Salão Ubuhle em Cachoeira dos Forros

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
3 min readAug 7, 2019

Em visita à comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros, equipe do salão de estética afro pretende aprender mais que ensinar

Elas vão, em visita à comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros, fazer oficinas de estética Negra, tranças afro e design de sobrancelhas.

Aline e Rafaela de frente ao salão Ubuhle

Mais que um salão

Em uma via de mão dupla, esperam, com esta iniciativa, aprender mais que ensinar, da estética e cultura negra em uma espécie de volta às origens, no afã de pertencimento.

Elas são a equipe do Salão Ubuhle, espaço dedicado à beleza negra, localizado no coração da Savassi, em BH. Ubuhle, que significa beleza, bondade e excelência, em bantu, não se limita a prestação de serviços estéticos, promovendo também encontros, rodas de conversa e eventos para discussão sobre temáticas da negritude como um todo.

O interesse da equipe do salão nasceu após contato do Bianc Amorim que, na leitura de matéria sobre o salão Ubuhle na Canjerê, revista sobre a cultura Africana e Afro-brasileira, fez contato, falando sobre o Dia do Idealista e de um possível e frutífero link entre elas e a Comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros.

Por trás de tudo, o IDEALISMO

Esta iniciativa idealista do Idealista Bianc Amorim, nasceu por ele ver reportagem sobre o salão que abraçava mais que estética negra, na mesma revista em que havia reportagem sobre a mostra fotográfica de Luiz Maia, na Comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros. Assim, ele lia a revista por causa de uma, ficou sabendo da outra e quis conectar uma à outra. De Passa Tempo e também responsável por iniciativas assim classificadas, ‘idealistas’, na comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros, Bianc apostou na conexão. Em uma espécie de volta às origens, a equipe do salão Ubuhle abraçou a ideia.

“Ir ao quilombo representa, pra nós, voltarmos às origens e aprender mais do que ensinar; estar com aqueles, aos quais pertencemos e poder contribuir de alguma forma”, nos conta Aline Tomaz, sócia fundadora do espaço que estará presente na comunidade junto a Rafaela Xavier

Conversada e alinhada a visita, a comunidade enviou à turma do Ubuhle, através do Bianc, o que gostaria de aprender e assim eles montaram o cronograma voltado para o data acordada. Dia 08/08, Dia do Idealista, na Escola Mestre Rangel da Comunidade Quilombola Cachoeira dos Forros!

Vai ser belo este encontro. E nós, Nossa Cidade, queremos trazê-lo aqui, em nossas páginas. Pelo idealismo que carrega, pelo idealista Bianc Amorim. Por Nossas Cidades Passa Tempo e Cachoeira dos Forros e por todos nós, para cultivar o idealismo.

Ao se tornar um colaborador da Nossa Cidade, você se une a um movimento crescente de empoderamento local para o cuidado do planeta, das comunidades e do próprio indivíduo. Junte-se a nós!

--

--