Valeu a pena?

Renato Orozco
Nossa Cidade
Published in
5 min readSep 2, 2019

Reflexões no aniversário de 5 anos da Associação Nossa Cidade

Para o encontro via zoom, entre em www.tinyurl.com/batepapoANC as 19:30 do dia 4/9. Para o almoço, confirme presença para contato@nossacidade.net ou 31 4042–9650 (whatsapp)

Há 5 anos atrás, no dia 4 de Setembro, fizemos uma assembléia geral para fundação da Associação Nossa Cidade. Antes disso, já tínhamos quase 2 anos de caminhada, como um projeto piloto empreendendo e aprendendo na cidade de Raul Soares, em Minas Gerais.

Ao olhar para trás, e também timidamente para frente, pro futuro, não pude me furtar a uma pequena reflexão sobre nossa associação.

Valeu a pena tanto trabalho? O investimento de tempo e energia? Será que o que conquistamos é o que sonhamos? E quais as perspectivas futuras?

Como não poderia deixar de ser, essa é uma reflexão que me toca em um lugar muito sensível. Os momentos de frustração e lágrimas foram em igual número às vitórias e sorrisos. Realizar essa reflexão de forma parcial e objetiva está além de minha capacidade. Ao invés disso, farei uma avaliação de cunho bem pessoal, combinando mente, coração e entranhas.

Como um primeiríssimo exercício, resgatei um pouco da história pré criação da associação (2012/13), o planejamento estratégico (2014), relatório de atividades (2014–15), relatório do ano passado (2018) e os relatórios mensais de atividade (a partir de Agosto 2017).

Poxa, é muita história!!! Foi muito bacana relembrar os projetos. Alguns bem sucedidos, outros deixaram um legado, e outros fracassaram terrivelmente!

Honro tudo isso que vivemos, pois coletivamente são responsáveis pelo que somos hoje!

Um pouco mais doído foi rever os nossos sonhos e o motivo por qual nos associamos na Nossa Cidade. Percebo nas falas um desejo grande de comunidade, de ampliação de rede de contatos, trabalharmos juntos em projetos. Sinto que isso se materializou até um certo ponto apenas e que a vontade (e possibilidades!) seguem alí.

Revi também alguns dos sonhos que coletamos em 2014, 2016, 2017. Alguns sonhos aconteceram, outros não. E outros, talvez dependa “do olhar” da pessoa. Cada um que avalie até que ponto o seu sonho foi contemplado e o que ainda permanece por fazer!

Olhando meus próprios sonhos, destaco: abundância de líderes; que venham muitas pessoas; termos uma equipe profissional paga, cuidando da associação em tempo integral; estarmos representados em 500 cidades.

Lembro especificamente que sonhava em estarmos em 500 cidades em 5 anos e que segundo o plano de negócios que desenvolvemos em 2014 durante a incubação no Yunus, nossa receita seria de R$ 12 milhões em 2019!!!

Hoje certamente, meus sonhos são outros. Minha própria concepção sobre sucesso mudou. Sinto que as coisas tem seu tempo e tamanho certos, intimamente ligados ao nosso desenvolvimento pessoal (e coletivo, organizacional), para dar conta do recado. E a Nossa Cidade está exatamente no tamanho certo que damos conta no momento.

E aí, valeu a pena?

Valeu e tem valido.

Considero que deixamos um legado positivo nas comunidades, iniciativas e lideranças que apoiamos: Brumadinho, Nova Cachoeirinha, Passa Tempo, Divinópolis, Morro do Ferro, CSA, Awesome Foundation, Dia do Idealista, Casa dos Sonhos, Massalas, etc.

São projetos que tem vida própria, empreendedores que participam da Nossa Cidade e recebem apoio de nossa associação, em um arranjo bem livre e que respeita os limites de ambos (empreendedor e associação).

Hoje, temos uma estrutura institucional, uma rede de associados fantástica, processos transparentes, experiência e entrosamento.

Dizem que o bambu cresce lentamente em seus primeiros anos, quando as raízes estão sendo fortalecidas. Depois, cresce rapidamente chegando até 30 metros. Gosto de pensar na Associação Nossa Cidade assim, como o bambu. O crescimento rápido só virá quando as raízes estiverem fortes o suficiente. E sinto que estamos quase lá!

Do ponto de vista pessoal, essa jornada me trouxe imenso crescimento, pelas experiências, aprendizado e relacionamentos construídos (e destruidos). Hoje me sinto uma pessoa melhor e mais sábia. Lamento os relacionamentos que não sobreviveram ao teste da convivência — reflito que talvez tenha sido necessário que assim fosse para crescimento pessoal das partes. Celebro aqueles que se mantiveram, pois são amizades que se provaram resilientes e ganharam solidez na adversidade.

E para o futuro, estamos lançando agora o beta da plataforma Nossa Cidade, permitindo atuarmos de forma descentralizada e escalável e a experiência do Fundo Regenerativo Brumadinho abre possibilidades de atuação semeando fundos comunitários e alianças intersetoriais.

Em 2020 teremos escolha de uma nova diretoria e com isso iniciaremos um novo ciclo, com novas lideranças, sonhos e ativismo. Quer participar dessa aventura? Vamos começar celebrando dia 4 e 9 de Setembro!

Vamos comemorar 5 anos da associação com um encontro virtual dia 4/9 às 19:30 (clique em www.tinyurl.com/batepapoANC para participar) e um almoço para associados em dia com sua anuidade, por nossa conta, na Cantina do Lucas, dia 9/9, de 11hrs as 14hrs.

Ofereço então um brinde a Associação Nossa Cidade, e te convido a colocar sua anuidade em dia aqui ou se associar aqui.

Feliz Aniversário Nossa Cidade!

Que os próximos anos sejam melhor ainda!!!

A Nossa Cidade é uma associação de pessoas que semeiam juntas o dia em que todos viverão bem, em comunidades abundantes de um planeta saudável.

Acreditamos em pequenas reviravoltas locais.

Junte-se a nós!

--

--

Renato Orozco
Nossa Cidade

Empreendedor Social na www.nossacidade.net, www.awesomefoundation.org e www.idealist.org - eu escrevo sobre empoderamento comunitário e um mundo melhor.