Meus hacks de organização pessoal em 2021

Rafa Noronha
Noronha ponto tech
Published in
3 min readMar 11, 2021

Há uns dois anos atrás comecei a tomar maior consciência de um montão de oportunidades para meu desenvolvimento pessoal no ambiente de trabalho. E uma das áreas em que sempre cabe um talento é a tal da organização pessoal. Desde que comecei a investir nessa área, percebo como a soma de muitas pequenas vitórias faz toda a diferença no meu dia a dia.

Acredito que ser organizado, acima de tudo, potencializa o meu uso de energia durante o dia. Com isso as chances de cada atividade ou reunião ter o melhor de mim são muito maiores. Também percebo resultados no bem estar emocional relacionado a baixos níveis de stress e sentimento de dever cumprido no final de uma jornada de trabalho.
Agora que vendi o motivo para levar o assunto a sério, vamos a alguns hacks que tem funcionado pra mim.

Anote tudo — aka primeiro passo do GTD.

Tomar nota de todas as coisas é fundamental para libertar nossa mente de qualquer distração. Eu comecei pelo bom e velho caderninho. Hoje sigo anotando a maioria das coisas no papel, mas transcrevo as anotações mais importantes. Tenho experimentado o OneNote como destino das minhas transcrições.

Planeje sua agenda.

De verdade, eu olho para dois anos atrás e percebo como eu percorri uma jornada “from zero to hero” nesse quesito.
Faça amizade com o Outlook, ou seja qual for a ferramenta que você usa. O Outlook tem recursos fantásticos… um verdadeiro assistente pessoal. Use o que esse assistente tem de melhor. Quando fiquei amigo do Outlook, peguei o hábito de reservar agenda para diferentes tipos de tarefas. Tudo bem se houver uma mudança de planos. Mas tenho me pegado atualizando a agenda para refletir com mais precisão se realizei aquela tarefa ou acabei trabalhando em outra atividade.

minha agenda da semana no outlook enquanto escrevo esse texto S2

Olhando o print acima também compartilho mais duas coisas que estou experimentando hoje. Categorizar os apontamentos da agenda me ajuda a avaliar o comprometimento com diferentes naturezas de atividade. Também criei alguns apontamentos recorrentes no final do expediente. São atividades com objetivo de manter meu desenvolvimento em dia. Fazer um curso, conhecer uma tecnologia, ficar em dia com novidades da empresa, etc.

Organize e revise suas anotações e seu processo de organização — aka pegando sério no GTD.

O print abaixo mostra como um app tem me ajudado a organizar minhas anotações.

meu uso da ferramenta Todoist

O app que estou experimentando é o Todoist. As minhas duas features favoritas são levar um like do Twitter até minhas anotações e o mesmo para uma página web que acabei de acessar.
De qualquer maneira, conhecer e colocar em prática o método do GTD tem mais importância do que qual app utilizar.
Estou seguindo a rotina de revisar minhas anotações semanalmente, em algum momento do sábado ou do domingo. Acredito que muitas revisões que fiz do processo, por exemplo quando peguei sério no GTD, também se deram em alguma tarde iluminada de sábado.

Pra concluir, compartilho que o todo esse processo foi bastante orgânico pra mim. Fui tentando uma coisa de cada vez, basicamente percorrendo essa lista de hacks de cima pra baixo durante um período de mais de um ano.
Uma das minhas maiores prioridades sempre foi a busca por equilíbrio. Além da família e do trabalho, ainda encontro tempo pra muitas outras atividades, vamos tomar por exemplo, pegar lenda no Hearthstone ;-)

--

--

Rafa Noronha
Noronha ponto tech

Construindo produtos digitais desde antes da bolha tech