Meu 2020 em vinte fatos 🧐
Enquanto o segundo dia de 2021 ia ficando pra trás, decidi escrever uma retrospectiva sobre toda a maluquice que 2020 representou pra mim.
Obrigado Pat Kua por ter compartilhado esse template incrível.
3 coisas que fiz pela primeira vez 😱
- Idealizei e co-organizei um calendário de tech talks. Essa iniciativa alcançou centenas de pessoas do time de tecnologia do iti entre o primeiro e o segundo trimestre do ano e ajudou a tracionar o nosso objetivo de sermos reconhecidos como uma empresa de tecnologia.
- Liderei um programa de Bootcamp com mais de 20 pessoas envolvidas. Foi também a primeira vez que liderei um trabalho de tecnologia que não tinha a construção de software por objetivo e também, meu primeiro time com 10+ pessoas.
- Vesti pela primeira vez o chapéu de Product Owner, dirigindo os trabalhos de um time. De novo, um time de 10+ pessoas! Ao lado de outros times e dezenas de pessoas contribuímos com o desenvolvimento da primeira versão de nossa plataforma de banking as a service.
3 eventos que me trouxeram verdadeira alegria 😍
Não foram atividades ou eventos em especial e sim experiências que me marcaram durante o decorrer do ano:
- Todos os dias em que tive o privilégio de estar ainda mais perto da minha família.
- Cada um dos muitos beijos e abraços que ganhei da patroa e das crianças ao longo do ano.
- A indescritível bênção de ver as pessoas mais importantes pra mim e tantas pessoas queridas passarem por um ano tão difícil com nossos bens mais preciosos inviolados, a saúde e a vida.
3 eventos que me deixaram triste 😔
- O modo como toda a humanidade foi acometida pela Covid-19.
- Ver grupos radicalistas, anti-ciência e fascistas sendo bem sucedidos em algumas empreitadas.
- Ser confrontado com a maneira que as vidas de George Floyd, João Alberto, do menino Miguel foram interrompidas. Quantos fatos como esses viveremos pra ver e quantas outras vítimas nem chegaram aos noticiários?
Acontecimentos que me fizeram crescer 💪
2020 foi um ano atípico e de muitas mudanças. Poucas coisas que vivenciei nesse ano maluco realmente não serviram como oportunidade de crescimento!
O que foi particularmente desafiador 😅
- Ambientar-se ao dia a dia de uma organização de ~100k funcionários, após uma vivência muito grande em uma organização mil vezes menor e ainda, completamente horizontal.
- Se reinventar frente a diferentes oportunidades de trabalho, tendo vestido chapéu de Engenheiro/Dev, Líder de Projetos e Product Owner/AN.
- Fechar 2020 com a mesma atitude positiva que comecei ele foi realmente difĩcil. Essa retrospectiva cumpre um papel importante de registrar como o ano foi especial apesar de qualquer dificuldade.
3 maiores conquistas 🥳
- Ser um pai e um companheiro melhor.
- Ser um líder mais consciente e melhor preparado e um profissional mais completo.
- No dia a dia de trabalho, liderei e participei da entrega de diferentes projetos. Fizemos o iti se tornar um produto completo e atrativo, o que mais parecia uma missão impossível há um ano atrás.
3 coisas pelas quais sou grato 🙌
- Em primeiro lugar, sou grato por ter minha família e por ter o privilégio de ver tantas pessoas que quero bem com saúde.
- Conheci e tive a oportunidade de trabalhar ao lado de alguns profissionais fora de série!
- Criei e recebi algumas oportunidades incríveis. As mais especiais me permitiram contribuir com o desenvolvimento da carreira de outras pessoas. Deixo aqui um agradecimento especial ao meu gestor André Oliveira, que foi extremamente generoso (e corajoso! 🤣) ao dividir tantos projetos comigo.
Bônus: livros que eu li 🤓
O hábito de leitura voltou com força total em 2020! 👏👏👏
Deixo aqui uma lista com a maior parte dos livros que li durante o ano.