Avaliação Interdisciplinar: uma experiência no Ensino Médio Integrado ao Técnico

João Carlos Lima
Notas sobre educação
2 min readMar 5, 2018

Um aluno do ensino médio integrado ao técnico curso ao mesmo tempo até 17 matérias. Imaginando que cada uma dessas matérias utilizem uma avaliação individual e uma avaliação em grupo, em um bimestre cada aluno terá pelo menos 34 atividades para realizar no período de 60 dias. Fora todas as outras preocupações que envolvem a vida de um adolescente típico.

Em uma reunião de supervisão foi comentada a possibilidade de utilizar um mesmo instrumento de avaliação para diversos componentes, uma vez que diversas competências são alvos em mais de um componente curricular. Matemática, física e informática trabalham a competência “Raciocínio lógico”. Dessa forma, ao invés de cada um dos componentes aplicar a sua própria avaliação, sobrecarregando os alunos, poderia se aplicar uma única avaliação que serviria para os três componentes.

Pensando em aplicar isso para a disciplina de Informática Aplicada, foi proposta uma atividade que irá durar o ano todo. Os alunos deverão criar um site (essa é uma das habilidade previstas no componente) para publicar todos os seus trabalhos realizados em outras matérias que envolvem de alguma forma o uso de tecnologia. Se ele escrever um relatório de aula prática no World, deverá criar uma postagem com o arquivo e uma descrição do que foi realizado. Ao montar uma apresentação em Power Point para uma disciplina de humanas, poderá publicar o arquivo e escrever algo sobre a experiência na montagem dos slides. Ao realizar uma pesquisa na internet o aluno pode postar explicando como fez para validar as informações obtidas.

Com isso esperasse aumentar a quantidade de instrumentos de avaliação, melhorando consequentemente a precisão do diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem, sem que haja um aumento na carga de trabalho dos alunos.

--

--