Casa da Matriz é fechada após 20 anos

Administração da casa noturna, no entanto anuncia que retomará as atividades junto ao espaço Vizinha 123, estabelecimento ao lado.

Rodrigo Cortez
MeuRio
3 min readNov 27, 2020

--

Os jovens cariocas que viveram a cena de rock urbano no início dos anos 2000 costumavam chamar o número 107 da Rua Henrique Novais, em Botafogo de lar. Estou falando da Casa da Matriz, meca do rock indie, camisas xadrez e do famoso drinque kamikaze. Com muito Strokes, Pixies e Pj Harvey, a Matriz era um lugar de encontros e desencontros. Sua fila já era um show a parte. Com conversas, risadas e encontrões.

Apesar de ter se modificado um pouco ao longo dos anos, a casa noturna ainda agitava as noites de sexta-feira da zona sul carioca.

Jovens universitários de todas as partes da cidade e porque não, do estado, vinham de longe para prestigiar o clima mágico que só quem frequentava conhece. Dos fliperamas no andar de cima, às cotoveladas amistosas no balcão, a Casa encantava a todos que nela escolhiam passar seus finais de semana.

Digo encantava pois com a recente pandemia do novo coronavírus, a Casa da Matriz, assim como tantas outras precisou fechar as portas por tempo indeterminado.

Mais recentemente, em sua conta no Instagram, a administração da Casa publicou uma nota comunicando o fim das atividades no endereço atual.

“Chegou a hora, passados redondos 20 anos, da Casa da Matriz se despedir do número 107 da Rua Henrique de Novaes. Foi o terceiro imóvel que recebeu a encarnação da Casa da Matriz e o mais longevo. Nossa alma, que se julga imortal, pulou espertamente e literalmente de lado e já se inseminou e está em autogestação na casa gêmea, a Vizinha 123, filha prenhe da mãe, onde aos poucos e, definitivamente após a pandemia, nasce a Casa da Matriz Estudios / Vizinha 123".

“Estamos vivos, portanto. Com uma operação de delivery e com nosso estudio de lives. Assim que for possível (e não apenas permitido) voltaremos com as festas e shows presenciais. Tudo caminhando e acontecendo, no ritmo dos tempos, que é o beat preferido da Casa da Matriz”. — Administração da Casa da Matriz — (Foto: Filipe Marques)

Ainda que não tenha fechada permanentemente, é um ciclo que se encerra e onde muitas histórias já aconteceram. Usuários do Instagram lamentaram o ocorrido e desejaram uma pronta recuperação à entidade Casa da Matriz.
Helenahill_ escreveu com letras garrafais “EU TO DESOLADA”, enquanto vanianaiara foi saudosista a declarar: “Casa da Matriz fez parte da minha história!!! Muitas lembranças felizes. Meu aniversário do ano passado foi lá e foi incrível! Amo a casa, as músicas, sempre fui bem atendida. Fico muito triste com essa notícia. Desejo força para toda a equipe da Casa da Matriz! Espero que assim que der a casa volte. Muito obrigada MATRIZ”!

Fãs desolados dão seus testemunhos na publicação

Torçamos para que em seu novo endereço possamos voltar a fazer aquela baguncinha na fila, escorregar no chão do banheiro e cantar no melhor karaokê do Brasil.

--

--