O elogio da polifonia — tutorial de uso do Medium!

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
7 min readJun 13, 2019

Pontapé inicial rumo à polifonia, importante firmarmos as condições e instrumentos para que todos os NOSSOS associados com uma ideia na cabeça, semeiem-nas aqui!

‘Nosso’ Medium — meio polifônico dos relatos de nossas cidades!

Nossa cidade somos nós. Semeando o dia em que todos viveremos bem, em comunidades abundantes, de um planeta saudável, queremos democratizar o microfone (ou a caneta) para saber o que esta qualidade de vida almejada, mencionada acima, significa para cada um e conhecer olhares, opiniões e soluções de todos os NOSSOS ângulos.

Para tanto, pensamos, primeiramente, em, dividindo o microfone, passar um guia de publicação no Medium, que torne tal meio mais fluido entre todos! O Medium é a plataforma deste nosso espaço de compartilhamento de conteúdo, também conhecido como blog.

Dando vez e ‘voz’ a todos!

Assim, queremos tornar os passos ali naturais para todos de forma que, tomada a decisão de publicar, o modus operandi da ferramenta não seja nunca um obstáculo!

Este material é o primeiro passo. Passo um de dois! Para não ficar maçante, um tanto de regrinha enfileirada em um passo a passo, o material está dividido. A primeira etapa é o beabá da ferramenta, como publicar ali, que já segue abaixo. O segundo passo, que vem na próxima semana, são dicas de como trabalhar layout, escaneabilidade e encontrabilidade por ferramentas de busca.

Antes de entrar nos passos quero só lhes contar do formato da ferramenta. Aqui, falamos em uma rede social de conteúdo. Você está publicando diretamente em uma rede de leitores, escritores, negócios e formadores de opinião.

Então vamos brincar de tutorial? O troço é assim ó:

Passo 1: Inscrição

O primeiro passo é se inscrever na plataforma. Você pode se inscrever no Medium usando seu login Twitter ou Facebook, sua conta Google ou seu endereço de e-mail. Conecta sua conta após a inscrição na plataforma. O Medium conecta seus dados sociais e assim, qualquer um que esteja seguindo você no Twitter ou Facebook e já possua uma conta no Medium será, de modo automático, um seguidor na plataforma..

Renato conta pra gente como criar uma conta MEDIUM!

Configure sua página de perfil — que você pode acessar clicando no avatar no topo direito e, em seguida, em “Seu perfil” — com essas duas dicas em mente:

1. Use seu nome verdadeiro como “nome de exibição” em seu perfil. Isso ajuda os leitores a realizarem buscas mais efetivas por suas histórias. Seu nome de usuário do Medium será o mesmo usado no Twitter caso você tenha se inscrito usando o Twitter, mas você poderá editá-lo.

2. Escreva uma biografia descritiva. Abaixo do seu nome, em seu perfil no Medium há um espaço para uma biografia curta. Utilize-a para descrever a si mesmo e as coisas que gosta de publicar, já que todas essas informações são integradas à indexação da busca. Isso ajuda à rede de usuários do Medium a achá-lo quando procurarem algo para ler.

E aí, terminado seu cadastro Medium, para fazer uma publicação dentro de Nossa Cidade, primeiramente entre em contato comigo, passando os teus dados Medium, para que você seja adicionada dentro da publicação de Nossa Cidade como escritora!

Passo 2: Escreva uma história

Clique no botão “New Story” no topo direito da página inicial para abrir um rascunho em branco ou clique em “Escrever aqui…” no topo central da página inicial para começar a escrever em uma janela de rascunho lá mesmo.

Seja no topo direito ou no central, comece logo a escrever!

Você pode escrever diretamente no site, colar um texto que você já escreveu ou importar uma parte de qualquer lugar da web clicando em seu avatar no topo direito e, em seguida, em “Importar história”. Seu rascunho será salvo automaticamente conforme você o escreve, e ficará acessível — isso vale para qualquer rascunho — ao clicar no seu avatar no canto direito da página e, em seguida, selecionar “Rascunhos”.

Ao começar a escrever, você notará um sinal de mais (+) na margem esquerda. Clicando nele, a barra de ferramentas de incorporação é mostrada:

Menu de anexos — ferramentas de incorporação!

Com esta barra, você pode incluir diferentes formatos em seu texto. Um arquivo de imagem (na câmera); um vídeo do YouTube, Vimeo (na setinha como um símbolo play!) ou qualquer outra coisa da web (um link nos parênteses) ou por fim um separador (a imagem dos três pontos entre as seções dessa postagem) para indicar uma pausa para respirar na sua construção textual ou quebra de linha.

