Como organizar o Dia do Idealista

Vamos celebrar no dia 03/03, 04/04, 05/05, 06/06, 07/07…

Convite para o Dia do Idealista. O objetivo é simplesmente chamar as pessoas para brincarem e pensarem / agirem em prol do que queremos de transformação local. Até onde podemos ir com isso? Vamos descobrir! :)
Onde acontecerá Dia dos Idealistas no mundo. Ajude-nos a alcançar todo o Brasil!

E se uma vez por mês, todos os idealistas de um determinado lugar se juntassem para brincar, conspirar juntos, e depois agir de modo a criar um mundo em que as pessoas vivam bem e de forma digna e livre, em comunidades abundantes e generosas, de um planeta saudável?

Foi essa a ideia e o convite feito por Ami Dar ao propor que celebrássemos os Dias dos Idealistas brincando juntos uma vez por mês por países, comunidades e vidas melhores.

Vamos?

Sim…?

Então por onde começar?

Abaixo reproduzo algumas dicas, orientações e idéias para que você organize o seu evento. O importante é que as pessoas se conectem e se divirtam. No final do texto, acrescento também a compilação de algumas dicas trazidas pelos membros da comunidade.

E falando em comunidade… eis os passos importantes para se integrar:

  1. Conecte-se ao grupo dos Idealistas do Brasil, onde você poderá se conectar a outros idealistas brasileiros interessados em participar dos Dias dos Idealistas.
  2. Para checar o diretório global de grupos e eventos idealistas, venha aqui (site em inglês) e veja qual o grupo ou evento mais perto de ti.
  3. Se você estiver interessado em ser co-anfitrião de um dos encontros do Dia do Idealista em 03/03 (04/04, 05/05, 06/06 ou nos meses seguintes), junte-se ao Grupo de Idealistas Anfitriões no Facebook ou Whatsapp. Estaremos todos lá!

GUIA PARA ORGANIZAÇÃO DO DIA DO IDEALISTA

Não precisa ser complicado para ser legal

Como pode ser o seu evento do dia do idealista? Pode ser uma grande festa de rua, com as pessoas brincando de queimada ou pic-bandeira ou um encontro intimista para jogar baralho com alguns amigos que você considere como idealistas. Você decide! As dicas abaixo foram tiradas desse guia em inglês.

O dia do idealista pode ser celebrado de forma bem simples: um encontro entre amigos em sua casa; um jogo divertido com a meninada na rua ou na praça (pense queimada, rouba-bandeira ou pique-esconde); um show de talentos na escola; um sarau, uma partida de futebol ou um carteado!

No encontro, pergunte às pessoas:

O que você gostaria de ver acontecendo em sua comunidade? O que possivelmente está te bloqueando para pôr a mão na massa e transformar essa realidade? E como podemos nos ajudar para dar esse passo a frente em direção ao nosso objetivo?

Divirta-se, faça novas amizades, tire fotos e compartilhe conosco.

Independente do tamanho, local ou formato, importa é a intenção do evento:

Conectar com outros idealistas de uma forma leve, generosa e respeitosa, a fim de possibilitar a formação de uma comunidade que vai agir já para criar hoje o mundo que imaginamos ser o melhor possível.

Basicamente, é disso que se trata o dia dos idealistas.

Para mais detalhes, dicas e recursos, continue lendo…


PASSO-A-PASSO PARA O SUCESSO:

Para organizar o dia do idealista, você vai precisar tão somente:

ANTES

1 — Escolher um local e horário para o encontro no dia 3/3 (4/4, 5/5 ou datas subsequentes);

2 — Fazer com que o local seja um ambiente acolhedor para todos os participantes;

3 — Convidar os participantes, pedindo para que eles tragam um jogo ou brincadeira de sua preferência. Dependendo de seu evento, poderá também ter uma mesa de lanche compartilhado, convidando as pessoas a trazerem uma comida ou bebida ao evento.

