Mural com homenagens dos Community Leaders ❤

Porque eu decidi sair de um dos melhores empregos do mundo…

André Hotta
Coletividad
Published in
5 min readDec 1, 2016

--

Muitos me conhecem, mas não sabem quem eu sou. Bom, sou formado em engenharia de produção mecânica e durante 2 anos trabalhei como engenheiro em uma multinacional. Ganhava relativamente bem e ainda morava na bela cidade de Balneário Camboriú-SC. Uma vida perfeita para algumas pessoas, mas nessa época percebi que a vida que a sociedade diz que temos que viver é muito limitada. Somos criados num modelo de educação onde somos tratados como uma linha de produção, onde todos são avaliados da mesma forma e educados para serem iguais. Mas qual a alegria da vida em sermos todos iguais? Cada pessoa é diferente e tem seus próprios sonhos e propósitos.

Foi nessa época que eu parei para refletir e buscar meu propósito de vida. Depois de alguns meses descobri que o meu é “tornar o mundo mais empreendedor”.

A partir dai eu larguei meu emprego e fui atrás dos meus sonhos. Decisão difícil, pois tive que ir contra muitas pessoas importantes, inclusive meus pais. No final de 2011 comecei a minha jornada empreendedora e voltei a morar em Florianópolis. Foram 2 anos árduos sem retorno financeiro, mas sempre focado no meu propósito a longo prazo.

Foi nesse período que comecei a ajudar no desenvolvimento da comunidade de Floripa e aprendi o real valor da colaboração e do #GiveFirst. Levei uma edição do Startup Farm em 2012 e em 2013 organizei o primeiro Startup Weekend e Startup Next em Floripa. E foi ajudando as pessoas e acreditando no #GiveFirst que surgiu a oportunidade de trabalhar no meu emprego dos sonhos.

Essa também foi outra decisão difícil, mas resolvi largar tudo em Floripa e vir morar em São Paulo. Agora eu poderia aplicar o que estava fazendo em Santa Catarina para ajudar outras comunidades de startups do Brasil todo.

O tempo passa rápido e já se foram quase 3 anos trabalhando no fomento de comunidades de startups e na capacitação empreendedora. Um trabalho que tem uma missão muito nobre. Um trabalho que te faz acordar todos os dias empolgado, pois no final de cada dia é comum você receber frases de agradecimento como, por exemplo, “obrigado, o Startup Weekend mudou a minha vida”.

Se você jogar no Google “Startup Weekend Mudar Vida” encontrará alguns posts e depoimentos. Exemplos: Luiz Gomes, Marcela Kashiwagi, Camila Petribú e Pedro Quintanilha.

Bom, tive muita sorte nesses últimos 3 anos, pois pude aprender e me desenvolver muito. Tive oportunidade de viajar por todo o Brasil e alguns lugares do mundo, onde pude conhecer pessoas e culturas diferentes. Isso me fez criar uma excelente rede de contatos e desenvolver habilidades como empatia, trabalho em grupo, administração de conflitos, falar em público, entre outros.

Meu parceiro Tony da Techstars!
Fotos de alguns Startup Weekends

Agora olho o passado e vejo que fizemos um ótimo trabalho. Saímos de 19 edições de Startup Weekends em 2013 para 99 em 2016. De 6 facilitadores para 36. De 18 cidades no Brasil para 117. Foram 2 Summits inesquecíveis (Depoimentos: Juan Bernabó e Marcos Medeiros). E hoje somos o segundo país em número de Startup Weekends no mundo e com o melhor NPS (Net Promoter Score).

Graças ao trabalho das nossas líderes conseguimos aumentar o número de 10% para 32% de mulheres nos Startup Weekends.

Mas apesar de tudo isso, resolvi largar o emprego dos meus sonhos. Será que fiquei louco? Talvez eu tenha ficado um pouco. :) Bom, tentarei explicar de forma resumida quais são os principais motivos:

  1. Passar o bastão: Durante esses 3 anos, impactamos milhares de empreendedores, centenas de líderes de comunidades e dezenas de facilitadores por todo o Brasil. É hora de um deles ter as mesmas chances que eu, todos são profissionais incríveis e talentosos. Tenho certeza que estão preparados para receber o bastão e fazer um trabalho muito melhor.
  2. Oportunidade: Aprendi com estas pessoas a olhar as dores do mercado e vi muitas oportunidades crescerem. Agora, tenho um novo projeto que acredito que vai dar certo e quero trabalhar para que isso aconteça. É daqueles que não me deixa dormir.
  3. Zona de Conforto: Acredito que todos devem buscar mudanças antes de entrar no piloto automático e se acomodar. Vivo em um ambiente com pessoas incríveis… mas a vida acontece fora da zona de conforto, não é?
  4. Desafios: Buscar aprender algo novo me impulsionou a tocar violão, fazer aulas de canto, dança, conhecer 42 países, entre outras coisas… Busco sempre algo que me desafie e que mantenha o meu aprendizado sempre numa curva exponencial crescente.

Gostaria de agradecer de coração a todos que fizeram parte deste momento especial da minha vida. Sou muito grato a todos da Techstars/UP Global, Community Leaders, Mentores, Jurados, Patrocinadores e principalmente aos Facilitadores. ❤

Agradecimento aos Community Leaders no Techstars Brasil Summit 2016

E agora? O que vou fazer? Quais são os próximos passos?

Vou voltar a empreender e agora como co-founder da Intexfy. Uma startup que automatiza a coleta e a análise de dados para identificar e qualificar os melhores leads e prospects para empresas.

Estamos com 5 pessoas na equipe e trabalhando para criar uma equipe fod*!

Facilitadores do Brasil no Techstars Brasil Summit 2016

O que eu espero pros próximos anos?

Sempre falamos para os nossos community leaders: “se quiser desenvolver sua comunidade faça a sua startup dar certo”. Pois então, pros próximos anos vou seguir este conselho e focarei para que a minha startup dê certo.

Isso não é um adeus, pois sou apaixonado pelo o que eu faço e ainda continuarei ativo/vivo ajudand`o as comunidades de startups e facilitando os Startup Weekends.

Finalizo com um pensamento que eu tenho: Todas as pessoas de sucesso acreditam em 2 coisas: o futuro pode ser melhor que o presente, e EU tenho poder para fazer isso acontecer”

Visite Empresas & Encontre Videos, Livros, Escolas, Professores, Eventos, Cursos, Faculdades, Artigos, Podcasts de Design, Tecnologia, Negócios e Inovação.

https://coletividad.org

--

--

André Hotta
Coletividad

Just a happy guy who works hard to make the world more entrepreneurial