CRIANÇA NA PRAÇA

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
4 min readOct 30, 2019

Como projeto de Idealista ‘Nosso’ associado quer resgatar brincadeiras infantis analógicas, através do restauro e adequação de praça pública!

Idealista nato; causas comuns para o benefício de todos ao seu redor; sempre o motivaram e mais, o engajaram. Com o tempo, os desdobramento e conexões de suas iniciativas conheceu e se vinculou a Nossa Cidade e com mais tempo e muitos outros vínculos, se fez Idealista, agora de carteirinha, imaginando, conectando e agindo!

Ildeano Silva Associado Idealista

Ildeano Silva, de Morro do Ferro! Quem o conhece sabe do que a gente vai contando e do valor de ter alguém próximo, assim, vinculado a causas e temas que beneficiam a muitos.

E sua motivação da vez fala de praça, fala de criança, fala de ludicidade. Em tempos digitais, que centralizam toda a motricidade para diversão, nos dedos, Ildeano imaginou (e conectou e agiu) que queria promover ações para reestabelecer este vínculo forte e nativo, crianças e praças!

Espaço de brincar!

Ele imaginou que queria reestabelecer, revigorar e equipar a praça Coronel José Machado, centro do distrito de Morro do Ferro, para trazer crianças de volta… e adultos também. Para jogar, brincar, movimentar e descansar.

Vendo um vídeo de crianças brincando em uma praça, em seu celular, firmou sua certeza e começou a conectar peças que seriam fundamentais em um projeto (processo) de restauro. Tendo imaginado todas as atrações que queria ali construir, começou a conectar. Tecnologia móvel à mão, compartilhou sua intenção em um grupo de whatsapp de Morro do Ferro, convocando para a terceira parte do processo: AGIR!

Frente à formação de grupo temático para aquela demanda específica na cidade, alguns voluntários ajudaram e ajudam com dinheiro, outros com a mão na massa, realizando os novos atrativos, e alguns com os dois!

Ildeano e voluntários dão outra cara e brincam de fazer brincar!

Resposta imediata!

O resultado já foi sentido nos primeiros dias de trabalho, com as crianças chegando e tomando posse do que foi feito para elas, sentando-se ali e jogando, brincando.

Outra resposta da comunidade, digna de menção, é o que se traduz como um respeito pela iniciativa ali sendo construída, pintada e, por fim, brincada. Hoje, até o momento, não se vê nada riscado ou desfeito, fruto de um respeito nascente ao que se constrói em coletivo.

O público principal (as crianças) já vai descobrindo, e tomando, seu espaço!

Benefícios são muitos, mas o principal e mais marcante que se vê ali é o potencial de levar meninas e meninos para o universo infantil, de fato, incorporando algum aprendizado, entre algarismos, alfabeto e constelações pintadas, carregando os nomes das comunidades rurais vizinha!

Dama Humana, jogo da onça, jogo da velha, resta um, trilha… São 8 jogos distintos em 12 bancos da praça. Além de pinturas temáticas e marcações de quilometragem incentivando o exercício físico. Tem para toda idade!

Motivação Pessoal

Ildeano carrega um desejo dentro de si, que compõe muito seu perfil i(I)dealista (o substantivo comum e o próprio!). Ele tem um desejo forte de deixar uma marca positiva de sua passagem por esta vida. A finitude da vida, o faz considerar esta variável como algo preponderante.

Ainda que Morro do Ferro receba suas iniciativas de forma tímida e até receosa e restrita, algumas vezes; ele quer (muito) seguir realizando. De acordo ao que acredita e sonha!

Além de Idealista, Ildeano é associado Nossa Cidade. Nossa Cidade é parceira de pequenas cidades em sua busca de prosperidade e transformação social.

Quer nos conhecer? Quem sabe entrar para este time, integrando novas cidades, comunidades, iniciativas para o desenvolvimento social? Nós que aqui estamos, por vós esperamos! ;-)

--

--