Adeus WindowsComecei minha carreira profissional com o Visual Basic 4 e meu primeiro contato com um computador foi usando o MS-DOS. Depois fui pulando de versão em versão do Windows até o dia em que descobri o Ruby on Rails.
O Rails esta lento? Reveja seu código…No Ruby on Rails podemos especificar que ao apagar um registro no banco de dados todos os relacionamentos dependentes dele também sejam apagados. No exemplo abaixo temos um objeto Customer (cliente) que possui muitos pedidos (orders) e ao apagar um cliente…
Herança simples no ActiveRecordHerança simples no Ruby on Rails é um problema comum, com uma solução trivial.Vamos criar a seguinte situação: Imagine que eu tenha a necessidade de trabalhar com dois modelos Manager (gerente) e Employee (funcionário) no meu sistema. Seguindo o…
WEBrick, Apache, lighttpd ou Mongrel?Diante de tantas opções, não é fácil para um desenvolvedor Ruby on Rails escolher o melhor servidor web para o seu software. Resolvi criar este post para tentar explicar de uma forma simples e rápida as diferenças entre os principais servidores web que suportam…
Edge Rails: O que vem por aí?Duas novidades para a próxima versão do Rails.Especificando a ordem de carga de pluginsHoje o máximo que podemos fazer com plugins é informar ao Rails quais devem ser carregados. No environment.rb:
Discussões não levam a nada, mas que são muito engraçadas são…Recentemente este blog foi "vitima" de uma acirrada discussão entre programadores RoR e um fanático por .Net. Mas isto são mágoas passadas.
Rails está ficando cada vez mais sexyNa próxima versão do Rails teremos um jeito novo de criar migrations. Hoje estamos acostumados a fazer assim:create_table "products" do |t| t.column "shop_id", :integer t.column "creator_id", :integer t.column "name", …
Atributos virtuais no RailsImagine uma situação onde você tenha uma tabela chamada users que possua duas colunas first_name e last_name para armazenar de forma separada o nome e sobrenome do usuário.class CreateUsers < ActiveRecord::Migration def self.up create_table…
Ruby on Rails não tem futuro — corra atrás da sua certificação enquanto é tempoRuby On Rails não tem interface visual que torne o desenvolvimento realmente produtivo como o ASP.NET. Ruby On Rails não tem um framework por traz dele, o que o torna limitado e por isso não o…
Novidade no Rails: Validações com :allow_blankAs validações do ActiveRecord ganharam mais uma opção, o :allow_blank.Funciona exatamente como o :allow_nil, mas também inclui valores em branco.
Não use strip_tags, strip_links e nem sanitizeEncontrei este post no Ruby on Rails Security Blog.O autor aqui cita três métodos que usamos constantemente e como eles representam uma falha de segurança no Rails.
Usando o método debug na viewAlgo comum ao desenvolver com Ruby on Rails é popular variáveis de instância em um controller com algum dado e usá-las na view para exibir dados.class TestController < ApplicationController def my_method @user = User.find(:first) end end
Sua empresa ainda não aceitou Ruby on Rails? Que tipo de evangelista é você?Você pode desenvolver qualquer tipo de sistema com Ruby? Sim, pode. Vale a pena? Não, não vale.
Qualquer um pode ver sua senha nos arquivos de log do Rails…Um recurso muito útil no Ruby on Rails são os arquivos de log. Por meio deles nós podemos acompanhar exatamente o que está acontecendo com nosso software, vendo inclusive os comandos SQL enviados para o banco de dados.