25 escritórios e empresas de Design e Tecnologia para visitar

Prática, network e aprendizado

Imagine visitar aquele estúdio de design que você curte muito, matar a curiosidade de como funciona uma startup ou descobrir como é o ambiente de trabalho de um escritório de publicidade. Parece difícil ter a chance de conhecer uma empresa que você sempre admirou?

Pensando em criar essa conexão entre empresas e estudantes foi fundado o Visitei, plataforma brasileira que organiza, incentiva e facilita visitas a alguns dos principais escritórios do país. Essa experiência única é a chance para conhecer profissionais, ampliar sua visão sobre o mercado de trabalho, conhecer novas áreas no seu campo profissional e trocar ideias com quem tem mais experiência no assunto.

Acreditamos muito na proposta do Visitei e somos seus grandes fãs! E aqui estão os porquês:

“Criado em maio de 2014, a plataforma gratuita quer que cada vez mais interessados conheçam escritórios diversos (inclusive alguns em que se sonha trabalhar), edificando a comunidade de design e aproximando empresas e pessoas.”

A ideia do evento Semana Visitei #1 surgiu depois da ação conjunta entre o Visitei e o N Design 2015, quando várias empresas de São Paulo abriram as portas para os encontristas que vieram de todo o Brasil.

As empresas que topam participar do projeto também aprendem com essas visitas. O diálogo com os estudantes permite que elas entendam quais são os anseios, as vontades e os objetivos das novas gerações de colaboradores. Já os participantes sabem que, além do conteúdo, é na prática que muitas vezes ocorrem os maiores aprendizados. No texto 5 competências que a faculdade (ainda) não ensina, a autora Claudia Gasparini apresenta algumas habilidades que são exercitadas no ambiente de trabalho.

“Segundo Felipe Brunieri, gerente da consultoria Talenses, a maior lacuna aparece nas habilidades ligadas ao comportamento e à gestão das emoções. As chamadas “soft skills” costumam receber pouca atenção das universidades.” — Claudia Gasparini para a Exame

Diante disso, é fácil perceber como a iniciativa do Visitei é importante para o aprendizado de todos em uma comunidade. Como citado no texto Comunidades de Aprendizagem, do Educação Fora da Caixa:

“Aprender junto talvez seja a definição mais simples possível do que se faz numa comunidade de aprendizagem. Por mais simplista que pareça, esta talvez seja a principal competência a ser desenvolvida num mundo cada vez mais mutante, hiperconectado e multicultural.”

Os novos modelos de ambiente de trabalho

Atualmente, conferimos uma importância maior e mais significativa para este local onde passaremos a maior parte de nosso tempo, o ambiente de trabalho. As novas gerações estão se desvencilhando dos códigos de etiqueta, seja misturando lazer e trabalho com escritórios projetados com salas de descanso, videogames e espaços comunitários; criando prazos para entregas de projetos ao invés de manter um horário fixo diário; ou até mesmo rompendo as fronteiras entre chefes e subordinados, criando uma relação de líderes e colaboradores.

Procuramos por um ambiente muito mais descontraído e colaborativo para que as ideias fluam. No entanto, você aprenderá com os profissionais como funciona a rotina para que os prazos sejam respeitados e para que os projetos sejam concluído com sucesso.

“Visitantes e empresas saem ganhando: os visitantes matam sua curiosidade a respeito do dia-a-dia de escritórios que admiram, e as empresas aumentam sua visibilidade perante o mercado de design (e potenciais funcionários). “

A plataforma do Visitei quer que você viva um pouco do cotidiano dessas empresas que, no futuro, poderão te contratar. Você terá a chance de entregar seu currículo, fazer network, expandir seu conhecimento e entender o quão diversificado é seu campo de trabalho. É a chance de aprender com os erros e acertos, de ouvir sobre a trajetória pessoal de quem trabalha nessas empresas e que, com certeza, terá ótimas dicas de cursos, conteúdos e eventos que poderão ajudar na sua carreira. Veja aqui as fotos de como foi!

Visitei + NSP2015 + Mandacaru

Em um trecho de um excelente mini-documentário produzido pela Lynda.com, Jeffrey Zeldman comenta sobre seus métodos de ensino na School of Visual Arts — MFA Interaction Design — em Nova Iorque, onde diz:

“Não é somente aonde você trabalha, qual tipo de trabalho você faz. É qual tipo de pessoa você é e onde você seria feliz. Minhas aulas são sobre que tipo de emprego você quer ter.”

Os encontros promovidos pelo Visitei geram oportunidades para ambas as partes. Cada visita é uma experiência única que, com certeza, vai trazer discussões, gerar novas ideias, aprendizados e despertar vocações. Veja algumas fotos:

Visitei + NSP2015 + Sebastiany
Visitei + NSP2015 + Questto|Nó
Visitei + NSP2015 + Casa Rex
Visitei + NSP2015 + Catarse
Visitei + NSP2015 + Colletivo + IdeaFixa

Na Semana Visitei #1, que vai de 16 a 20 de novembro de 2015, você poderá conhecer, por exemplo, a Questto|Nó, agência de Design e Inovação; o canal de inspiração e expressão IdeaFixa; o trampos.co, canal de divulgação de oportunidades no mercado de trabalho; o Estúdio Digital Flama, que combina design e tecnologia para desenvolver soluções simples e elegantes; e muitas outras. São 25 empresas confirmadas em 6 estados (Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo), e você pode conferir todas na plataforma do Coletividad

Atividade Exclusiva

Unimos a experiência da UNO+BRAND com os insights do VISITEI e nossa habilidade de produção para elaborarmos uma dinâmica muito bacana para o dia 17/11.

Na parte da manhã, os participantes poderão conhecer a estrutura da empresa e sua equipe, seguida da apresentação de alguns cases deles, um fresquinho e inédito, inclusive!

Para o almoço, os participantes, o pessoal da UNO+BRAND, o Giovani, do VISITEI, e nós do Coletividad poderemos bater um papo mais pessoal e descontrair um pouco lá no Dona Preciosa, que fechou uma parceria exclusiva para esta visita.

Durante a tarde será mão-na-massa! No workshop de “Essência de Marca” a UNO+BRAND compartilhará um briefing real de um cliente para que o pessoal possa por em prática todo o modelo de pensamento e estratégia aprendido durante o dia :)

E para finalizar, vai rolar um Portfólio Review! Os heads da UNO darão uma olhada nos portfólios do pessoal e irão sugerir dicas, melhorias, opiniões, o que fariam e o que não fariam… e claro, elogios também!

Nós, do Coletividad, estamos muito entusiasmados em poder propor um conteúdo tão bacana com a UNO+BRAND, a convite do Visitei!

Saiba mais no link abaixo:


Como faço para participar?

As inscrições para as visitas são gratuitas e por ordem de chegada. Ainda dá tempo! Acesse o site visitei.la/semanavisitei1 e cadastre-se, você ainda pode levar um dos 5 livros da Editora Blucher que serão sorteados!

Lembrando que quem não estiver inscrito não poderá participar, visando o controle de acesso por parte das empresas.

Acompanhe o Visitei nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram.

Saiba mais em visitei.la/como-funciona e, no caso de dúvidas, é só mandar um e-mail para oi@visitei.la

Veja as fotos da semana aqui!


O Coletividad apoia a iniciativa do Visitei
Comente, Recomende e Compartilhe!
Siga:
Newsletter, Facebook, Twitter & Linkedin