Sobre a turma #1 de Residentes do Campus São Paulo

Um pouco sobre os Residentes da Turma #1.

Danilo Picucci
Coletividad
Published in
7 min readFeb 22, 2017

--

Conviver no Campus é uma coisa mágica, vemos, fazemos, assistimos e compartilhamos momentos históricos e incríveis todos os dias. São conexões feitas, empresas que nascem, eventos transformadores, amizades, cervejas e cachorros.

O Campus São Paulo tem sido cercado de uma mística desde sua abertura, por tudo que representa, como efeito de comunidade, espaço gratuito, eventos gratuitos, internet gratuita, enfim, tudo é gratuito! Quer dizer, menos o café, esse é pago, para as pessoas aprenderem o valor de uma boa noite de sono!

Mas não tem nada mais místico do que as startups residentes que ali habitam no primeiro e segundo andar do edifício. O espaço que todos querem visitar e conhecer de alguma forma. E com razão, as pessoas incríveis que ali trabalham são diferenciadas, são únicas.

Eu, e o resto do time do Campus junto com um valioso comitê externo, selecionamos essas startups para estarem ali durante 6 meses, tendo a nossa atenção dedicada e quase exclusiva para tentar ajudar suas empresas a crescerem e saírem do patamar que estavam para o ceú, e avante! O objetivo sempre foi fazer eles conquistarem o mundo. E continua sendo. E é sobre eles que eu vou falar nesse texto.

6 meses atrás

Como não respeitar a dupla de baianos que largou sua terra para empreender em São Paulo, e empreender em um dos setores mais difíceis da nossa sociedade, a construção civil. O Caio e o Gabriel vieram com todo o sotaque e a garra nordestina e se viraram nos trinta para crescer. Caio lavou louça atrás de louça enquanto ouvia os outros empreendedores contarem suas histórias e trocarem experiências, e mostrou que a Alugalogo não estava ali a passeio, entre um forró e um axé dos nossos happy hours.

E a Karen então, que chegou no Campus, com 2 filhos, e uma empresa que busca ajudar mães e pais a transitarem por essa fase da vida de forma mais confortável e agora chega ao final do ciclo com 'outra' empresa (e ainda 2 filhos, ufa!). E nesse meio tempo ainda arrumou tempo para ajudar tudo e todos que pode, em cada evento e cada situação, mostrando que mãe sabe mesmo se virar nos 30, todo dia! Disposição nunca faltou pra fundadora da Baby&Me.

E a moça inquieta que arruma tempo pra estar em todos os países do mundo e no Campus ao mesmo tempo, enquanto empreende com uma startup que trabalha com, pasmem, compartilhamento de tempo. A Lorrana não dorme, não para, tem sempre um sorriso no rosto e continua firme na luta para mostrar com a Bliive, que o tempo, é o bem mais precioso que temos. E olha, ela tem razão viu?

Vini (Upbeat), André Barrence, Thiago e Nara

Sempre gostei de McDonalds, mas agora gosto mais ainda e é impossível entrar em uma loja sem lembrar desse casal empreendedor sensacional, o Thiago e a Nara estão fazendo o que qualquer um diria ser impossível fazer: mudar uma parte da cultura brasileira de consumo. Essa dupla carioca veio pra São Paulo pra dominar o mundo, um cupom por vez. Obrigado Cuponeria pelos quilos a mais que vocês me deram! Mas principalmente, pelo exemplo diário de cultura e resiliência.

Aoooo Goiânia! O Marcos representa aquilo que todo brasileiro deveria saber, que é possível chegar onde quiser, não importa da onde você tenha vindo. Não vou esquecer o dia que você veio ao Campus e conversou comigo para saber se tinha chances de passar no programa de residência. Naquele dia no Café eu ouvi sua história e o que a Easycrédito fazia e te disse o que você já sabia: "é possível Marcos!". Tem sido uma honra assistir sua jornada, junto com a valente Bárbara enquanto facilitam o acesso a crédito para uma população desprivilegiada.

"Mas André, esses meninos devem ter 16 anos!", foi a frase que eu disse quando conheci o Lincoln e o resto da Idwall, completei dizendo que eles eram quietos, que iam ter dificuldades pra se adaptar na cultura do Campus. Mas eles vieram, e com seu jeito discreto, conquistaram cliente atrás de cliente, uma vaga na história da #500Startups, 57 funcionários novos (sério, não sei quantos são!) e mostraram que trabalho duro e sério não precisa de palco. E ainda tivemos direito a #LincolnLeaks!

“Pra trás, nem pra dar impulso!” — Ando, Lincoln

Nama!

Daqui uns anos, quando estiver conversando com meu celular, ou com qualquer atendente virtual inteligente, vou lembrar do período que pude acompanhar a Nama, a startup que iniciou uma revolução no Brasil e o jeito que a gente se comunica com serviços. Mas o que vou lembrar mesmo é daquela mesa lotada de coisas, lotada de homens, do Rodrigo Scotti roxo de vergonha depois de uma piada pra Manu e do Gabriel, o maior exemplo de requinte e sofisticação com quem já convivi. Vida longa aos robôs!

