Doe seu dinheiro, torne-se milionário.

Ao doar, você está emprestando energia e transferindo amor.

Renato Orozco
Nossa Cidade
5 min readDec 1, 2015

--

A abundância não diz respeito a quanto dinheiro se tem, mas à atitude sobre o quanto se tem.

Por que doar?

Em 2012 me deram US$ 1000 para que eu tirasse o meu sonho do papel.

Tinha 6 meses que eu tinha largado meu emprego, e tudo o que eu tinha era uma idéia sobre como apoiar jovens para que tomassem as rédeas do desenvolvimento de suas cidades e fossem protagonistas de seu destino.

Quando o professor da Universidade de Boston veio me falar que tinham gostado de minha idéia e que estavam me dando U$ 1000 para testá-la, eu não podia me conter de felicidade!

Uau, alguém tinha gostado de minha idéia e estava disposto em investir nela!!!

Os U$ 1000, como você pode imaginar, não duraram muito. Deu para comprar um laptop, um projetor, dois livros sobre mobilização social e combustível para visitar algumas cidades.

Mas não foi só o tanque do carro que deu para encher.

Eu também me enchi de energia!

Nos próximos 3 anos, vieram mais pessoas. Mais doações. Mais suor. Meu sonho, a Nossa Cidade, se espalhou em 35 cidades e, embora ainda tenhamos muito a caminhar, aquela sementinha ja está a germinar.

Toda floresta começa como uma semente.

Aquele pequeno gesto de confiança, recebido a 3 anos atrás, foi capaz de alterar a minha rota e a de tantas outras pessoas. Hoje, somos 145 pessoas envolvidas nessa causa. E para mim, tudo começou com uma pequena doação. Impressionante, não?

Chamo isso de efeito fermento:

Quando recebi os US$ 1000, estava na verdade ganhando muito mais. Levava também a fé, a confiança, o amor e a energia que foram dados na doação. Doar dinheiro é uma forma muito efetiva de gerar valor. Chamo isso de efeito fermento, o valor intangível que recebemos a mais quando ocorre uma doação .

Tudo o que vai, volta

Seu amor tem um efeito mulplicador, que volta para você

Todo o amor que você dá, o universo te devolve

Em meados de 2015, chamei alguns amigos e conhecidos para criarmos o Awesome Foundation Minas Gerais.

A organização funciona como um grupo de doação, em que cada um dos 10 membros coloca o equivalente local de U$ 100 de modo a realizar uma doação de U$ 1000 por mês para um projeto que seja incrível.

Já estamos na sexta doação.

Ter experimentado o ato de receber um pequeno aporte em dinheiro para financiar meu sonho, sem contrapartida ou exigências, me motiva a ser um dos curadores da awesome foundation.

E espero que as 6 pessoas que receberam essa ajuda também se tornem pessoas mais generosas.

Se eu estiver certo, temos aí também um efeito multiplicador.

As pessoas são mais propensas em ajudar a medida que tiverem tido a experiência de serem ajudadas.

Quanto doar?

Você deve doar qualquer valor que seu coração mandar.

Algumas das doações que me deram mais energia, foram pequenos valores dados por pessoas que não tem muito sobrando.

Se você não costuma doar, como 80% (!!!) dos brasileiros, comece com um valor pequeno mas que seja significativo para você.

Quer mais dicas de como doar? Leia também aqui e aqui

Lembre-se, a verdadeira riqueza não está no valor doado mas na energia e amor que vem junto com o gesto. Está em passar a mensagem para a pessoa que você está doando:

Vá lá! Continue! Eu confio em você e apoio isso tudo que você está fazendo! Estamos juntos.

Para quem doar?

O que te move? O que balança teu coração?

Doe para uma causa que te desperte alguma paixão.

Doe para projetos em que você conheça pessoas que estão envolvidas. Celebridades não contam. A pessoa também tem que te conhecer.

Doe para quem está se doando por um mundo melhor.

A vida de quem decidiu trabalhar na área social é cheia de vitórias e de socos na cara. Dê sua ajuda para quem se dedica tanto por uma causa, vai!

Para o efeito fermento e efeito multiplicador funcionarem, é preciso que as pessoas se conheçam e possam dizer um muito obrigado mutualmente.

E a parte de me tornar milionário?

Efeito fermento + efeito multiplicador = transformação social.

Se você leu até aqui, talvez tenha refletido o seguinte:

Se a cada vez que há uma doação o valor recebido é maior do que o que foi originalmente doado (efeito fermento) e se a doação tem um efeito de fazer com que mais pessoas doem (efeito multiplicador), o resultado é um novo arranjo de sociedade baseado na abundância e prosperidade.

A animação abaixo ilustra integralmente como que acontece:

Me tocou muito o depoimento do Nuno Arcanjo, para o #doacomigo. Ele disse que:

“Tenho certeza que o universo vai devolver para a gente tudo isso que a gente está doando para ele porque ISSO É UMA LEI! Quanto mais a gente doa, mais a gente recebe! ABUNDÂNCIA E PROSPERIDADE PARA TODO MUNDO!” (N. Arcanjo)

Eu acredito que é possivel termos uma vida abundante e próspera, mas só se for para todo mundo.

E você?

Se tocar no teu coração, te chamo para doar ao Nossa Cidade visitando a nossa página de doações.

Ou então, acompanhe a gente acessando o perfil e clicando em seguir (follow). Ahh, recomendar o artigo clicando na figura ❤ também é bom.

Por Renato Orozco (Fundador e Presidente da Associação Nossa Cidade, curador da Awesome Foundation Minas Gerais, empreendedor social e entusiasta do poder da comunidade na transformação social)

--

--

Renato Orozco
Nossa Cidade

Empreendedor Social na www.nossacidade.net, www.awesomefoundation.org e www.idealist.org - eu escrevo sobre empoderamento comunitário e um mundo melhor.