Sobre hábitos alimentares, saúde mental e inteligência emocional
Essa reflexão me faz buscar pela minha jornada recordações de como podem ter se correlacionado diferentes aspectos de minha saúde mental e inteligência emocional com minha rotina alimentar.
Encontro com mais facilidade recordações onde convivem hábitos alimentares ruins com algum tipo de distúrbio emocional ou mental.
Percebo que tenho muito o que comemorar. Estamos navegando um momento único que apresenta diferentes tipos de dificuldades, possivelmente a cada uma das pessoas mundo afora. Um momento realmente particular em que para minha própria surpresa fui bem sucedido em readequar minha rotina alimentar. Tenho colocado grãos integrais, frutas e alimentos frescos em primeiro plano.
Hoje compreendo com maior facilidade um círculo virtuoso existente entre alimentação, saúde mental e inteligência emocional. Faço um compromisso comigo mesmo: a rotina de bons hábitos alimentares chegou para ficar. Temo tentar colocar em palavras o tamanho dos benefícios. Arrisco dizer que pela primeira vez reconheço em mim uma pessoa com grande capacidade de perceber e controlar seus pensamentos e emoções. Permitindo convidar em maior número e intensidade momentos de sensibilidade e empatia.
Além do meu testemunho, deixo também como referência uma publicação da Harvard Medical School.
Vem comigo!