Class Based Views no Django

Leticia Portella
Coletividad
1 min readSep 28, 2017

--

Este post também poderia ser chamado de o que vem depois dos tutoriais :)

Em vários tutoriais do Django, vemos como receber requests e responder responses com páginas html contendo diversas informações. Isso é bem legal para começar a entender o processo que o Django faz: recebe requests e devolve templates. Mas ok, e depois disso?

Quando comecei a fazer um sistema um pouco mais complexo, me deparei com diversas funções de get e post que tinham que fazer um monte de verificações e acabaram sendo muito complexas e pouco efetivas para cobrir o todas as possibilidades que eu vislumbrei.

É aí que entram na história as Class Based Views.

De maneira simples, podemos agregar as funções básicas das views dentro de classes como métodos. Mas o grande poder das Class Based Views está em algumas classes que já estão “pré-prontas” e que a sua classe pode herdar. A partir daí as alterações que precisam ser feitas são mínimas!

Vou seguir passo a passo a evolução de um sistema passando por funções, os problemas que podemos esbarrar e um sistema baseado em classes já existentes.

TLDR → Veja o código do projeto todo aqui e siga em paz :)

Gostou!? Veja o texto completo nesse link!

Visite Empresas & Encontre Videos, Livros, Escolas, Professores, Eventos, Cursos, Faculdades, Artigos, Podcasts de Design, Tecnologia, Negócios e Inovação.

https://coletividad.org

--

--

Leticia Portella
Coletividad

A happy dev, in love with data science and podcaster at Pizza de Dados