Uma Nova Era Idealista!

Poliana Araújo Guerra
Nossa Cidade
Published in
4 min readFeb 6, 2019

Como o idealismo em Nova Era saiu das mesas de café e ganhou um primeiro bairro e muita vontade de permanência!

Nosso ideal aqui veio pelo cinema — Javé convergindo com Brumadinho na Pedra Furada!

Partindo dos sonhos…

Depois de algumas reuniões bem recheadas de iguarias cafeinadas, quitandas mineiras e muita vontade de fazer acontecer, eis que acontecemos e assim fizemos.

Assim foi o dia 02/02/2019, dia do Idealista, o dia em que nossa semeadura comum começou a florir. Nossos ideais nascidos vontades e sonhos foram compartilhados e com o tempo e o engenho e arquitetura de vontades, feitos fato, enfim!

Idealistas reunidos!

É dada a largada!

Inauguramos na comunidade da Pedra Furada, em Nova Era, o que se pretende uma série decentralizada de visitas e celebrações nas comunidades da cidade, oferecendo e consumindo coisas com a identidade local; cultura, pratos, artesanato.

Deixa eu tentar traduzir o escopo deste projeto, até agora. É assim: queremos realizar feiras de cultura descentralizadas, comunidade a comunidade, com cores locais. Assim, cada comunidade vai apresentar, vender, demandar o que acredita ser um traço seu, uma cor sua. Mas antes, queremos conversar justamente isto com eles. Os bairros escolhidos é que escolherão o que querem vender, apresentar, discutir, servir. E, baseados nisto, levaremos até eles, ademais, em formato música, debate, arte, filme, ou o que quer que seja, alguma proposta de conversa para envolver a todos os presentes, locais e/ou convidados.

Dividiremos, assim, este projeto em duas etapas: Primeiramente faremos uma sessão cineclube no bairro, convidando moradores e alguns líderes locais para o cineminha. Depois da sessão, vai rolar uma prosa aberta à comunidade, para eleição dos atrativos e marcos que eles acreditam ser a cor local, coloridas, ademais, com alguma proposta nossa. E a apresentação destes itens eleitos democraticamente na primeira fase à comunidade, em tons de feira de cultura, será a segunda etapa.

Mas, enfim, a primeira parte foi realizada na Pedra Furada. Levamos o filme Narradores de Javé, que expõe a reação da população diante do fato de que sua comunidade seria inundada pela construção de uma usina hidrelétrica. Escolhemos este filme diante das ocorrências em Brumadinho pois nos possibilitaria deslocar o debate até lá!

Conquistando Adesão!

Idealistas também nos divertimos!

Já sentimos que a adesão dos locais será uma conquista e um investimento. Mas o cenário do país nos impele a buscar, a querer, a nos envolver uns com os outros para o bem de todos, nosso e deles. Nosso braço solidário ficou mais forte e nossas cabeças engajadas e queirosas de tudo muito para todos, se puseram a pensar juntas no que podemos fazer e melhorar pelo bem comum. Nosso e de todos.

Se parássemos por aqui, já teríamos um belo ganho para computar. Cabeças e corações se sabendo e se reconhecendo na vontade de promover crescimento e questionamento ao redor em uma conexão plena de conteúdo e significado.

Os locais embarcando em viagem a Javé!

MDC

E o ganho maior é nos reconhecermos conectados dentro deste mesmo conjunto de ideias idealistas, mínimo denominador comum. É o que nos une e não nos segrega. Se nosso MDC parte daí, imagina aonde chegaremos.

Esta ação foi impulsionada pelo Dia do Idealista, data em que impulsionados pela bela iniciativa de Amir Dar, nos conectamos a pessoas próximas e afins para brincar, pensar e agir em prol do que queremos todos em termos de transformação local, criando um mundo onde as pessoas vivam bem e de forma digna e livre, em comunidades abundantes e generosas, de um planeta saúdável.

E o Dia do Idealista me foi particularmente apresentado por Nossa Cidade. Nossa Cidade é uma comunidade de pessoas que cuidam de onde vivem. É uma associação que congrega pessoas que querem desenvolver as cidades onde moram por meio do cuidado com o planeta, a comunidade e as pessoas.

Quer se juntar a iniciativas assim, agindo de forma voluntária, e bela, por um causa comum? Entra aqui, ó:

--

--