Ferramentas de apoio ao ensino de programação para crianças

João Carlos Lima
Notas sobre educação
3 min readMar 27, 2018

O ensino de programação pode ser uma tarefa difícil se considerarmos que muitos dos conceitos são extremamente abstratos para os alunos. Pensando nesse problema, os programadores (obviamente) desenvolveram diversas ferramentas que permitem que os alunos, inclusive muito novos, possam aprender programação de uma forma mais ilustrada, simulada ou até mesmo gamificada.

A primeira solução que conheci e que certamente é a mais difundida é o Scratch. Uma plataforma de ensino que permite que o programador dê comando através de blocos para movimentação e interação de elementos 2D na tela. Além de disponibilizar a ferramenta, a comunidade do Scratch também fornece uma porção de programas de exemplo e uma página onde podemos compartilhar os nosso projetos, bem como ter acesso a projetos de terceiros, facilitando assim a troca e a integração. Uma das limitações de Scratch, que é o fato dele depender de uma tecnologia proprietária, acabou de cair, uma vez que agora ele roda em javascript.

Programação em Blocos no Scratch

Baseado no Scratch e com um foco em programação mobile, especificamente para Android, temos o AppInventor. Mais uma ferramenta do MIT. A diferença dessa solução é que ela já permite criar aplicativos finais que podem ser distribuídos para os dispositivos dos alunos. O AppInventor está sempre recebendo atualizações e incorporando novos recursos e funcionalidades, como testes e deploys facilitados, bem como acesso a recursos específicos do celular. Sem dúvida é uma opção que deve ser considerada para quem deseja ensinar programação para crianças, dado o seu apelo mobile.

Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com AppInventor

A última menção vai para o Code.org, que é mais do que uma ferramenta, é um sistema completo de ensino de programação para jovens, que permite a aplicação desde alunos não alfabetizados, até jovens que estão tendo o seu primeiro contato com o mundo do desenvolvimento de software. Com uma interface toda pensada para o público jovem, o Code.org traz uma série de desafios onde o aluno é estimulado a cumprir tarefas usando programação em blocos (mas também pode ver o código gerado por trás), aplicando em situações do contexto do dia, como jogos de celulares em ambiente 2D.

Aprendendo programação com Code.org

Ensinar programação é realmente muito difícil, se pensarmos na realidade de educação no Brasil, esse desafio é maior ainda, a dificuldade cresce quando pensamos no público infantil. Ainda bem que temos diversas ferramentas para nos ajudar nessa tarefa.

--

--