Daniela Castro
Jul 7, 2016 · 6 min read

Não conseguiu ir? Vem cá que eu te conto!

A prática!

Todos esses rostinhos felizes da foto são os participantes do workshop “Vamos Entender UX?” e a do meio é a Carla, para quem não conhece (já falei dela aqui também). \o/

Teve UX, teve prototipação, teve café com pão de queijo, teve venda total das inscrições antes do tempo, teve lista de espera, teve foto bonita e teve muito rabisco e layout para aprender!

O workshop deu uma visão geral sobre um projeto de UX, o que é e qual sua importância para os produtos, como os profissionais de UX pensam, quais ferramentas são usadas e quais são as etapas fundamentais de um projeto.

Créditos à Carla pela sequência bacanuda :)

Ou seja, reunimos Designers, Analistas, Programadores, Marketing people e mais profissionais para colocarmos a mão na massa para fazer:

1. Pesquisa

2. Levantamento de hipóteses

3. Criação de personas

4. Conhecer ferramentas e métodos

5. User Stories

6. Esboços & Wireframes

E mais

O que o pessoal achou?

“Adorei o workshop! A Carla é ótima e manteve todos animados mesmo na noite fria de SP. Gostei também do lugar e da equipe organizadora. Com certeza irei participar de outros! “— Elyana Lanes

“ Foi incrível ver a sintonia de todos no workshop. Ao mesmo tempo em que prestávamos muita atenção nos ensinamentos que eram apresentados, rolou aquela empolgação na hora da prática, com todo mundo dando ideias e soluções. As horas passaram super rápido! O mais legal é que, mesmo depois do evento, a Carla se mostrou muito acessível pelas redes sociais para dúvidas, sugestões e comentários, além de disponibilizar o material do evento para todos os participantes.” — Ana Carolina Magalhães

“Acho que foi uma soma das partes que fez dele tão bom. Teve a ótima apresentação da Carla (conhecimento ad insanum de alguém que se empolga com o que faz, que tem humor e sabe se manter como foco, mesmo se mostrando bem acessível). Teve um ótimo lugar (tava tudo muito bonitinho e arrumado com carinho… Ficou quase férias na casa da vó. As canetinhas ❤, o volume de pessoas por mesa e a consequente divisão ideal por grupos). Teve um tema acessível pra pessoas de diferentes áreas (foi agregador e com uma dinâmica crescente). Tiveram exercícios simples que nos mostraram que vale a pena jogar pro universo uns pensamentos soltos, porque no final a gente realmente viu resultados passíveis de criação. Tiveram horários cumpridos e isso demonstra muito cuidado com a organização e o planejamento do evento. Teve a essência do Coletividad: pessoas fazendo uma simples sala ser muito mais.” — Elaine Teles

“O que mais me chamou atenção foi a sala lotada e a galera super receptiva e sintonizada (na hora da apresentação, a vibe era de atenção total, e na hora dos exercícios, era de interação total). Não esperava sair de lá com uma ideia de fato estruturada para acontecer, foi fantástico. Imaginava que iriam acontecer exercícios (afinal, é um workshop, não uma palestra), mas foi muito bacana perceber que conseguimos, em menos de 4 horas, criar o protótipo de um potencial novo produto (sério, saí de lá com vontade de implementar a ideia!!!)! Nesse workshop a sensação que eu tive é que houve uma crescente empolgação (provavelmente fruto da dinâmica de apresentação+exercícios+energia da Carla!). E aí quando acabou (sensacionalmente na hora prevista), ficou aquela sensação de “jááá…?!” — Liliane Junqueira Antunes

O que a Carla achou?

“Eu adorei poder trabalhar com o povo do Coletividad ❤; O fato é que enquanto eles cuidavam de tudo que envolve a produção, divulgação e etc e tal, eu podia gastar minhas energias com o conteúdo e com as pessoas que estavam lá! 😃
Além do mais, a vibe do workshop foi maravilhosa, o pessoal estava engajado com o processo o tempo todo, até às 22h30!! No outro dia eu até twittei sobre o pessoal ter me dito que nem tinha sentido o tempo passar… e pra fechar com chave de ouro, galera até jogou as mãozinhas pra cima comigo \o/ Ponto pra Carla (rsrsr). Que façamos mais coisas assim! :) “ — Carla De Bona

As fotos da festa ficaram ótimas!

Se quiser ver mais um pouco, as fotos estão neste álbum, lá na nossa Página do Facebook! Créditos à Samantha Oda :)

É muito bom ver essas opiniões! Mas e para vocês, Coletividad?

Puts… É GENIAL! É gratificante :)

Por retomarmos com toda essa força nossa frente de Produção, depois de alguns anos em stand-by! Por poder contribuir com a comunidade. Por fazer aquilo que gostamos. Por ajudarmos e somarmos forças com pessoas que nem a Carla, que são demais de trabalhar junto!

Ver as pessoas com a mão na massa, conhecendo gente nova, interagindo, trocando ideia, discutindo, criando projetinhos em conjunto, respeitando as diferentes opiniões… é uma energia fantástica.

É muito bom ouvir os elogios do pessoal, mas também a transparência e as críticas que nos ajudam a melhorar. Esse é nosso guia: Melhorar Sempre! Tudo pode ser melhorado.

Temos uma visão muito boa e específica para a Produção com um todo, e está sendo indescritível sentir que a cada dia estamos subindo degraus — dando trupicadas aqui e ali, mas sempre em frente!

E como vamos sempre em frente…

Já temos novo tema com nova data:

Corre no link que o pessoal está levando à sério o “velocidade importa” … Lote 1 já acabou e restam poucas vagas no Lote 2!

Dia 28/07, a partir das 18h30 lá no LAB48, a Carla vai dar um workshop de Design Sprint!

Não sabe o que é? Design Sprint é um método, idealizado pela Google, onde é possível elaborar e testar praticamente qualquer ideia em apenas 40 horas, sem precisar construir e lançar o produto propriamente dito.

Vamos lá?!


❤ Gostou do conteúdo? Compartilha aí ;)

Esse texto é parte da Nossa Coletividad, uma publicação sobre Design, Inovação, Branding, Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, que junto da Plataforma e dos nossos Eventos, compõe o Coletividad. Segue no Twitter!

Você quer escrever com a gente?

Coletividad

Creating The Future Of Education. Organize World’s Learning through Data, Technology & Design. The Platform with the best Design, Technology, Business and Innovation opportunities, experiences, practices, and content for you to Learn, Teach, and Create the World of Tomorrow.

Thanks to Ana Carolina Magalhães and Elaine Teles

Daniela Castro

Written by

Product Designer | UX / UI Designer| Growth Coordinator

Coletividad

Creating The Future Of Education. Organize World’s Learning through Data, Technology & Design. The Platform with the best Design, Technology, Business and Innovation opportunities, experiences, practices, and content for you to Learn, Teach, and Create the World of Tomorrow.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade