Aprender e ensinar novos hábitos

João Carlos Lima
Notas sobre educação
3 min readMar 14, 2018

Nosso celebro foi criado para realizar as tarefas de uma maneira otimizada, usando o mínimo de energia possível. Quando já aprendemos uma tarefa ele joga isso no automático para realizarmos sem gastar tanta energia, não precisamos pensar mais. Por isso, quebrar um hábito é muito difícil. Nesse caso, o ideal é mudar um hábito, porque substituir é mais fácil. Se você quer deixar de comer chocolate, a abstinência será um problema. Uma alternativa é sempre que tiver vontade de comer um chocolate, comer uma maçã. Essa substituição é melhor assimilada pelo celebro.

Grandes metas são difíceis, melhor separar em pequenas metas com recompensas rápidas. Ao invés de colocar como meta falar inglês fluente em um ano, opte por criar o hábito de estudar inglês 1 hora por dia.

Outra estratégia é mudar o ambiente, eliminar os gatilhos que levam há hábitos ruins. Se você está acostumado a sempre chegar em casa, deitar no sofá e consultar todas as redes sociais e seu plano é correr todas as noites, experimente deixar a roupa de correr separada no quintal. De forma que você nem precise entrar em casa para se preparar.

Criar hábitos nos alunos pode ser grande ajuda para o crescimento deles. Hábitos bons são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional dos discentes. Se é difícil criar novos hábitos em nossa rotina, o desafio fica ainda maior quando queremos aplicar essas técnicas para outros. As seguintes estratégias podem ajudar.

  1. Transforme em um jogo: faça com que a conquista de novos hábitos se transforme em um desafio, marque os milestones de caminho, crie ranks, pontuações;
  2. Premie as pequenas vitórias: as recompensas pequenas motivam a continuar realizando as tarefas, esse feedback parcial ajuda a chegar no resultado final;
  3. Se envolva: os alunos tendem a estar mais motivados quando o professor está disposto a seguir o caminho com eles, não adianta falar para os alunos estudarem mais, se o professor está dando a mesma aula há 5 anos e não estuda para se atualizar;
  4. Celebre os resultados: quando alcançar o resultado da meta principal, celebre, premie, comemore. Dessa forma os alunos estarão mais dispostos a encarar o desafio de conquistar novos hábitos.

Alguns aplicativos podem ajudar a gerenciar os hábitos e as pequenas metas, sinalizar se estamos conseguindo atingir nossos objetivos. Exibir esses dados graficamente ajudam a entender em qual estágio estamos.

Habitica versão mobile

Entre eles podemos destacar o Habitica, que é um app gamificado com temática de RPG que premia com XP cada tarefa realizada, as tarefas podem ser repetitivas ou únicas. Outra boa opção é o Productive que marca a realização de pequenos hábitos diários, semanais e mensais, gerando estatísticas para o controle da sua evolução.

Productive App

--

--