Seminário de Visão do Futuro

Como inspirar uma visão de “onde queremos chegar” nas pessoas

Renato Orozco
Nossa Cidade
5 min readFeb 25, 2018

--

(contribuição de Tcharles Avner e Claudio Prospero)

Visão de Futuro
mínimo = 20 pessoas
Sonhar um futuro desejado para a localidade daqui a 10 anos. O sonho de futuro será compartilhado para ser validado.

Como os moradores gostariam de ver o bairro nos próximos anos e como o lugar seria se os sonhos de seus habitantes fossem realizados. A ideia é propor uma referência nova, uma perspectiva de vida diferente. Para construir a visão de futuro de forma coletiva, é importante que o grupo de planejamento:

1. Promova o diálogo entre os participantes antes de iniciar uma atividade — essa ação cria confiança e aproxima as pessoas.
2. Peça para que cada um do grupo imagine tudo o que pode ser melhorado no bairro entre os próximos cinco e dez anos.
3. Permita que as pessoas compartilhem seus sonhos.
4. Registre todas as manifestações das pessoas.
5. Mostre os resultados e solicite comentários dos participantes.
6. Repita essa dinâmica em diversos grupos.
7. Organize as informações e torne a validar as propostas, promovendo diálogo entre os participantes.
8. Registre uma declaração de visão ou visões de futuro para o bairro.
9. Valide essa declaração com os participantes, usando palavras e expressões mais próximas da cultura local.

Momento 1 — Peça que cada participante faça o seguinte exercício:

“Em 10 anos a sua localidade será o lugar mais desenvolvido do mundo, o melhor lugar do mundo para se viver. Descreva como ela será”.

Momento 2 — Divida os participantes em grupos de cinco pessoas e peça que cada grupo realize o seguinte exercício:

“A localidade deste grupo de pessoas será o lugar mais desenvolvido do mundo, o melhor lugar do mundo para se viver daqui a 10 anos. Como ela será?”

Cada grupo constrói uma cidade que é uma síntese dos sonhos individuais. É importante não excluir sonhos. O resultado de cada grupo deve ser descrito de maneira que os demais grupos possam visualizar esse futuro. Pode-se usar um cartaz ou um painel para registrar as apresentações.

Momento 3 — Após a apresentação dos grupos, os participantes devem construir um único painel, retratando a síntese de todos os sonhos. Como fazer isso? Sugere-se construir um painel novo, que nunca será igual a uma simples colagem dos cartazes de cada grupo.

Momento 4 — Debate sobre os resultados alcançados. Algumas perguntas orientadoras que podem animar tal debate: por que é importante projetar o futuro? Como incluir todos os sonhos? Por que o sonho de viver bem se confunde muitas vezes com meros sonhos de consumo? Esse futuro projetado pode ser alcançado?

Momento 5 — Conclusão. A tarefa deste primeiro seminário estará concluída quando as pessoas puderem dizer o que acontecerá no futuro como se estivessem contando uma história. É a história do futuro.

A história que você conta é a vida que você constrói. À medida que mais e mais pessoas contarem e repetirem a mesma história ela começará a acontecer. Elizabeth Cogburn, em um programa de radio da WBAI de Nova Iorque, que foi ao ar no início de maio de 1995, disse assim:

“A história que você conta a si mesmo é a vida que você constrói. Escolha sabiamente a sua história. À medida que você conta a história, ela começa a acontecer”.

O produto concreto desse trabalho é um texto contando a “história do futuro” da localidade. Esse texto deve caber em menos de uma página.

Depois disso, é necessário validar, na Rede de Desenvolvimento Local, a Visão de Futuro que resultou do trabalho.

VALIDAÇÃO DA VISÃO DE FUTURO NA REDE

Os participantes do Seminário Visão de Futuro terão a tarefa de procurar — de preferência pessoalmente — os conectados à Rede do Desenvolvimento Comunitário, levando um formulário com os seguintes elementos:

Resumo da “história do futuro” em meia página.

1 — Você concorda com essa Visão de Futuro para a sua localidade?

( ) SIM

( ) NÃO

2 — O que você gostaria de acrescentar (em termos do você gostaria que a sua localidade tivesse ou fosse daqui a dez anos?).

O resultado dessas consultas devem ser tabulados e sistematizados. O Comitê (Local) fará então uma reunião para consolidar a visão validada pela rede.

NOVA VISÃO DO PASSADO

Com a Visão de Futuro validada o Comitê (Local) ampliado — com as mesmas pessoas que fizeram o Seminário Visão de Futuro — vai se reunir novamente para (re)rever o passado daquela localidade. O grupo vai então tentar buscar, no passado, as sementes que, uma vez germinadas, poderão florescer como elementos constantes do futuro desejado.

Existe uma maneira bem prática de fazer isso, construindo uma linha do tempo, contendo o futuro e o passado e situando o hoje no passado. Trata-se de descobrir os fatores impulsionadores que poderiam ter sido dinamizados para produzir o futuro-antes da hora (como não foram, trata-se então de dinamizá-los a partir de agora). Isso pode ser, por exemplo, recuperar uma tradição que está fenecendo (um artesanato de raiz, por exemplo, que ficou restrito à memória de uma pessoa).

Ou pode ser recuperar os conhecimentos relativos a um empreendimento que já funcionou na localidade e que hoje não está mais em atividade. Em suma, o trabalho é escolher no passado tudo o que pode ajudar a alcançar o futuro almejado, construindo então uma nova linha do tempo.

A linha do tempo completa deverá ser apresentada à Rede de Desenvolvimento Local.

Fonte: http://www.sesipr.org.br/desenvolvimento-local/terceiro-passo---seminario-visao-de-futuro-1-10727-88153.shtml

# 4 Materiais adicionais sobre futurismo

(contribuição de Claudio Prospero)

Tem bastante material lá:
_________
http://www.criefuturos.com/

http://laladeheinzelin.com.br/crie-futuros/

https://www.facebook.com/criefuturos
_________
DESEJÁVEL MUNDO NOVO
Vida sustentável, diversa e criativa em 2042
Por que criar futuros desejáveis?
http://www.desejavelmundonovo.com.br/.../sobre-crie...
____________________
Coletivo Ateliê Flux4D.
Participe dos eventos no final de janeiro, dia 23 em especial

https://atelieflux4d.lojavirtualnuvem.com.br/programacao.../

Fiz um “catado de informações” dos sites acima nesta publicação:

https://www.facebook.com/DespertarGaia/photos/a.869697769817496.1073741827.869692046484735/1550432985077301/?type=3&theater

Dicas e Ideias para o Anfitrião, por outros anfitriões

Você tem alguma dica para ajudar quem quiser organizar seu evento? Poste ele no grupo de facebook e irei compilar aqui as contribuições de todos para termos um super-guia colaborativo para organização dos Dias do Idealistas:

Poste em: https://www.facebook.com/groups/idealistasdobrasil

Leia em: https://medium.com/nossacidade/idealistas

Renato Orozco é idealista, empreendedor social , fundador e presidente da Associação Nossa Cidade, diretor-executivo do Nossa Cidade Solutions e curador da Awesome Foundation Minas Gerais.

--

--

Renato Orozco
Nossa Cidade

Empreendedor Social na www.nossacidade.net, www.awesomefoundation.org e www.idealist.org - eu escrevo sobre empoderamento comunitário e um mundo melhor.