Ronaldo x Messi

Pedro Turambar
Notas da arquibancada
3 min readApr 24, 2017

--

Ontem um extraterrestre mostrou quem é que manda.

Ontem aconteceu mais um El Classico. Real Madrid x Barcelona. Para muitos, o maior clássico do mundo. Há que se discuta o fato do campeonato espanhol não ser lá essas coisas — apesar da melhora a olhos vistos nos últimos anos, graças a Cholo Simeone. Há que se discuta também o fato do grande clássico espanhol não chegar perto de outros jogos pelo mundo em questões de rivalidade, violência, peso histórico, festa nas arquibancadas e tantos outros fatores.

Há uma coisa porém, que não se discute. Cristiano Ronaldo e Messi são os maiores jogadores do mundo, muito longe do terceiro lugar. E quando eles se enfrentam, é o maior clássico do mundo.

Eu invejo o Ronaldo. Que, pra mim, ganhou o direito de usar esse nome dessa forma. Se a maioria das pessoas tivesse sua determinação, sua força de vontade e sua gana para ser o melhor, o mundo seria outra coisa. Eu queria ter essas qualidades. Talvez não fosse o melhor escritor do mundo, assim como ele não é o melhor jogador do mundo, mas estaria lá, me forçando a ser cada dia melhor.

Ao passo que, Cristiano Ronaldo deve seu melhor ao melhor.

Sem Messi, vários especialistas acreditam, CR7 seria ótimo, mas não tão incrível. O fato de Leo existir e ser o que é, puxa a barra para o português, que se supera ano após ano. Pode procurar os números, o que esses dois fazem é um absurdo atrás do outro. Porém, sempre me pareceu, até por uma questão de personalidade, ser cada vez mais duro para o gajo manter o nível.

Por que digo isso? Porque Ronaldo sempre dependeu do físico para ser o jogador que é. Cada vez mais, ele vai sair da ponta e vai para a posição de centroavante. Onde é muito mais mortal, na minha opinião. Tenho Modric, Kroos e Marcelo, ele vai fazer ainda mais gols do que já faz nos seus “piores” anos.

Acontece sempre da mesma forma. Cristiano Ronaldo faz algo que para o mundo, os jornais se esbaldam, as mesas redondas, por todo o mundo, voltam a discutir quem é melhor.

Aí o Messi vai e faz isso:

Não tem discussão.

Pra mim, o esforço puro nunca vai superar o talento puro. Os dois estão anos-luz à frente dos demais. E Messi sempre estará à frente de Ronaldo. Ele sabe disso, e o português também sabe. Na minha opinião, isso não é demérito algum. Na ânsia de superar o melhor do mundo deste século (talvez de todos), Cristiano conseguiu feitos inacreditáveis, que não vão ser superados por ninguém. Pode anotar. Os números desse rapaz não vão ser superados.

Para os mortais, terráqueos, Cristiano Ronaldo está muito acima de todos.

O azar (e a sorte) dele, foi ter vivido a mesma era de um ser de outro planeta.

Reação dele ao ver o gol do Messi: (clique para ver o vídeo)

O azar de Messi, se quer saber, vai ser o fato de que ele não terá nenhum título pela Argentina. Os Deuses do Futebol são justos, a seu tempo. Leo não pode ter tudo. Porque há certas coisas no futebol que são imutáveis. Ele terá seu lugar no Olimpo, mas não será no ponto mais alto.

Acha que eu estou louco? Preste atenção. A discussão sobre Cristiano Ronaldo é em comparação à Messi. A discussão sobre Messi é em comparação à Pelé, Maradona, Garrincha. Outros patamares.

--

--