Ilustração de um homem de barba (alusão à Tiago Santineli) em frente a uma Terra Plana | imagens de shutterstock

Tiago Santineli: o humorista que se tornou porta-voz no combate às pseudociências

Julio Cesar Prava
Novo Iluminismo
Published in
4 min readJul 24, 2023

--

Alguns anos atrás, o YouTube me sugeriu vídeos do canal Metaforando, neles um sujeito chamado Vitor Santos “metaforava” pessoas lendo supostas microexpressões para determinar se essas pessoas estavam potencialmente mentindo ou não.

Quando vi o “especialista em linguagem corporal e microexpressões” fiquei muito cético, achei que aquilo não parecia ser ciência. Afinal, como alguém poderia compreender de forma clara algo que pode ser muito interpretativo? Em pouco tempo ele começou a ficar maior no YouTube, começando a ser convidado por grandes canais para falar sobre suas especialidades. Suas adivinhações ganharam até um bordão na internet brasileira: “você foi metaforado”.

Foi só depois de alguns meses que vi o psicólogo Adriano Facioli, do canal Frank Java, fazer um vídeo refutando a suposta “ciência das microexpressões”, baseadas nas crenças de Paul Ekman, que dá base para o canal de Vitor. Adriano Facioli tem um canal modesto, que hoje está perto dos 35 mil seguidores, e apesar do ótimo vídeo não conseguiu grande popularidade para enfrentar o fenômeno metaforístico.

Atualmente, o canal Metaforando conta mais de 5 milhões de inscritos, e sua mitologia de microexpressões continua a ser divulgada. É muito difícil enfrentar essas crenças ainda mais sendo espalhadas em larga escala. Eu, por exemplo, me considero um divulgador da ciência e da ética, numa escala micro, muito menor que o Adriano Facioli e somos muito pequenos para oferecer um embate. Escrevo textos há alguns anos e esses textos podem atingir algumas pessoas, já o Adriano com seus textos e vídeos pode alcançar mais algumas milhares de pessoas, mas é precisamos de vozes mais populares para combater pseudociências, pois elas são disseminadas e ganham crédito em larga escala, vide as microexpressões, a astrologia e a homeopatia.

Para a alegria dos divulgadores científicos, Tiago Santineli comprou essa briga e conseguiu ganhar destaque no YouTube com ela. A irônia: ele não é um cientista, é humorista e roteirista e está ajudando a combater a pseudociência no Brasil. Seus vídeos antes com críticas políticas e religiosas, passaram a agregar críticas à discursos anticientíficos. Talvez, por ser um bom comediante, tenha ajudado a fazer o tema ficar popular e, claro, isso é importante no combate às pseudociências. Vale lembrar que ele contou com a ajuda do próprio Vitor Metaforando, que acabou dando espaço para suas críticas e fez o canal do seu opositor crescer absurdamente.

Vitor ameaçou e processou Tiago após um vídeo com críticas as suas técnicas, por não serem científicas. Com seu humor ácido e satírico, Tiago expôs o processo no YouTube, alcançando mais de um milhão de visualizações e resultando em centenas de milhares de inscritos, dando bastante relevância ao seu trabalho. Vitor foi, sem querer, um excelente acontecimento na vida de Tiago e, de certa forma, na vida de todos aqueles que se opõe as pseudociências. Depois de anos deturpando a ciência ele acabou ajudando ela, talvez sua alma possa ser perdoada pelos cientistas, mas é necessário que ele se arrependa do pecado das pseudociências.

Outra ironia é que, no processo, Vitor acusou Tiago de usar sua imagem sem autorização, mas nos seus vídeos de análise de microexpressões Vitor assistia vídeos de pessoas sem pedir autorização delas. Isso é conhecidamente chamado de hipocrisia. Algo que deu ainda mais credibilidade para o humorista.

Agora Santineli comprou briga com mais grandes pseudocientistas brasileiros, como é o caso de Ricardo Ventura, que criou seu próprio método de análise de microexpressões. Além disso critica, pessoas que dão palco desses charlatões como é o caso de Criss Paiva e Ana Beatriz.

Não sou desonesto para dizer que as pseudociências têm o mesmo nível de consequências negativas, no entanto, combatê-las ajuda as pessoas a terem um senso crítico e soluções melhores para os problemas sociais. Num país onde uma pandemia matou mais de 700 mil pessoas, o ex-presidente e várias pessoas acreditavam que a doença era só uma 'gripezinha' e questionaram as vacinas, precisamos de mais divulgação científica.

Além das pseudociências, Tiago Santineli continua a combater a hipocrisia na religião, o conservadorismo preconceituoso e o masculinismo redpill. James Randi provavelmente ficaria orgulhoso com o ativismo contra pseudociência do comediante. Porém, seu humor extremamente sem filtros (e com pitadas de discurso de ódio) choca e é contestado, até mesmo entre pessoas que apoiam suas críticas humoradas.

--

--