Nossa Cidade em Brasília?

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
3 min readJul 24, 2019

Associados insurgentes ou potenciais na capital federal, como Andressa Costa, com quem a gente conversa abaixo, levantam nosso questionamento: Por que não lá?

Andressa é a mais nova interessada na Nossa Cidade!
Andressa Mares

Nenhuma ocorrência extraordinária, alguma coisa fora da ordem, legenda a busca de Andressa por uma organização para apoio, baseado em trabalho voluntário. Não, simples como a água, ela queria algo que carregasse um significado/justificativa maior para seus dias, além da grana e da colocação no mercado.

Andou procurando entre as ONGs mais reconhecidas e conhecidas de todos nós, por uma que lhe desse uma oportunidade de atuação voluntária, fora de suas horas úteis, todas (muito) ocupadas. Não encontrou. Elas previam, sim, trabalho voluntário, mas dentro das horas que o mercado funciona.

Ela começou, então, a desbravar a mesma área em outro terreno, o virtual. Buscas por aqui e por ali, por oportunidades de voluntariado de iniciativas fora do Brasil e ela esbarrou no site do Idealist e, através dele, na Nossa Cidade! Com alguma interseção no campo de atuação e permitindo seu trabalho sem a frequência e locus pré-determinados, ela gostou do que soube pelas telas virtuais, de tudo que leu e quis saber mais…

Ligou e conversou com o Renato Orozco, ‘Nosso’ Empreender Social, falando de um lado (organização) e do outro (pessoa), e isto a fez permanecer buscando, mas agora dentro daquelas fronteiras.

Andressa Mares Costa Andrade é formada em Letras, Português do Brasil para estrangeiros e mora e trabalha em Brasília. Ela não conhecia e não conhece ‘Nosso’ trabalho, missão e vontade, mas quer conhecer, quer se qualificar e se disponibilizar. DISPOSIÇÃO. Esta palavra resume bem a relação de Andressa até então com Nossa Cidade. Ela quer nos conhecer, nos saber, nos integrar para então atuar, agir, colaborar.

Nossa Cidade está, a sede física, em BH, mas ela poderia trabalhar e/ou oferecer seus préstimos e apoio à distância, uma vez que Nossas Cidades são muitas e todas demandam alguma reviravolta local para empoderamento, fomentando descobertas e compartilhamento de conhecimentos, talentos e recursos para gerar qualidade de vida.

Neste momento, ela deve compor o Fundo Regenerativo de Brumadinho, no círculo de Governança, com o trabalho de recrutar e integrar voluntários recém chegados para atuação.

E além do voluntariado à distância, há também os associados Brasilianos. Vocês podem se unir e fazer de Brasília um ‘Nosso’ locus. Estender as mãos, ensinar, compartilhar, dividir, empoderar, crescer? Algumas cidades conectadas, associados e iniciativas nos metem os olhos no horizonte… do outro. O que tem lá? O que eles podem fazer para melhorar isto? Como podemos ajudar?

Algum outro Brasiliano para contarmos como ‘Nosso’ nesta empreitada de empoderamento local via fomento do conhecimento. Vamos juntos?

Queremos conectá-los e queremos ser o mote desta conexão! Vem ser protagonista da transformação social, criando reviravoltas locais, onde você mora!

“Vem, me dê a mão, a gente agora já não tinha medo…”

Nossa Cidade é uma comunidade de pessoas que cuidam de onde vivem! Quer se juntar a nós?

Vem cá e vamos falar!

--

--