A inteligência artificial e a mudança das relações na internet

Da confiança para a desconfiança

Julio Cesar Prava
Novo Iluminismo
2 min readOct 28, 2023

--

A Inteligência Artificial (IA) vai revolucionar a maneira como interagimos com a tecnologia e, consequentemente, terá um profundo impacto nas nossas relações online.

Embora a IA traga inúmeras vantagens, também vamos enfrentar grandes desafios. Um desses desafios é a disseminação de desinformação, como em notícias falsas e até golpes digitais. Programas e aplicativos com IA serão usados para espalhar notícias falsas e informações enganosas, minando a confiança nas relações online.

Num mundo onde qualquer pessoa terá acesso a aplicativos de inteligência artificial que produzem imagens, áudios e vídeos falsos indistinguíveis de vídeos reais, haverá uma virada na maneira como devemos nos relacionar com informação e conteúdo, ou seja, se quisermos nos manter próximos da verdade vamos precisar passar do sistema de confiança para o de desconfiança.

Diversas pessoas já caem em golpes digitais, de lojas falsas, bancos falsos, ligações e chats falsos. Com ferramentas de IA, isso tem um potencial de ser muito mais comum que antes, já que os golpistas poderão usar a tecnologia para atuar de forma mais realista para enganar as pessoas. Por isso as pessoas vão precisar desconfiar ainda mais, qualquer contato ou ligação, notícia repassada, foto ou vídeo.

Será muito mais fácil manipular informações para atender a interesses específicos. Isso resultará num maior volume de notícias falsas que podem se espalham rapidamente, minando a confiança nas fontes de informação e prejudicando a confiança nas notícias. Diante disso, a grande mídia poderá voltar a ter mais relevância. Conseguindo averiguar fatos de forma mais especializada.

Outro ponto que penso que deve ocorrer é que o conteúdo vai ser referenciado direto da fonte. Por exemplo, as pessoas terão suas redes oficiais, tudo que elas disserem deverá ser averiguado direto nessas fontes. Se algo delas for compartilhado em outros locais deverão referenciar diretamente a fonte original, assim as pessoas poderão conferir se a pessoa disse mesmo o que foi compartilhado.

Na ausência da mudança de postura com relação ao conteúdo postado na internet, isso poderá criar uma polarização maior que a observada atualmente. Pessoas má intencionadas irão criar informação e notícias falsas com muito mais veracidade, ao exporem pessoas apenas a informações que confirmam suas crenças preexistentes, isso as alienará ainda mais alimentando seus tribalismos. Isso pode aprofundar a polarização e dificultar a comunicação construtiva entre pessoas com opiniões divergentes. Como resultado, as relações online podem se tornar mais tensas e divisivas, podendo ter grandes impactos nas relações sociais além dos meios digitais.

Com a ascensão da acessibilidade de IA, o combate à desinformação exigirá um esforço ainda maior do que está sendo feito hoje. Será necessária uma visão cética sobre conteúdo com constante verificação de fatos, aliada à uma educação e alfabetização digital tornando os usuários mais resistentes à manipulação da informação. Também será fundamental desenvolver mecanismos mais eficazes para combater a desinformação, promover a veracidade online e incentivar à desconfiança de conteúdo repassado, assim poderemos manter de forma razoável a integridade das relações online.

Estão preparados para desconfiar mais?

--

--