Uma trilha sonora de aventura

por Sacha Amback, produtor musical

Rede Globo
NovoMundo
3 min readMar 15, 2017

--

Foto: Globo / Jakub David

Uma novela com batalhas, piratas, índios, salões de palácios, tudo isso em 1817, exigiu muito da nossa imaginação e nos fez viajar a um outro século. Pensamos em músicas de ação, aventura, bravura, onde surgem esses personagens ricos da nossa história, conhecidos ou não. E iniciamos uma pesquisa sobre a época, os compositores, os estilos musicais, os instrumentos de cada lugar.

Foto: Globo / Jakub David

Fomos a Praga para gravarmos as músicas com a Orquestra Filarmônica de Praga, onde já tínhamos gravado a trilha de Liberdade Liberdade. Lá conseguimos essa sonoridade vienense para as músicas de salão e holywoodiana para as músicas de ação (essa orquestra grava trilhas de filmes quase todos os dias).

Gravamos pela primeira vez na história a música que tocou de verdade no baile da festa de casamento de Leopoldina (por procuração) em 1817.

Foto: Globo / Jakub David

Fizemos uma adaptação para orquestra e podemos imaginar melhor como foi aquela festa. São uma série de valsas chamadas Tanze des Brassilianischen Ballfestes, encomendada pelo Marquês de Marialva ao compositor austríaco Joseph Wilde. Foi o professor Pablo Sotuyo Blanco quem encontrou a partitura da musica do Joseph Wilde e nos cedeu gentilmente. Sem ele essa gravação não existiria.

As músicas foram todas criadas especialmente para a novela, na maioria pelo produtor musical Sacha Amback e algumas pérolas de Rafael Langoni Smith, que fez os arranjos para a orquestra.

Participaram das gravações também músicos como Marcos Suzano, Carlos Malta e Tuco Marcondes.

As nossas inspirações foram todas cinematográficas: filmes de piratas, índios, épicos históricos, cenas de grandes bailes.

Foto: Globo / Jakub David

E temos uma única canção, o fado precioso Meu Amor Marinheiro, com a grande cantora Carminho.

Em cena teremos músicas de Padre José Maurício Nunes Garcia, trechos de óperas, ballets, as músicas dos índios e dos escravos, canções tradicionais portuguesas entre outras músicas da época, tão rica para a formação da nossa identidade musical.

Com estreia prevista para 22 de março, ‘Novo Mundo’ é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra.

Gostou do texto? Nós queremos saber sua opinião. Clique no botão “Recommend” e ajude a circular esse post para mais pessoas. ❤

Veja outros textos sobre a novela ‘Novo Mundo’ aqui!

--

--