Challenge Accepted: Cronograma de estudos com foco em produtividade

Ivan Santos
Nomads on Rails

--

Há muito tempo, mesmo antes de iniciar meu processo de graduação, tenho um histórico de aprender as coisas utilizando o método autodidata. Mas isso implica em todo um processo rigoroso para não haver perda de tempo e de foco. Quem já tentou fazer isso sabe dos desafios de se estudar por conta própria. A falta de atenção, os ruídos de casa, pessoas lhe chamando, TV, Video Game, Redes Sociais. Tudo isso torna seu processo de estudo um verdadeiro caos. Com o tempo venho adaptando meu tempo livre para tentar aprender algo que agregue ao meu trabalho de forma considerável.

Para adotar um estilo de estudos assim é necessário muito foco e determinação, algo que particularmente venho tentando adicionar na minha vida. As vezes me isolando de distrações, ou até mesmo utilizando ferramentas para otimização do meu tempo, como por exemplo o pomodoro.

Tive então a ideia de criar um cronograma semanal. Quem me conhece, sabe sobre meu apreço pela série “How I met your mother”. Nesse seriado existe um personagem interessante chamado “Barney Stinson”, o cara é praticamente o sacaninha da história, e ele tem uma ideologia interessante das coisas, “Challenge Accepted!”, ele tenta sair com garotas utilizando técnicas diferentes a cada dia, assim expandindo seus horizontes e adquirindo experiências com as falhas e acertos. Pensei eu, porquê não utilizar essa ideologia semanalmente para agregar ao meu processo de desenvolvimento?

A metodologia nada mais é que escolher uma tecnologia que irá beneficiar seu workflow de desenvolvimento, e tomar uma semana para aprender o máximo possível sobre a mesma. Por fim, escrever um post sobre o que aprendeu nesta semana. Legal né? Além de aprender algo bem legal, poder compartilhar seu conhecimento, as vezes com coisas didaticamente inéditas com outras pessoas.

Abaixo utilizando tópicos vou descrever como é todo o processo da técnica:

Definir foco da pesquisa

Inicialmente resolvi analisar quais tecnologias que utilizo atualmente, sinto que não domino de uma forma completa, pensei então em sanar esse problema como prioridade, após trabalhar bem nas deficiências de tecnologas que trabalho atualmente, a intenção é conhecer tecnologias novas no qual possam melhorar e agregar ao meu workflow de trabalho.

Pesquisar Links, Livros e ScreenCasts Interessantes

Após definir o foco de estudo da semana, o próximo passo é pesquisar a maior quantidade de links, livros e screencasts interessantes sobre aquele tema. Nada melhor que muito conteúdo previamente bem selecionado para estudos.

Definir um workflow através de alguma metodologia de gestão de tarefas

Para mapear o estudo semanal, resolvi escolher uma ferramenta para organizar as leituras e aprendizados utilizando Kanban. Utilizo o trello para cadastrar todos os links interessantes sobre o assunto que quero estudar. Assim, posso criar um acompanhamento do que foi estudado, o que está sendo estudado e do que ainda tenho que ler para finalizar a bateria de estudos.

Praticar!

Apenas ler não é o suficiente! Geralmente alguns tipos de tecnologias permitem a mão na massa. Após uma boa leitura, sempre tento aplicar o aprendizado em algum “pet project”, fazendo com que o conteúdo aprendido seja melhor fixado.

Geralmente determinada tecnologia pode ajudar no trabalho atual, assim aproveito para aplicar os novos conhecimentos adquiridos também no workflow do meu trabalho.

Compartilhar o conhecimento

Por fim, após aprendizado, se possível e se o tempo permitir, compartilhar o conhecimento através de um post em meu blog pessoal ou quem sabe uma palestra em algum encontro de desenvolvedores local. É uma ótima forma de fixar mais ainda o conhecimento e ainda de quebra poder compartilhar seu aprendizado com outras pessoas.

Conclusão

Infelizmente cada vez mais, muitos desenvolvedores não se permitem sair da sua zona de conforto, pessoalmente acho que práticas como essa ajudam muito para o desenvolvimento profissional de um programador, até mesmo aqueles que por limitações da empresa em que trabalham, tem problemas em incluir tecnologias novas em projetos.

Práticas como essas fazem com que o desenvolvedor tenha know-how de como defender a inclusão de tecnologias na empresa ou time que trabalha. Geralmente ter uma responsabilidade e confiança maior quando se trata de determinado conhecimento.

“Noventa e nove por cento das pessoas no mundo estão convencidas de que são incapazes de conquistar as coisas grandes, de modo que passam a objetivar coisas medíocres. O nível de competição é, portanto, muito mais acirrado para as metas “realistas”, exigindo, paradoxalmente, muito mais tempo e energia. Se você é inseguro, adivinhe. O resto do mundo também é. Não superestime a competição e não se subestime. Você é melhor do que acha que é.” [Trecho retirado do livro: The 4-Hour Workweek escrito por Timothy Ferriss]

Para concluir: “Você pode ser melhor do que é atualmente. Saia da sua zona de conforto”.

--

--

Ivan Santos
Nomads on Rails

@pragmaticivan, views expressed on this blog are solely mine, not those of present or past employers.