Importante: pense qual o tipo de participante você está convidando, baseado na causa ou geografia que você gostaria que a ação acontecesse. A idéia é melhorar o bairro? Ou talvez um encontro de educadores? Ou pessoas ligadas a área cultural? Então você deverá convidar pessoas respectivamente do bairro, da escola ou da cena cultural.

DURANTE

1 — Sinalize bem o local do evento (setas desenhadas em um papel com o nome do evento e coladas pelo caminho ajudam) e se possível tenha um voluntário na porta recebendo as pessoas e dando as boas vindas.

2 — O(s) anfitrião(ões) dão as boas vindas e introduzem algumas questões para reflexão para o grupo discutir enquanto joga, a fim de incentivar o compartilhamento de idéias e das intenções das pessoas;

Sugestão de perguntas: Qual o seu sonho para sua comunidade? Caso você não tenha ainda feito nada em relação a esse sonho, por que não? Você já atua com algum movimento ou causa social? Como é essa sua experiência? Como posso ajudar? Como você sonha o lugar tal daqui a 10 anos? (Dica: você pode imprimir essas perguntas em papel e colar na parede ou deixar na mesa com instruções para as pessoas conversarem sobre isso)

3 — Participantes se juntam para brincar (jogar um jogo, cantar, dançar) juntos, enquanto se conhecem por meio das perguntas. Lembre-se de tirar fotos, faz parte da brincadeira também! :D ;

4 —O(s) anfitrião(ões) chama a todos os presentes para uma conversa em roda e pede a todos que compartilhem para o grupo inteiro alguma idéia ou sonho interessante que tenham descoberto, e se há alguma coisa que gostariam de fazer em relação a isso até o próximo mês, como foi a experiência ou como as pessoas se sentem após o evento;

Bônus: Vale a pena convidar os presentes a organizarem o próximo encontro, fazendo disso uma atividade rotativa entre a comunidade que se formar ao redor da celebração do Dia do Idealista.

Importante: O grupo inteiro não precisa decidir empreender uma grande ação ou projeto. O processo de adesão das pessoas a idéias deve acontecer organicamente, sem que seja preciso buscar consenso ou ter uma decisão coletiva. Os “Dias dos Idealistas” e “grupos de idealistas” funcionam como um local de conexão entre as pessoas com interesses similares — é como se fosse um grande classificados para empreeendermos juntos coisas boas.

Importante 2: Não tem problema algum se durante o evento, as pessoas quiserem brincar e falar sobre outras coisas para se conhecerem melhor, ao invés de pensarem em ações. Após amizades serem feitas, é mais fácil combinar ações conjuntas e muitas coisas boas acontecerão online ou por telefone.

DEPOIS

1 — Deixar o local melhor do que encontrou. Você pode combinar antecipadamente com alguns dos participantes para que ajudem na limpeza e organização pós-evento ou chamar um mutirão para tal.

2 — Envie um email ou postagem no facebook agradecendo e pedindo para os participantes compartilharem as idéias que tiveram no grupo do facebook, compartilharem conquistas e novidades em seus sonhos e celebrarem sucesso.

3 — Já marque o próximo evento, no próximo mês! O que vai gerar transformação é a medida em que conseguirmos fazer de “encontrar com outros idealistas para brincar e conspirar pelo mundo que queremos” uma rotina em nossas vidas.

Dicas e Ideias para o Anfitrião, por outros anfitriões

Você tem alguma dica para ajudar quem quiser organizar seu evento? Poste ele no grupo de facebook e irei compilar aqui as contribuições de todos para termos um super-guia colaborativo para organização dos Dias do Idealistas:

Poste em: https://www.facebook.com/groups/idealistasdobrasil

Leia em: https://medium.com/nossacidade/idealistas


Renato Orozco é idealista, empreendedor social , fundador e presidente da Associação Nossa Cidade, diretor-executivo do Nossa Cidade Solutions e curador da Awesome Foundation Minas Gerais.