"It is all about making ideas happen"

7ª Behance Reviews — Agência Isobar Brasilia

No ano passado recebi muitos e-mails com perguntas — que eu gentilmente respondi quase todas — sobre como é organizar o Behance Reviews na minha cidade. Então a ideia desse post é contar um pouco da minha experiência como host/organizador e de como essas coisas acontecem aqui em Brasília.

Poster da 8ª edição do Be Brasília.

O que é a semana de revisão de portfólios?

O Behance.net, uma das maiores comunidades criativas do mundo e atualmente, uma plataforma da Adobe Creative para mostrar e descobrir novos trabalhos em qualquer campo criativo. Duas vezes por ano, o Behance apresenta o Portfolio Review Week, uma série de eventos organizados por voluntários em várias de cidades do mundo com o objetivo de reunir profissionais criativos locais.

Revisões de portfólio da #8 edição.

O que acontece?

O evento é gratuito e acontece com pequenas palestras de estúdios, agências, profissionais e artistas locais e com avaliações de portfólios em um momento especial com drinks e muito network.

Quando rola?

Os convites são enviados para toda a comunidade do Behance.com. As edições acontecem sempre 3 meses antes do evento duas vezes por ano: Maio e Novembro. Pra quem nunca participou , eu recomendo entrar nessa página para obter mais informações.

Como faz para organizar?

Basta preencher o campo organize com as informações de e-mail e página do portfolio. Se sua solicitação for aceita, em alguns dias você receberá um formulário que deve ser preenchido para receber um Kit (adesivos, posters, medalhas e etc).

Obs: alguns desses itens podem ser taxados pela receita federal ou a companhia que fará a entrega (Fedex) pode solicitar seu CPF para realizar o envio.

Como posso participar?

Nessa mesma página é possível verificar onde estão rolando as edições próximas do seu endereço. Como é um item obrigatório onde estiver rolando o Be Reviews vai aparecer na busca mesmo se o local ainda não estiver disponível.


Primeira edição do Behance Brasília. Nov. 2012

O Behance Reviews acontece desde 2012 e já rolaram 7 edições
aqui em Brasília e 8 mundiais. O que vou deixar a seguir são algumas impressões pessoais sobre como é e por que eu comecei a organizar esse
tipo de evento por aqui. Aproveitando que também é minha despedida da organização esse texto também é uma maneira de olhar com carinho para muita coisa que apreendi nos últimos anos.

#8 edição — Raquel Câmara: Letterings pelas paredes.

A ideia sempre foi: trazer pessoas, estúdios e artistas para falarem sobre
o seus trabalhos. Então rolam 4 à 5 palestras e logo em seguida as avaliações de portfólio. Tudo 100% free. Só recentemente começamos a buscar apoio
e patrocínio de locais com um suporte melhor para a nossa plateia. Nessa ultima edição criamos um ingresso especial para conseguir doações via eventbrite.

#2, #3 e #4 edição do Behance Brasília.
#5, #6 e #7 edição do Behance Brasília.

Encontre o seu lugar — propósito.

Se você tem um propósito de vida ou de profissão, tente achar os pontos de convergência entre ele e o Behance. Esses pontos serão as noites mal dormidas, o esforço e a dedicação pra fazer tudo acontecer.

Eu agradeço ao Daniel Gizo por me fazer essa pergunta há alguns anos atrás. Daí, eu aproveitei a oportunidade de organizar esse evento para crescimento pessoal. Eu me sinto inspirando participando de eventos de design e assistindo palestras como as do Ted Talks, então quando apareceu a chance de ter um evento como esse onde eu poderia crescer junto com ele acabei aproveitando a oportunidade.

Esteja preparado para as dificuldades.

Igual a tudo na vida. Dificuldades podem surgir nas coisas mais simples. E pra quem não sabe nem organizar um churrasco, imagina gerenciar redes sociais, aplicativos, e-mail apps. Na real, não é necessário usar tudo isso. Como eu trabalhava em agencia de publicidade meio que aprendi a usar algumas ferramentas e até deixar o trampo mais automático. Atualmente, eu recomendo apenas três: Facebook, Youtube e Eventbrite. Essa ultima ajudou pra caramba o gerenciamento dos convites e o contato com todos os participantes além de não serem muito difíceis de usar. Mas um simples evento e uma página no facebook é o suficiente.

Uma outra coisa é montar uma apresentação padrão sobre como é o Behance. Isso ajuda na hora de ir atrás de patrocínio ou mesmo escolher um local adequado.

Junte os amigos.

Ninguém faz nada sozinho não é mesmo? As 2 primeiras edições foram realizadas com a galera do Rabiscão Ilustrado, um evento mensal para ilustradores e entusiastas. Junto com André Zottich, Reinaldo Dimon, Carlos Araújo (@silbachstation) e Werley Krohling (@werleyk), organizamos a #1 edição cujo o tema foi Ilustração. Nós optamos por uma mesa redonda com outros ilustradores convidados e avaliamos alguns portfólios. O lance é que nem todo mundo tem o mesmo tempo e disposição e engajamento para as mesmas coisas.

Daniel Gizo do estúdio Mopa na #3 edição do Be Brasília.

Nas edições seguintes eu e o Reinaldo Dimon tentamos “apresentar” mas não deu muito certo. É muito detalhe para acompanhar ao mesmo tempo daí, recrutamos Yuri Del Duca e Vilton Carlos Brito, Paulo Mello, Ugo Yamao e o queridão Daniel Souza que já apresenta o Ossobuco. Nessa mesma época tive a honra de poder conhecer e trabalhar também com Antonio Rodrigues Jr, um talentoso artista gráfico que tem um dos perfis mais vistos do Behance Brasil (sério) e que participou de quase todas as edições seguintes como convidado especial.

