Gamification na sala de aula

João Carlos Lima
Notas sobre educação
2 min readMar 8, 2018

Em poucas palavras, gamificação é o uso de recursos de jogos em ambientes que não são de jogos. O conceito é utilizado em diversas áreas, desde treinamento, redes sociais e educação.

As aplicações em sala de aula são diversas, mas o principal benefício é a melhoria da motivação dos alunos. Embora possamos ainda utilizar a gamificação para avaliação, a questão motivacional ainda é o principal foco dos estudos na área.

Entre os elementos de jogos que podemos utilizar na sala de aula, podemos destacar:

  • Ranking: pontuar os alunos por tarefas realizadas, problemas resolvidos ou simplesmente por participação durante as aulas. Esses pontos podem ser apresentados em uma tabela classificada, mostrando os melhores alunos. Importe a intervenção do professor para que a competição seja saudável e para que os últimos alunos do ranking não se sintam desmotivados.
  • Levels: em competências continuadas, o aluno pode ir subindo de nível conforme obtém bons resultados na aula. Ao alcançar níveis superiores, o aluno pode ser premiado ou ter acesso a materiais exclusivos para alunos avançados.
  • Badges: premiar com uma medalha virtual a cada conquista, como por exemplo, cinco entregas consecutivas, um mês sem faltar à aula, um exercício feito com capricho. Essa premiação pontual ajuda os alunos que não conseguem destaque entre todos os alunos da sala.
  • XP: pontos de experiência mostram como o aluno está na matéria, o aluno pode ir pontuando sempre que realiza alguma atividade e essa pontuação será usada para avaliação do aluno de forma geral.

O uso da gamificação na sala de aula ainda precisa ser mais explorado, principalmente como ferramenta de avaliação, mas certamente seus benefícios para a motivação dos alunos já se comprovaram.

--

--