A luz prevalecerá sobre a escuridão

Renato Orozco
Nossa Cidade
Published in
3 min readAug 20, 2019

No dia em que São Paulo escureceu, decidi que vou acendar uma vela pela humanidade que ainda nos resta.

Ao crescer, em meus anos formativos, minha mãe tinha o costume de acender uma vela quando eu me encontrava em situações de encruzilhada. Sempre que tinha algo com potencial de impactar significativamente o meu futuro: uma prova de vestibular; entrevista para um emprego; um procedimento cirúrgico; ou qualquer outro momento crítico em minha vida, ela deixava a vela lá, queimando, enquanto eu atravessava, cheio de ansiedade, a situação que me afligia.

A escuridão simbólica que passamos em todo o globo, é também uma encruzilhada. Vamos nos afundar em ódio, auto-destruição, ambição desenfreada e egoísmo ou daremos uma grande reviravolta em direção à reconexão uns com os outros e com a mãe terra?

A luz, especialmente da vela, simboliza o divino, o fogo da vida, a fé, a esperança, o amor. “Velar”, significa cuidar, tomar conta. Acender uma vela, simboliza o envio de nossas intenções para o plano superior. A vela acesa nos lembra de nosso potencial de ser luz do mundo. O fogo, do potencial transmutador de nossas ações.

Minha mãe não era religiosa e embora afirmasse confiar em Deus, não professava nenhuma religião em particular. Mesmo assim, conheço poucas pessoas que tivessem tanta fé e certeza de tudo acaba bem. Não era uma fé passiva, desprovida de ação, mas sim a confiança de que com esforço e trabalho duro, podemos alcançar o que queremos.

No dia 9/9, Dia do Idealista, pessoas de todo o mundo acenderão velas — sozinhas ou em pequenos grupos — firmando a intenção de um mundo de paz, onde o amor reine e haja liberdade e dignidade para todos.

Ao clicar no link abaixo você acessa um mapa no qual poderá marcar onde você está e para que causa irá acender a vela. Poderá também convidar outras pessoas a se juntarem a ti, e quem sabe, combinar alguma ação prática em prol do que você tiver mentalizado com a vela.

Ação, fé, uma vela acesa e uma boa dose de idealismo!

Só por meio do amor é que se derrota o ódio. Só com luz que se dissipa a escuridão. Que o brilho de nossas boas intenções se transmute em ações para um mundo em regeneração.

Agradeço! Compartilhe essa mensagem com pessoas idealistas. Está na hora de nos unirmos.

A Nossa Cidade é uma associação de pessoas que semeiam juntas o dia em que todos viverão bem, em comunidades abundantes de um planeta saudável.

Acreditamos em pequenas reviravoltas locais.

Junte-se a nós!

--

--

Renato Orozco
Nossa Cidade

Empreendedor Social na www.nossacidade.net, www.awesomefoundation.org e www.idealist.org - eu escrevo sobre empoderamento comunitário e um mundo melhor.