O estudante de Jornalismo de quatro cabeças

Leonardo Reis
Novos Olhares & Outras Trajetórias
2 min readApr 28, 2020

making off de uma produção de textos.

As produções foram construídas com informações adicionais da favela carioca e da ações do cotidiano. Uma coletânea única feita tendo como base o conto “O repórter de três cabeças” de José Castello. O tempo foi curto, no entanto conseguir atingir a proposta e entregar no prazo estabelecido.

No início das produções fiquei muito confuso. Como escrever quatro textos com os mesmos dados, mas no final com um “vilão” diferente? Li o conto diversas vezes e me coloquei como o jornalista da história. Tentei encontrar um local tranquilo para começar a escrever, não achei, tive que me adaptar ao ambiente da minha própria casa.

Escrevi diversas vezes a mesma história e o culpado era sempre o mesmo. Enfim, escrevi quatro textos. Então parti para a pesquisa(teste) com os meus amigos e familiares. Queria histórias que não fossem óbvias de quem seria o vilão. Porém de acordo com as respostas a perspectiva sempre era diferente, ou seja, o culpado iria depender da perspectiva do leitor, por mais que o meu objetivo fosse levar um dos personagens a ser o “verdadeiro vilão” as interpretações eram diferentes.

Chegou um momento que não dava mais para tentar,então juntei todas as informações e sentei na cadeira para escrever. Foi uma experiência divertida e enriquecedora sobre perspectivas sensibilidade e objetividade.

--

--

Leonardo Reis
Novos Olhares & Outras Trajetórias

Jornalista e fotógrafo em formação, Horizontino e periférico.