A praça Mauá, no centro do Rio, é um dos marcos das modificações na cidade

O que define o Rio de Janeiro? Quais características marcam nossa cidade a ponto de ser lembrada como o belo e caótico Rio, e não São Paulo? São questionamentos como estes que nos fazem pensar sobre as recentes mudanças na cidade, que nos dias de hoje pouco a pouco assume outra aparência, mas mantém a alma carioca que tão certamente distingue a cidade de tantas outras.

É compreensível que o Rio de Janeiro tenha passado por tantas mudanças em tão pouco tempo. A cidade, que no passado foi capital do vice-reino do Brasil, navegou pelos séculos alternando entre o luxo da opulência carregado pela realeza brasileira e a pobreza que atingia as populações carentes que já vivenciavam uma outra realidade carioca. Zona sul e zona norte, dois mundos distintos que conviviam, e convivem, em um claro e brutal contraste da realidade da cidade.

Já nos últimos anos, o Rio foi pouco a pouco sendo moldado para sediar grandes eventos importantes para sua economia, mas também para o país em geral. A Copa do Mundo de Futebol, realizada no ano de 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, foram os dois marcos que impulsionaram uma série de mudanças na geografia e no planejamento urbano da cidade, fazendo com que, enquanto nasciam e renasciam novos lugares, outros vários morressem e assim fossem apagados da rica memória histórica do Rio de Janeiro.

Nesta edição, teremos acesso a uma série de matérias que nos mostram como o Rio de Janeiro foi modificado em diversos aspectos. De espaços culturais como a antiga loja Modern Sound, antes localizada em Copacabana, até verdadeiros cartões postais da cidade, como o estádio Maracanã. Cada canto do Rio de Janeiro, e de cidades vizinhas, tem uma história para contar. Junte-se a nós em uma busca pelos já não tão clássicos redutos, relembrando épocas passadas onde viver no Rio de Janeiro parecia quase uma realidade alternativa.

Like what you read? Give Matheus Azevedo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.