Cafeicultor de Santa Teresa é destaque em jornal dos EUA

João Elvidio Galimberti, produtor de Santa Teresa ouvido pelo The Wall Street Journal. Foto: Ricardo Medeiros — GZ

O produtor João Elvídio Galimberti foi um dos destaques de uma matéria publicada pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal. A reportagem expõe os diferentes impactos do dólar forte nos principais países produtores de café robusta (conilon), Brasil e Vetnã.
 De acordo com a publicação a valorização do dólar beneficia os produtores brasileiros e faz os vietnamitas migrarem para outras culturas, deixando o café de lado. Assim como no Norte do Espírito Santo (ES), a pimenta tem sido uma cultura atrativa para os cafeicultores vietnamitas, devido ao alto preço pago no mercado mundial.
 Já no ES, que bateu recorde de exportação de conilon no último ano, a ideia é ampliar a área plantada e continuar na atividade. Foi o que disse o capixaba ouvido pela reportagem. “Este ano estou replantando, como sempre, e estou também acrescentando mais pés de café. Nesse preço, é sustentável”, diz João Elvídio, produtor de café na região de Santa Teresa e cooperado da Coopeavi.
 A matéria ainda explica que enquanto os vietnamitas estão estocando o café à espera de preços melhores, os agricultores brasileiros estão aproveitando o dólar alto para se desfazer do estoque, principalmente o antigo. E isso elevou as exportações brasileiras do ano passado em 21%.
 O conteúdo completo foi publicado na edição online e impressa do The Wall Street Journal e também no jornal Valor Econômico.

Fonte: Coopeavi

Originally published at www.novanoticia.com.br.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Domicio Faustino’s story.