COVID-19 e reconhecimento facial

Marcelo Brasileiro
Coletividad
3 min readMay 30, 2020

--

A pandemia que estamos atravessando nos obrigou a novos hábitos: uso de álcool em gel constante, lavar as mãos com grande frequência e, talvez o hábito mais novo, a utilização de máscara em ambientes públicos.

Acontece que esse último interfere diretamente em uma funcionalidade presente em vários telefones hoje: a autenticação ou desbloqueio do aparelho por meio de reconhecimento facial. Eu sou um usuário de iPhone e utilizo o reconhecimento facial para desbloqueio e autenticações. Desde que passei a usar máscara, desbloquear meu telefone para uso é uma experiência um pouco frustrante, pois já sei que o uso da máscara não vai permitir o desbloqueio com a face e terei que inserir minha senha numérica:

Ao final aparece o teclado de senha numérica, mas no vídeo isso é ocultado
Tela de acompanhamento do uso do iphone. O dado importante é que, em média, o iphone é desbloqueado 79 vezes por dia.
Com 79 desbloqueios por dia em média, se metade das vezes eu estava de máscara, são quase 40 micro-frustrações para desbloquear o iphone

Na impossibilidade do Face ID funcionar, o iPhone oferece o desbloqueio com a senha numérica após alguma fração de segundos, então não é lá um grande problema–no máximo um incômodo. Contudo, observando a quantidade de vezes que eu desbloqueio o telefone por dia, esse incômodo torna-se uma dor chata. Para resolver isso, eu poderia desligar o recurso de Face ID e usar sempre a senha numérica para o desbloqueio, mas, ao mesmo tempo, quando não estou de máscara (em casa, por exemplo) quero poder utilizar o recurso normalmente porque melhora minha experiência como usuário.

Isso me levou a pensar em uma experiência interessante que poderia ser oferecida lançando mão de duas interações diferentes: mantém-se o gesto de deslizar a tela para cima para o desbloqueio com Face ID, mas um outro tipo de interação que leve direto para o desbloqueio com senha numérica. Dessa forma, o usuário que sabe que está de máscara não precisa aguardar a falha do Face ID e ativamente requisita o teclado numérico para inserir a senha. No esquema abaixo eu usei como exemplo a interação de um duplo-toque:

Uma ilustração do fluxo de desbloqueio do iphone explicado no artigo: deslizar para Face ID e um duplo toque para senha
Usando uma interação diferente, eu pulo a frustração de o Face ID falhar porque eu estou de máscara

É interessante pensar também que, mesmo que o Corona Vírus passe, é bem provável que esses novos hábitos que incorporamos permaneçam entre nós aqui no ocidente; e ainda: mesmo antes da pandemia, em vários países o uso de máscara já é algo muito comum, principalmente países orientais. Se eu só senti essa dor agora, é bem possível que usuários de lá já tenham sentido há bem mais tempo.

Basicamente, no fluxo atual o usuário é passivo na requisição do desbloqueio por código e só tem acesso a essa opção com a falha do Face ID após uma pequena fração de segundos. Por menor que seja esse tempo, a experiência recorrente durante um dia de uso é algo frustrante, portanto eu, como usuário, gostaria de uma forma ativa de requisição da tela de senha numérica para desbloqueio do dispositivo. Isso poderia ser feito com o uso de uma interação diferente do deslize para cima para essa requisição. Sugeri um duplo toque na parte inferior da tela, mas poderia também ser alguma outra interação: dois toques no botão lateral de bloqueio/desbloqueio também poderia ser uma alternativa válida. O que você acha?

Visite Startups & Encontre Videos, Livros, Escolas, Professores, Eventos, Cursos, Faculdades, Meetups, Bootcamps, Artigos, Podcasts de Design, Tecnologia, Negócios e Inovação.

https://coletividad.org

--

--

Marcelo Brasileiro
Coletividad

I’m a product designer who also has front-end coding skills. I’m interested in making products more usable, inclusive, desirable, and smarter.