Fazendo o Fundo Regenerativo da Grande BH uma realidade

Eduardo Cetlin
Nossa Cidade
Published in
3 min readApr 15, 2024

Muito trabalho, progresso, e entusiasmo nos últimos meses para tornar o Fundo Regenerativo de Belo Horizonte uma realidade através da Associação Nossa Cidade. Compartilhando hoje alguns destaques recentes de nossa colaboração com lideranças locais para fortalecer a comunidade e avançar seus objetivos:

  1. APROVAÇÃO DE PLANO ESTRATÉGICO

Reunimos membros de nossas estruturas de governança no Brechó do Divã, na comunidade de Nova Cachoeirinha, em Belo Horizonte. Numa sessão produtiva, aprovamos a nossa nova missão e plano estratégico. Também ouvimos em primeira mão de Malu, nossa anfitriã e colega do Comitê Gestor, sobre sua jornada como líder comunitária:

“Caí 300x e levantei 301x.”

Alguns dos membros de nossas estruturas de governança no Brechó do Divã, 30/3/2024

2. CASA PONTAL DA LUZ

Comemoramos a inauguração da Casa Pontal da Luz, uma nova casa colaborativa em Santa Luzia, município de 220 mil habitantes na Grande Belo Horizonte. Participaram mais de 40 membros da comunidade que trabalham em diversas iniciativas de impacto local. Meu papel foi facilitar um círculo de conversa no qual as pessoas compartilharam suas perspectivas sobre como a generosidade se manifesta naquela comunidade. Diálogo rico, resumido com a liderança de @mariasdomorro compartilhando que:

“… o evento de hoje ajuda a colocar a esperança em movimento, combatendo o isolamento e destacando que as pessoas da nossa comunidade são uma potencia.”

Siga o Cleber Rodrigues para conhecer mais.

Círculo de conversas na Casa Pontal da Luz, 3/3/2024

3. CONTANDO A HISTÓRIA DOS NOSSOS MICRO-APORTES EM BRUMADINHO

Visitamos locais e beneficiários importantes em Brumadinho, outro dos 34 municípios da Grande Belo Horizonte. A viagem teve como foco a coleta de conteúdo para um novo vídeo promocional, que compartilharei no futuro. Chegamos a menos de 100 metros do epicentro da tragédia, onde mais de 250 pessoas foram mortas pelo dilúvio de lama da barragem da Vale. Vimos como as casas ao redor do local estão sendo comprados pela empresa e aos poucos transformando a vila em uma cidade fantasma. Mas também vimos como a natureza e a vida humana são resilientes. A visita à aldeia indígena Xukurú Kariri e ao projeto Aprendendo no Quintal forneceram testemunhos concretos de que as pessoas sabem o que precisam e que devemos confiar-lhes recursos para que possam atender a essas necessidades.

Visita a aldeia Xukuru Kariri, 18/3/2024

4. DE VOLTA A SALA DE AULA

Ao lado de quatro de nossos membros de governança, estou fazendo o curso de Autogestão da O2. As Organizações Orgânicas (daí O2) observam o quão disfuncionais podem ser as estruturas típicas de comando e controle e oferecem uma alternativa atraente. Muitas vezes é contra-intuitivo, mas também coerente e prático. E um spoiler: questões de autoridade e responsabilidade são enfrentadas e abordadas de frente. Além disso, como parte do programa Territórios Transformando, o IDIS — Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social patrocinou um curso para desenvolver nossa teoria da mudança, que compartilharei no futuro.

5. BUSCANDO RECURSOS FINANCEIROS

Demos o pontapé inicial para captação de recursos financeiros. Estou muito grato por alguns ex-membros do conselho da Fundação Amgen terem demonstrado o seu apoio com contribuições generosas. Convido todos que sonham com uma cidade mais justa e solidária a doar também — toda e qualquer quantia nos ajuda a apoiar lideranças comunitárias locais!

Faça sua doação em https://nossacidade.net/doacao/

Mais em breve!

--

--