Falta deO Universo é o seu limite // Foto Greg Rakozy

Falta de objetivos é falta de criatividade

Victor Guerra
Nous Cultura Criativa
3 min readAug 12, 2016

--

O Nous Cultura Creativa é uma aliança de irmãos filósofos muito antes de sermos uma startup de fomento da cultura criativa humana. Já há algum tempo que nós temos estudado, refletido e conversado muito sobre essa faculdade psicológica humana que chamamos criatividade. E uma coisa parece clara pra nós: falta de criatividade é falta de visão.

A inércia, o comportamento fabril, massificado e mecânico das pessoas, o consumismo exagerado, capitalismo ou socialismo manipulando massas para benefícios particulares e outros problemas de natureza semelhante parecem ter uma origem em comum: a falta de imaginação, ou visão, das pessoas.

Pessoas que não possuem imaginação, não são capazes de sonhar o futuro, não são capazes de idealizar situações melhores do que as atuais, situações mais harmônicas, menos problemáticas, situações onde tudo seja mais parecido com como deveriam ser desde sempre.

Se somos incapazes de identificar os próprios problemas naquilo que vivemos no presente, não temos senso de necessidade. Sem senso de necessidade, não temos motivos para agir e criar novas situações. Afinal, se não há nada faltando, não há porque criar algo.

A falta de necessidades é um sintoma de falta de imaginação. A mente humana é capaz de ir ao futuro, de imaginar aquilo que ainda não existe, de acessar as possibilidades do Universo e de imaginar isso aplicado na sua própria existência. A mente humana é capaz de sonhar a evolução de tudo, o senso de aperfeiçoamento é parte de uma mente saudável.

Consequentemente, se não temos visões, não temosambições, não temos projetos, não temos objetivos. Logo, a falta de objetivos é também um sintoma de falta de visão. Pessoas sem visão não possuem objetivos. Não têm nada a conquistar, não sabem onde querem chegar, não se esforçam, não se realizam naquilo que fazem.

Pessoas são pouco criativas são pessoas que não têm sonhos. Atuam sem sonhar trazer para o presente aquilo que a sua imaginação já enxerga no futuro, pessoas que não vêem a Beleza, pessoas que não participam ativamente da mágica do Universo. Agem como engrenagens Universo e não como agentes do Universo.

Desconfie de tudo que tende à inércia. Aquilo que tende a se estabilizar sem evoluir, demonstra que não sabe para onde vai. E já que não consegue projetar por si só a situação ideal que quer ver acontecer no futuro, a sua única chance de sobreviver é manter o status quo.

A incapacidade de caminha de maneira estratégica e objetiva é, portanto, a falta de visão e criatividade para encontrar maneiras de realizar visões.

A boa notícia é: a imaginação é uma potencialidade humana nata. Portanto, a criatividade é uma possibilidade consciente e voluntária humana. Toda semente tem possibilidades latentes dentro de si, características que ainda não se manifestaram, mas que podem vir à tona se desenvolvidas. E se essas potencialidades ainda não se tornaram realidades é porque falta trabalho de desenvolvimento.

Talvez o maior trabalho criativo humano seja o de desenvolver a própria criatividade. Com isso, cada indivíduo desenvolverá a própria individualidade, e aumentará as suas chances de ser um agente capaz de conduzir a própria vida e de ajudar os demais no mesmo sentido.

Mesmo diante das situações mais severas, uma semente sempre está se esforçando para germinar. Mesmo diante da maior opressão, a água sempre forçando as amarras para se libertar e correr de volta para a unidade do oceano. E você, sabe qual é o seu potencial? Está forçando a as limitações para florescer todo o seu potencial?

--

--

Victor Guerra
Nous Cultura Criativa

Sou um designer com fome de mundo e navego em diferentes universos para criar caminhos para deixar a vida melhor e mais bela.