Só recentemente, com as Team pages, conseguimos juntar muito mais gente interessada: Ricardo Wernerk, Ricardo Montserrat, Ligia Blz, e Pedro Monteiro. Esses são os atuais organizadores do Behance Brasília. Vale lembrar que o evento é aberto e todo mundo que tiver interesse pode ajudar e organizar também. 😃

Distribua responsabilidades.

Algumas pessoas tem uma ideia errada sobre trabalho voluntário. Não é
a mesma coisa que "de qualquer jeito". Tem muito muito mais haver com realização pessoal. No mínimo tem que ter um pouco de compromisso
se não as coisas não acontecem.

Eu sempre deixo esse campo aberto para quem me procura querendo participar. Isso inevitavelmente vai de cada pessoa. Cada um tem afinidade com alguma area e não sou eu quem digo. Tem gente por exemplo que só consegue ir apenas no dia do evento e ajuda pra caramba. Cada um tem seu ritmo e o nível de compromisso. Então, vai valer muito um voto de confiança.

Nesse ponto, eu tinha que ser o primeiro interessado nessa parada. Assumi então a posição do cara chato que vai criando listas e prazos em loop no Wunderlist. Os convites do Behance chegam 3 meses antes do evento então pra que ficar esperando os últimos 30 minutos pra fazer alguma coisa? Se você pode fazer antes pra que deixar pra ultima hora?

Yuri Del Duca autografando os posters da edição #6.

Fotos, vídeos e o muito mais.

Ainda sobre assumir responsabilidades desde da primeira edição, fiquei responsável por outras duas coisas: as fotos e os vídeos do evento. Mesmo não sabendo fazer tudo isso, fui aprendendo no caminho. Se não existe esse registro, fica difícil falar sobre o evento e cativar as pessoas para participarem dos próximos.

Daí, criamos um canal do youtube e começamos a gravar as apresentações. Os nossos vídeos highlights por exemplo, quase sempre são usados no Welcome da semana que revisão pelo próprio Behance. Eu até já falei em um deles sobre a 4ª edição.

Esse registro também é legal pra comparar as edições anteriores e ver o tanto que a gente já evoluiu com o evento. No Flickr dá pra ter uma noção de como é o evento em outras cidades pelo mundo afora também.

Portanto, seja foto ou vídeo, Periscope, live streamwhatever, registre!

Be bold by Antonio Rodrigues Jr.

Divirta-se!

Tem poster. Designer adora pôster.

Se você é do tipo designer/ilustrador que curte botar a mão na massa então esse evento é pra você. Cada edição é um playground onde você pode trabalhar habilidades e até aprender coisas novas. Essa parte entrou também lá na minha lista de propósito: eu queria aprender coisas novas.

Em quase todas as edições, tentamos envolver todos organizadores na criação da identidade visual/posters do evento. Ao contrário das outros que rolam pelo Brasil afora, a gente nunca fez um com a cara de Brasília. Nunca precisou. Nunca combinou. Sei lá por quê…😎.

Posters da #5ª, #6ª e #7ª edição.
Posters da #8ª edição.

Locais.

A primeira coisa na lista de prioridades. 
As primeiras edições por exemplo foram realizadas no Fran's café da Fnac do ParkShopping e na Livraria cultura do CasaPark. São espaços muito bons mas a gente não recebeu tanto suporte quanto esperávamos.

A partir da 4ª e a 5ª edição mudamos para o comoequetalá um canal de comunicação para criativos de Brasília e também a sede do espaço cultural Sindicato. A mudança foi muito legal e tivemos um feedback bem positivo — principalmente do público. Mas gostamos muito da ideia de procurar locais mais alternativos para cada edição. Foi aí que conhecemos o Dylan Café & Bakery. É um espaço muito bom mas, tivemos um problemão com os donos do local já que, alteramos o espaço e a rotina deles durante todo sábado.

7ª edição na agencia Isobar Brasília.

No inicio quando começamos a organizar o Be, a gente tentou fugir de locais como agência, estúdios ou universidade pra não “ligar” demais com alguma coisa institucionalizada. O legal é que muita coisa mudou de lá pra cá e tem muita gente dentro de algumas agencias e fazendo coisas bem legais por aqui.

É caso do Daniel Souza diretor associado da Isobar, community manager do Ossobuco, apresentador das edições do Behance Reviews e também um dos organizadores do Design Talks.

7# Edição — Agencia Click Isobar.

Foi assim também que conhecemos o espaço de coworking Co-piloto onde realizamos a última edição. Adoramos quando empresas BACANÉRRIMAS deixam nosso evento muito especial. (Muito obrigado heloisa rocha 🙂 ).

Behance Brasília #8 — Highlights 07/Nov/2015

E pra finalizar, deixo aqui alguns itens caso alguém queira conhecer mais sobre o Behance Portfolio Reviews pelo mundo.

Uma coleção de posters do Behance:

Nosso cana do Youtube:

Só. 🙂

“It’s not about ideas, it’s about making ideas happen”.

— Scott belsky


❤ Gostou do conteúdo? Compartilha ai ;)

Esse texto é parte da Nossa Coletividad, uma publicação sobre Design, Inovação, Branding, Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, que junto da Plataforma e dos nossos Eventos, compõe o Coletividad. Segue no Twitter!

Quer escrever com a gente?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.