Fachada do Hotel Vila Galé, sede do antigo Colégio MABE

Colégio MABE e os ciclos de uma cidade

Leandro Chagas
MeuRio

--

A Moderna Associação Brasileira de Ensino, ou simplesmente MABE, foi por mais de 60 anos uma das referências em educação no Centro do Rio de Janeiro. O edifício histórico, localizado no número 124 da Rua do Riachuelo, recebeu gerações de estudantes que por ali viveram partes importantes de suas vidas. As notícias sobre as causas do fechamento do colégio que hoje dá lugar ao luxuoso Hotel Vila Galé são um tanto quanto escassas, mas conversando com alguns ex-alunos, pude entender os motivos do encerramento desse ciclo histórico. Mas antes de apresentar os tais motivos, vale a pena contar pouco mais sobre a história desse prédio.

Entre os anos de 1930 e 1940, a charmosa edificação que possui sua fachada tombada como patrimônio cultural, serviu como sede do antigo Hotel Magnífico, uma prova de que essa cidade vive em ciclos transformadores.

Foi em 1943, que o espaço começou a ser utilizado como colégio, a Moderna Associação Brasileira, ou simplesmente MABE, como era conhecida por todos, marcou a vida de muitas pessoas, e isso pode ser observado de varias formas, inclusive com depoimentos e videos que mostram um pouco da história do colégio, e de quem por ali passou.

Quando se conversa com essas pessoas, é difícil não se emocionar com tantas histórias bonitas… A cada história escutada, um sorriso nostálgico e um brilho nos olhos de quem as conta. Erick e Ulysses, são um exemplo das tantas amizades que esse colégio proporcionou. Os dois confessaram com extrema tristeza que os difíceis momentos vividos pelo colégio em seus últimos suspiros, foram os motivos que os levaram a procurar uma nova escola. Dívidas, contas atrasadas, processos envolvendo funcionários, tudo isso culminou para que em 2011 o colégio encerrasse suas atividades de forma um tanto quanto melancólica.

Diante dos ciclos dessa cidade em eterna metamorfose, é legal pensar que esse espaço que em 2012, quando já desativado, sofreu um princípio de incêndio, ganhou nova vida com o esplendoroso hotel 4 estrelas, trazendo oportunidade para que novas histórias sejam escritas, uma forma também de se manter vivo esse local tão marcante na vida de todos os personagens que por ali passaram nesses tantos anos de história.

--

--

Leandro Chagas
MeuRio
Writer for

Jornalista e pós-graduando na UERJ | aqui: esportes, opiniões | social media no @sportv 🏆 | ex-repórter e editor do @meiahora e @jornalodia