Mas quando começar de fato a editar, você verá ainda uma outra barra que aparece ao selecionar uma parte do seu próprio texto no modo rascunho. Essa é a barra de ferramentas de texto:

Essa barra de ferramentas permite: deixar o texto em negrito (B de bold) itálico ou com um hiperlink (tá vendo a correntinha?), formatar o texto como título (o T maior), subtítulo (o t menor), citações longas e citações curtas (as aspas) e deixar uma anotação em seu próprio rascunho. Uma nota para um revisor ou para os leitores.

Ok! Escreveu, formatou o texto, mas ficou com uma pontinha de dúvida querendo a aprovação? Clique em “Compartilhar” no canto do topo direito e copie e cole o link gerado para enviar por e-mail. Antes de publicar!

Passo 2,5: Cuide da aparência

Construção visual: escaneabilidade

Deixa eu dar uma dica de usuária Medium desde há muito com Nossos textos. Não basta ser bom! Tem que ser bom e bonito. E a beleza aqui não é só a de nossos olhos, é dos algoritmos google! Muitas das histórias com bom desempenho no Medium acabam sendo aquelas que não estão apenas bem escritas como também aquelas que aproveitam ao máximo o que todas as ferramentas de escrita têm a oferecer, dando escaneabilidade ao texto, fazendo com que se saiba do que se trata só de bater o olho.

Escrever um título e um subtítulo bem pensados;

Adicionar imagens e conjuntos de imagens cativantes e em alta qualidade;

Alternar a formatação do texto e imagens com citações curtas, conjuntos de imagens e letras capitulares;

Utilizar links e incorporações.

Na segunda parte, haverá mais dicas do layout, para seu texto ficar bem na tela!

Mais uma informação importante: O Medium puxa, automaticamente, a primeira imagem em sua história para essa pré-visualização, (compartilhamentos e afins) mas você pode trocá-la por outra imagem de seu post assim ó: clique na imagem que deseja que seja mostrada (fazendo com que ela fique com uma borda verde) e aperte Command + Option + 8. A borda ficará vermelha.

Importante frisar que imagens de destaque fazem com que uma história seja muito mais chamativa em meio a tantas.

Passo 3: Publique

Ainda não! Espera um pouquinho porque antes de colocar sua postagem no ar, ainda há algumas opções.

Na hora de publicar você tem duas opções: pode ser entrando na publicação de Nossa Cidade, em nossas páginas no Medium ou, caso você faça em teu perfil criado, você precisa encontrar a opção ‘adicionar na publicação’. Aí você pode escolher publicar na Nossa Cidade ou na Awesome Foundation (ou nos dois, quem sabe!).

Bom, definido o modo de publicação você possui a opção de agendar uma postagem, publicar em privado ou reservar direitos clicando na seta suspensa que diz “Publicar”, clicando, em seguida, em “agendamento/visibilidade/licença”.

O menu também permite adicionar marcadores (tags) à sua história. Marcadores são as palavras-chave ou tópicos que você crê que melhor descrevem sua postagem, permitindo que ela seja encontrada e classificando-a junto a outras histórias com o mesmo tema para uma melhor organização. Recomendamos que use a maior diversidade possível na combinação de marcadores — alguns gerais (como “tecnologia”) e alguns específicos (como “segurança na internet”) — para ajudar sua postagem a atingir uma audiência variada. Certifique-se de usar todos os cinco!

Quando estiver pronto, clique em “Publicar história”. Se você escolheu a opção pública, sua postagem vai aparecer nas páginas iniciais e newsletters de seus seguidores. Para que a maior quantidade de pessoas leia, evite publicar nos finais de semana (a maioria das pessoas não está usando o computador nesses dias). Contanto que a postagem seja feita durante a semana, o horário da publicação não importa.

Pronto! Aqui já dá para brincar, mas eu volto na semana que vem para fazer a brincadeira ficar mais bonita e portanto, gostosa! Espera aê que tô voltando!

Mas já vai fazendo o rascunho aê, vai!

Porque todos juntos somos Nossa Cidade, Nossa Cidade somos nós!

A Associação Nossa Cidade é uma associação que congrega pessoas que querem desenvolver as cidades onde moram por meio do cuidado com o planeta, a comunidade e as pessoas.

Se identificou conosco, em nossa iniciativa polifônica em incursões culturais, cidadãs, em ideais? Vem fazer parte de nós! Entra aqui ó: inscrição

--

--