Como foi produzir uma atividade de tecnologia exclusiva para 44 mulheres
Sobre inclusão, pertencimento, respeito, oportunidade, raspagem de dados e Python.

Não é segredo que no Coletividad um dos nossos objetivos é criar e promover oportunidades conectando as pessoas. Isso se traduz de diversas formas: através de uma agenda de eventos pelo Brasil (em construção), dos cursos, debates, meetings, eventos e conteúdos acessíveis que proporcionam experiências e escolhas melhores, por exemplo.
Como designers, entender a individualidade das pessoas é fundamental para fazer o nosso trabalho da maneira correta e isso também se estende para compreender as necessidades de determinados grupos com o objetivo de tornarmos o acesso ao aprendizado e às oportunidades cada dia mais justo e equalizado.
Existem muitas iniciativas de comunidades de mulheres como o Reprograma (com a Carla De Bona como co-fundadora), RME (com a Ana Lucia Pedro Fontes), Programaria (com a Iana Chan) e as PyLadies (e muito mais!) que contribuem com este objetivo.

A atividade foi planejada e produzida para que todas se sentissem inspiradas a aprender juntas, livres de julgamentos e pressão.
A ThoughtWorks é reconhecida pelo apoio a movimentos que promovem justiça social e econômica e sua cultura — aliás, cultura é importante para nós, em tudo que fazemos, então não seria diferente na hora de escolhermos o local.
A procura pela atividade foi inacreditável. O alcance online deste curso foi de cerca de 200 mil pessoas; com mais de 3 mil pessoas interagindo no evento do Facebook; uma fila de espera de mais de 470 mulheres e 50 vagas (que inicialmente eram 30!) para participar.
E assim formou-se o nosso curso “Hackeando Dados Públicos usando Python”, facilitado pelo Fernando Masanori no dia 05 de agosto de 2017 na ThoughtWorks Brasil — em São Paulo.

A razão de um curso exclusivo para mulheres
Inserir as pessoas e dar oportunidade nas áreas de Design, Tecnologia e Empreendedorismo faz parte da nossa Cultura. E por isso estamos sempre buscando e criando oportunidades para contribuir com a formação e protagonismo de mais mulheres.

Desde setembro de 2016 todas têm direto a um desconto em qualquer um dos nossos cursos com o código LetsGoGirl. Foi uma pequena ação para incentivar a participação delas e contribuirmos com o desenvolvimento e independência de mais mulheres através da educação e capacitação profissional.
Aos poucos temos tido resultados ainda tímidos, mas resultando em momentos como na 1ª edição do curso de Javascript: Design Patterns com o Eduardo Matos onde conseguimos 50% de participação feminina.
A realidade é que esta área ainda é muito hostil e hesita na hora de incluí-las nessas funções. O machismo enraizado ainda impede que muitos dos cargos de liderança sejam ocupados por elas; muitas desistam da formação superior na área por falta de representatividade e incentivo; o ambiente de trabalho ainda é difícil; a remuneração ainda é menor.
A história do Coletividad é sobre fazer juntos aquilo que não conseguimos fazer sozinhos. Sobre quem não tem com quem contar. Sobre aqueles que não tem, ou não tiveram, as melhores oportunidades de se tornarem a melhor versão de si mesmos.
Como uma das participantes disse durante o curso:
“Quando há incentivo… estamos aí! o/”
O que vimos nas mulheres que participaram foi muita força de vontade, animação e coragem para ultrapassar essas barreiras e tornarem-se exemplos para si mesmas e para as próximas gerações. Com certeza é uma recordação muito boa para que continuemos fazendo mais!

Então, muito obrigada!
Foi muito bom ver a diversidade de mulheres que estavam lá dispostas a passarem uma tarde inteira com a gente aprendendo, quebrando a cabeça com os bugs dos códigos e, no final, orgulhosas de suas conquistas.

Agradecemos o Fernando Masanori , que entrou nessa com a gente; às meninas do PyLadies São Paulo, que foram monitoras do curso; a todas que que se interessaram, compartilharam, nos avisaram que não poderiam ir para que repassássemos a vaga e especialmente para as que compareceram e fizeram dessa nossa primeira experiência com atividades focadas no desenvolvimento das mulheres um grande aprendizado para nós.
Fica aqui também um convite para que você venha fazer parte dessa Nossa Coletividad e nos ajude a impactar na vida de mais pessoas. Se você quer compartilhar seus conhecimentos através de atividades ou conteúdos, fale com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais (@coletividad).
Veja o álbum completo de como foi o curso aqui
Coletividad é uma plataforma por mais oportunidades, experiências e escolhas melhores para as pessoas. Eventos em Design, Tecnologia & Empreendedorismo