Em 2010 apresentei um trabalho na faculdade, que durou 6 meses para ser completado, sobre logística reversa, mostrando o impacto que isso causaria no Brasil e a importância do tema para o mundo inteiro. Nunca imaginei que iria conviver com o trio sensacional Luciana, Thiago e Anauê, que lideram a startup New Hope Ecotech (agora EuReciclo!) e o movimento da logística reversa no país. Mostrando que é possível mudar o mundo, salvar o meio ambiente e ainda ganhar dinheiro com isso. Inspirador!

Renato Kimura feat. Paulo

Frequente o Campus durante um tempo e você inevitavelmente vai ouvir falar desse cidadão, Renato Kimura, ou carinhosamente apelidado de "O Prefeito". Representando a ProDeaf, ele foi o símbolo da comunidade empreendedora e colaborativa que se formou nessa turma de residentes. Com cada gesto de simpatia e sensibilidade ele foi capaz de tornar a jornada empreendedora de cada residente mais leve. E tudo isso enquanto tenta tornar o mundo um lugar mais inclusivo para surdos. Que desafio admirável meu caro e obrigado pelos infinitos chás!
Ps: Sem Kimura, não existiriam os Embaixadores do Campus!

Trabalhar com o Agronegócio no Brasil nunca foi fácil, imagina então com tecnologia aplicada ao agronegócio? Esse é o desafio que a dupla Damico e Renato atacam desde a fundação da Scicrop, com muita garra e humildade em cada passo. Acreditem, o vídeo que vocês fizeram para entrar no Campus foi um dos mais incríveis que já vi para apresentar uma startup. Que vocês continuem ajudando produtores rurais e o Brasil a liderar esse mercado.

"Customer Success! Vamos falar de Customer Success!" é provavelmente o que você mais vai ouvir ao seu deparar com o Mateus Pestana por aí. Ninguém, absolutamente ninguém, consegue falar se vai chover e Customer Success ao mesmo tempo como ele e o pessoal da SenseData. Quer fidelizar seu cliente? É com eles! No meio tempo ainda dá para ouvir alguma história do Mateus, sempre com ritmo vibrante e empolgado!

Na minha jornada empreendedora já vivi e esqueci(Andante!) alguns momentos ao lado desse mineiro boa praça que fornece robôs para automação de investimentos na Bolsa de Valores. Enquanto conta uma história, bebe cachaça, facilita um Startup Weekend e ajuda a comunidade, ele lidera a Smarttbot de Belo Horizonte para o mundo! Tem sido uma honra dividir tantas etapas da minha vida com essa figura.

Frô!

Desde criança sou um viciado em livros e histórias fantásticas, mas ler nunca mais vai ser a mesma coisa depois da StoryMax! Que experiência senhores! Jamais vou esquecer aquele dia na FGV que conheci a Samira, essa mulher de coração gigante que enfrenta desafio atrás de desafio com uma leveza única, ao lado do Fernando e da Frô. Vocês estão mostrando ao mundo que os livros não vão morrer, mas sim evoluir, e que aprender pode ser uma experiência incrível. Estou com vocês e, continuarei ao lado da StoryMax!

Nascer e crescer em Alagoas pode ser um fardo, em um país onde o preconceito segue firme e velado. Mas o Paulo mostra pra todos nós que quem tem limite é município! Obrigado por cada história compartilhada e cada lição de vida que você trás pra quem te conhece, particularmente seu relato sobre seu pai e a AMBEV tiveram um impacto significativo na forma como lido com desafios, principalmente emocionais. Que você, Jorge e a Trakto continuem mudando a forma como enxergamos empreendedorismo, sempre com honestidade e hombridade ímpares.

Paulo e Jorge da Trakto

Tenho certeza que a partir desse ano, o carnaval nunca mais será o mesmo, nunca mais ouvirei as lendas do Axé sem me lembrar do Vinícius, esse monstro sagrado que sabe todas as coreografias e ama de verdade o ritmo baiano! E quem diria, ele e a Juliana tem uma empresa de games! Imagina a cara dos outros produtores de games? Que esse gingado inspirado no ídolo Durvalino continuem a inspirar a Upbeat Games em sua jornada para dominar o mundo, um game de cada vez!

Nesse período que vocês estiveram aqui, compartilhamos as dores e delícias de empreender, sabemos que não é fácil, que o trabalho só aumenta e o dinheiro só diminui. Vimos vocês superarem obstáculos, juntos, como uma grande equipe, se apoiando nas vitórias e se abraçando nas derrotas. E por isso minha admiração por vocês é enorme!

Hoje encerramos um ciclo meus caros, hoje vocês se apresentam para o mundo, ao vivo, no Campus DemoDay da turma #1 de Residentes. Vocês fizeram história e foi uma honra compartilhar ela com vocês, fica aqui meu agradecimento.

Que a jornada continue incrível e inspiradora, sempre em frente!

"É bom ter um fim para a jornada, mas é a jornada que importa no fim."

Visite Startups & Encontre Videos, Livros, Escolas, Professores, Eventos, Cursos, Faculdades, Meetups, Bootcamps, Artigos, Podcasts de Design, Tecnologia, Negócios e Inovação.

https://coletividad.org

--

--

Danilo Picucci
Coletividad

Olhe além e busque através, de nada vale estar se você não é.