A experiência Oasis na Vila Nova Cachoeirinha

Everson Elias Gonçalves de Oliveira
Nossa Cidade
Published in
6 min readMay 13, 2017

O Jogo Oasis é uma tecnologia social de transformação de sonhos coletivos em realidade.

1. Vagando pelo deserto

“A meio do caminho desta vida achei-me a errar por uma selva escura, longe da boa vida, então perdida”.

É assim que Dante inicia “A Divina Comédia”, fazendo uma representação alegórica dos vícios e erros humanos. Eu também estava longe da boa vida, mas, ao contrário de Dante, achei-me a errar por um deserto, até que a esperança me apareceu na forma de um oásis.

Ou melhor, do Oasis.

Ponto de encontro, 06/05/2017

2. Encontrando esperança

No imenso e árido deserto da angústia, pelo qual eu vagava sem direção, um grupo ímpar de pessoas surgiu para me amparar e nutrir com suas boas vibrações. Assim como Deus fez com Moisés, essas pessoas me guiaram até uma montanha, onde nos estabelecemos num lugar sagrado.

Subindo a montanha, 06/05/2017
Capela Santa Cruz, 06/05/2017

3. Conhecer o outro também é se conhecer

Na Capela Santa Cruz, onde o grupo estabeleceu seu abrigo provisório, realizamos uma dinâmica através da qual todos se apresentaram e começaram a tecer os fios da rede que ali se formava. Ao receber o rolo de barbante, cada pessoa deveria dizer seu nome, um talento e quais eram suas expectativas para o Oasis.

Nasce uma rede, 06/05/2017

4. Olhar

Num segundo momento, fomos desafiados a enxergar sem ver. Em duplas, saímos vendados pela Vila Nova Cachoeirinha (VNC) com o objetivo de sentir aquele local de uma nova maneira, utilizando outros sentidos além da visão. Enquanto Dante teve Virgílio como seu guia, na “Divina Comédia”, eu contei com a ajuda de Marquinho, antigo morador da VNC, o qual me guiava mesmo quando estava vendado.

A compreensão do mundo por meio do tato, do olfato e da audição, 06/05/2017. Sim, estou usando óculos sobre a venda, hahah!

5. Saco vazio não para em pé

O almoço foi preparado por moradores da Nova Cachoeirinha. Nosso paladar festejou quando o afeto depositado naquela refeição tocou as nossas línguas, contemplando o último sentido no “Olhar”. Ao mesmo tempo, foram feitos combinados para uma convivência boa, inclusiva e pacífica do grupo.

Oooooooolha o raaaaaaaaango, 06/05/2017
Cuidados/Combinados estipulados, 06/05/2017

6. Arte abstrata da beleza concreta

Na segunda metade do dia, recebemos a tarefa de buscar belezas e recursos da comunidade. Saímos em grupos, conversando com os moradores da VNC, mas sem nos esquecer de nosso objetivo principal.

Naquele local, vislumbramos um enorme potencial para várias iniciativas. Encontramos muitos recursos e infinitas belezas. Por outro lado, percebemos que muitos residentes da VNC estavam totalmente descrentes de suas possibilidades e capacidades. Os moradores da VNC desconfiam das instituições públicas, sentem-se esquecidos pelo governo e traídos pelos políticos.

Durante nossa busca, fomos surpreendidos por uma forte chuva, mas nada conseguiu afogar os nossos ânimos.

Alguns dos recursos encontrados, 06/05/2017
Mais recursos (pelo menos no meu ponto de vista, haha), 06/05/2017
Que beleza! 06/05/2017
Juventude molhada, 06/05/2017

07. É dura a dor do parto, mas tivemos que partir

Após a troca de experiências entre os participantes, o dia de atividades chegou ao fim. Todos estavam extremamente cansados, mas felizes e ansiosos pelo próximo dia do Oasis. Retornamos ao local onde tudo começou, só que com mais pessoas, mais satisfação e (auto)conhecimento. Em mais uma dinâmica, as pessoas se despediram com abraços e carinho.

O fim do começo, 06/05/2017

08. O meu sangue ferve por você

E mais um dia começou. O nosso encontro no domingo, dia 07/05/2017, seria breve, mas muito tinha que ser feito. Começamos mais um dia de Oasis com celebração.

Sidney Magal ficaria lisonjeado se estivesse lá, 07/05/2016

09. Afeto

Nessa segunda etapa do Oasis, nossa missão foi conhecer melhor os moradores da VNC e encontrar talentos. Em duplas, andamos por vários lugares conhecendo as pessoas e suas histórias. Conhecemos diversas pessoas, olhamos nos olhos uns dos outros, ouvimos suas histórias e tivemos contato com suas dores, aflições, alegrias, vitórias e derrotas. Afinal, somos todos humanos. Ao mesmo tempo, descobrimos uma fonte inesgotável de talentos, um verdadeiro tesouro enterrado.

Histórias de conquista, 07/05/2017
Histórias de perseverança, 07/05/2017

10. Conclusão

Encerramos as atividades do dia 07/05/2017 com mais uma dinâmica. Formamos o Trem Nova Cachoeirinha, encabeçado por Nuno, e retornamos ao nosso ponto de encontro.

Eita trem bão, 07/05/2017

Voltamos para as nossas casas felizes por termos desbravado o desconhecido em nossas mentes e em nossos corações.

Aha! 06/05/2017

Todos estavam ansiosos para que o próximo fim de semana chegasse logo, pois, às 15 horas, teremos o Show de Talentos!

Onde talentos se manifestaram e onde se manifestarão, 06/05/2017

Participar do Oasis tem sido uma enorme alegria, pelo que sempre serei grato à Nossa Cidade. Conheci ótimas pessoas que moram na VNC e que desejam melhorá-la, como a Paula, o Roger, o Marcos e o Dino, dentre outros. Pude conhecer melhor outros associados da Nossa Cidade, como o Nuno, e fortalecer os laços de amizade com uma pessoa maravilhosa que conheci numa oficina de Dragon Dreaming, a Chris. Enfim, é difícil colocar no papel tudo que estou sentindo, por isso recomendo que vocês, leitores, venham participar.

O olhar já acabou??? Hahaha! 06/05/2017

A viagem de Dante foi longa e difícil. A nossa também será, mas sabemos que, com o poder da parceria, no fim é o paraíso que nos espera!

Árvore-coração, 07/05/2017

Para saber o fim dessa história (e visualizar melhor via smartphone), acompanhe essa série.

O que é a Nossa Cidade?

Somos um coletivo de pessoas que estão semeando juntos o dia em que todos viverão bem em comunidades abundantes de um planeta saudável. Utilizamos tecnologias sociais como o Oasis para empoderar comunidades nesse ideal.

Para mais artigos sobre como fazer do mundo um lugar melhor, clique em “Follow” para seguir o blog da Associação Nossa Cidade e no ❤ para compartilhar esse artigo.

Quem sou?

Não tenho muitas fotos :)

Everson Elias é advogado e associado líder da Nossa Cidade. Desenvolve projeto de advocacia pro bono. É mestre de RPG (Role-playing game) e pisciano apaixonado.

--

--