útil para seus negócios? Tem alguma outra técnica que você já usa? Me conta nos comentários e vamos trocar ideias.

Bom proveito!

--

--

Artur Haddad
Nomade Club

Desenvolvedor, apaixonado por jogos desde que me entendo por gente.