PARCERIA BEM COMPOSTA

Compostagem e logística reversa de resíduos orgânicos é motivação de projeto de sustentabilidade urbana.

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
4 min readOct 31, 2018

--

Nossa Cidade e Massalas juntos para fechar o ciclo de resíduo orgânico em Belo Horizonte

Não sei vocês, mas eu, muito frequentemente, tenho a triste sensação, misturada com alguma espécie de previsão (minha!), que acabaremos no lixo!

Não, não quero dizer que nosso fim será dentro da lata, mas que nosso fim será fruto de tantas latas mundo afora.

Me traduzindo, a produção de resíduos por nós é cada dia maior. O volume individual diário é assustador. Quanto mais nos desenvolvemos, enriquecemos nossa cesta de compras com produtos e embalagens. Para onde vai o que não é consumido?

SOLUÇÃO ORGÂNICA

A logística reversa trata do recolhimento de resíduos sólidos (embalagens, vasilhames e produtos recicláveis) pela própria indústria que a produziu, para reaproveitamento ou descarte próprio.

Mas o que dizer dos resíduos orgânicos?

Não faria sentido também cuidar para que cascas, caroços e restos fossem reaproveitados, após devidamente decompostos e tratados, novamente na agricultura?

Pois, no Brasil hoje, 60% dos resíduos sólidos domésticos, ainda correspondem a matéria orgânica. E para este formato, temos a compostagem que pode, além de reduzir a pressão nos lixões e aterros, trazer alguns outros benefícios, como os listados abaixo:

• Incentivo do plantio e consumo de alimentos livres de agrotóxicos;

• Produção de nutrientes para o solo;

  • Geração de renda e emprego local;
  • Processo ambientalmente seguro;

Eliminação de patógenos devido a alta temperatura atingida no processamento;

  • Economia de tratamento de efluentes.

PARCERIA BEM COMPOSTA

Mariana, Guilherme, Tiago, Luiz Filipe e Marcos da Associação Nossa Cidade

Beleza, já chegamos no terreno da compostagem! Agora nos resta lhes mostrar o bem composto que tiramos disto.

Começa com Guilherme Pacheco e Luiz Filipe Maciel, dois associados da Nossa Cidade que atuam como empreendedores sociais no negócio social Massalas.

Um dos projetos do negócio social, o Bem Composto, faz a reciclagem do resíduo orgânico e sua transformação em adubo. Nós, da Nossa Cidade, que queremos cidades mais sustentáveis, que dêem conta de cuidar do próprio lixo de forma integrada ao meio ambiente, enxergamos no Bem Composto a forma de avançar nessa nossa vontade!

O projeto Bem Composto é maravilhoso, — guenta firme aí no texto que conto mais um pouquinho sobre ele mais abaixo — mas para ganhar escala, precisava de equipamentos caros (trituradora de compostagem, baldinhos para coleta, carretinha para o transporte, etc). Assim, liderados pela Mariana Moreira e MARCOS DE ALVARENGA MUDADU, formou-se um grupo de captação de recurso com o objetivo de adquirir e disponibilizar esse equipamento para o projeto!

CONSEGUIMOS!!!

No dia 16 de maio recebemos uma ótima notícia do Fundo Socioambiental CASA. Saiu a lista de organizações contempladas pelo edital CASA Cidades — Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis, e para a nossa felicidade, Nossa Cidade estava lá com o Bem Composto!

Dá uma olhada lá, na página 5, a Nossa Cidade foi uma das organizações contempladas para atuar em BH.

O programa Casa Cidades tem como objetivo estimular ações de grupos locais, trabalho em rede e a troca de experiências e, assim, contribuir para a autonomia dos grupos de base e para a construção de cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis.

Com esse apoio, compraremos os equipamentos necessários para aumentar a capacidade de coleta de resíduos urbanos e compostagem do mesmo. Esses equipamentos estarão disponibilizados para a equipe do Massalas, como comodato, e assim avançaremos para um Belo Horizonte mais sustentável.

Guilherme Pacheco e Mari em Bem Compostas Reviravoltas Locais na Nossa Cidade!

O BEM COMPOSTO

O projeto ‘Bem Composto’ é um programa de reciclagem de resíduos orgânicos, que, através da manutenção do ciclo da alimentação, com respeito à natureza, pretende transformar o que chamamos de “lixo” em adubo orgânico, rico em nutrientes, que retornará à terra no cultivo de alimentos naturais, sem o uso de agrotóxicos.

Na fase Local de Tratamento do ciclo de coleta Bem Composto, além dos alimentos seguros e nutritivos, saldo final da cadeia, há ainda a valorização da agricultura familiar da região, incentivo à disseminação do cultivo Sistemas Agroflorestais (SAF) e o incentivo à troca de saberes, mudas e sementes.

Adubo saindo do forno!

Assim, além de importante em sua espinha dorsal, o tratamento e reciclagem do resíduo orgânico, incentiva o plantio e consumo de alimentos livres agrotóxicos destinando parte do adubo produzido para iniciativas agroecológicas locais com aproveitamento agrícola do composto, o projeto desenvolve benfeitorias adjacentes.

Fazendo uma equação entre o processo de reciclagem e todos os bem compostos benefícios, fica em nós o desejo da ampliação do alcance de iniciativas como esta e que sejam, todas, agraciadas com o devido reconhecimento!

Bem Composto é um projeto realizado pelo Massalas e apoiado por Nossa Cidade.

A Associação Nossa Cidade é parceira de pequenas cidades em busca de prosperidade e transformação social. Conheça nosso movimento e faça parte!

--

--