Idealistas transformam beco em poesia

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
4 min readAug 25, 2018

Unidos pela vontade de revitalização de sua comunidade, moradores adotam projeto!

Pelas mãos da comunidade, Beco da Geralda é feito Beco do Piano

Conhece um beco precisando de transformação? E conhece algum idealista? Pois… se conhece um e dois, faça a soma que o resultado pode ser como as fotos nesta página, que mostram o antes e o depois no beco da Geralda, na Vila Nova Cachoeirinha, em BH, onde os moradores se juntaram para revitalizá-lo, transformando no Beco do Piano.

Como nasceu a ideia do Beco do Piano

A cara nova do Beco!

O projeto é uma idealização da Marlúcia C. B., moradora, líder comunitária e ‘tia’ reconhecida da Vila; associada Nossa Cidade e Idealista. A revitalização da comunidade, para ela, sempre foi um sonho, bem alimentado pelo casamento do conhecimento dos idealistas com a força de transformação da comunidade que vive e ama. Um viva para a transformação social feita pelas mãos da própria comunidade.

Assim, idealista auto intitulada E reconhecida como tal, tia Marlúcia, elaborou o projeto sobre três pilares, quais sejam:

1) Adolescentes também pintam: Por querer envolvê-los, sobretudo os seus (tia honorífica da Vila); grupo usualmente tido como problemático e improdutivo.

2) Transformando a comunidade e unindo pessoas: por promover uma transformação social através das mãos da própria comunidade.

A adesão da comunidade saltando aos olhos!

3) poesia no vaso: Bem, aqui, a retórica é importante para explicar sem falar coisa feia. Como, pelas vias de um preconceito que já vai sendo desconstruído pelos alicerces, como por este maldito senhor, preto e pobre só fazem &¨%$#@, Marlúcia resolveu pegar a casa de toda *&¨%$%$# e fazer dela poesia!

Poesia no vaso

Primeiro de muitos

O Beco da Geralda, pelas pinturas hoje feito Beco do Piano, foi o primeiro de vários outros em projeto, em andamento. E no ideal desta turma, tudo isto vai muito além dos becos. Sua vontade é levar esta mesma ideia a outras comunidades, para que motivem, também, experiência assim tão inovadora e incentivadora.

Localmente, o abraço da comunidade foi instantâneo e muito estimulante. Pintando, opinando, oferecendo lanches para os idealistas e os adolescentes, os locais se envolveram de imediato, oferecendo, também, incentivos, admirados com a transformação de que eram testemunhas.

Nas palavras de Marlúcia, a grandeza do processo não reside simplesmente em transformar becos, mas em dar autonomia a cada um, deveres e responsabilidades no que se encaixarem melhor, compondo um todo.

“Tem os que pintam melhor, os que desenham melhor, os que organizam os materiais, os faz tudo ou os que tiram fotos para serem postadas. E assim, todos se encaixaram, cada um decidindo em que setor atuar, com a comunidade oferecendo lanches, água, sucos para os adolescentes. A adesão é maravilhosa.”

A proposta de cuidar dos becos da Vila Nova Cachoeirinha vai muito além de decorar um beco. É conectar pessoas, compartilhar valores e experiências. Acreditando que as pessoas se transformam quando têm a oportunidade de ser autônomas, nós da NOSSA CIDADE, alimentamos as micro revoluções, de pessoa para pessoa. Ao nosso alcance, ao dia, cotidianas, elas alimentam em todos nós viver aquilo que acreditamos, sendo protagonistas da própria vida.

Antes e depois da Marlúcia, da comunidade e da vontade!

Vila Nova Cachoeirinha é uma Nossa Cidade, Marlúcia é uma nossa (e de todos) idealista e a revitalização do Beco da Geralda foi uma atitude promovida em um seu dia, 08/08.

Que venham os próximos becos, próximos ideais, próximos nós.

A Associação Nossa Cidade é parceira de pequenas cidades em busca de prosperidade e transformação social.

O Dia do Idealista — comemorado internacionalmente uma vez por mês, nos dias 1/1, 2/2, 3/3, 4/4, 5/5 e assim por diante até dia 12/12 — é uma data dedicada a imaginar o mundo (cidades, comunidades, vidas) que queremos, conectar uns com os outros e agir de forma a construirmos juntos essa nova realidade.Que venham os próximos becos, próximos sonhos, próximos nós.

--

--