Fala Nowporter! com Jorge Moura

Bruna Paixao
Nowports Brasil
Published in
6 min readSep 27, 2022

A missão do Jorge na Nowports é fundamental: ele precisa garantir a eficiência de toda a operação para o cliente.

Jorge Moura tem 38 anos e é o atual Head de Shipments da Nowports Brasil.

É preciso coragem para aceitar um desafio e mais ainda para revolucionar uma indústria. Jorge Moura foi o primeiro Nowporter contratado para o time do Brasil e desde o dia 1, vive e respira o propósito de modificar, de uma vez por todas, o comércio exterior na América Latina. Quando entrou, a Nowports global contava com pouco mais de 200 colaboradores e tendo em vista que hoje já está ultrapassando o marco de 700, significa que Jorge não só ajudou a definir processos básicos para o escritório no Brasil, como também fez parte da contratação de pessoas-chave para o time e de processos que até hoje reverberam pelos corredores da empresa.

Ele conta, inclusive, que um de seus primeiros desafios enquanto Nowporter foi buscar uma empresa que ajudasse a Nowports a realizar os exames admissionais dos primeiros colaboradores e que, até que cada departamento tivesse o seu líder, chegou a conversar e ajudar o time comercial, dar treinamento, trabalhar com o time de pricing e com operações, até, de fato, assumir seu cargo como Head de Operações e iniciar a construção do seu time.

Jorge, que morava na Inglaterra e viajou de férias para o Brasil, no momento em que foi contratado pelo time da Nowports, encontrou um verdadeiro propósito de vida. Ele que tem avô estivador e pai e mãe agentes de carga e, portanto, praticamente nasceu na indústria, foi cativado pela oportunidade de ser o primeiro no Brasil a participar de um processo de revolução e de mudança do conceito de agenciamento de carga.

“Eu carrego esse prêmio, fui afortunado em dizer que muito além de ter sido o primeiro funcionário da Nowports Brasil, eu fui a primeira pessoa a dar um passo rumo à revolução e que depois desse dia nunca mais a indústria do agente de carga foi a mesma. E eu carrego isso com muita força no meu coração.”

Uma indústria impactada pela tecnologia

Considerando o cenário de extrema burocracia enfrentado pela indústria de comércio exterior há anos, a Nowports representa um grande impacto em tecnologia e traz mais visibilidade de processos para quem está dentro e fora da operação. Para Jorge isso, inclusive, foi um divisor de águas. Ele que já vinha de muitas experiências anteriores com a indústria teve, pela primeira vez, acesso a todos os dados da operação e o fato de a Nowports ser totalmente direcionada para os dados foi uma surpresa boa.

Hoje, graças à tecnologia da Nowports, Jorge sabe, desde o começo do funil, quando o SDR está prospectando um cliente, até o momento em que traz uma mercadoria para a plataforma, quando são pagas cada uma das taxas, ou seja, tem acesso aos dados do início ao fim da operação e consegue agir rapidamente para trazer melhorias.

“Nós tínhamos um cliente que queria acompanhar o embarque dele do começo ao fim, mas que não tinha fechado esse embarque com a Nowports. Nós colocamos todas as informações dele no nosso SaaS, mesmo assim, e oferecemos o acompanhamento 100% da carga. Esse cliente não só elogiou muito a plataforma e o acompanhamento que ela permitia, como, depois disso, começou a fechar todos os embarques com a Nowports. Isso para nós foi um grande case de sucesso.”

Um propósito que inspira

Apesar de amar o comércio exterior e de ter vivenciado experiências incríveis ao longo de sua carreira, Jorge nunca havia trabalhado com um propósito antes. Ele conta que sempre trabalhou, é claro, para oferecer o melhor atendimento para seus clientes, evoluir enquanto profissional, ter um grande time e atingir seus KPIs, mas que, muito mais do que apenas isso, na Nowports ele trabalha sabendo que o que seu time está fazendo vai realmente trazer uma mudança. Que depois da Nowports, a indústria nunca mais será a mesma.

O ambiente proporcionado pela empresa, o clima leve e divertido e o fato de as pessoas trabalharem e sentirem-se realmente felizes por estarem vivendo aquele desafio, é o que faz a diferença. Afinal, pessoas felizes transmitem felicidade e isso é sentido, inclusive, pelos clientes da Nowports.

Um outro ponto muito sentido por Jorge é a união, o engajamento e a comunicação do time, quando é necessário resolver um problema para o cliente. Os times se reúnem e o que mais importa é solucionar o problema.

“Eu consegui entender que hoje, por exemplo, pessoas que não são da indústria podem dar opiniões cruciais para que nós consigamos resolver problemas, que no dia a dia não conseguimos ver. ”

Aprendizados e conquistas

A jornada na Nowports também permitiu que Jorge despertasse habilidades que antes estavam adormecidas. Isto porque, quando tinha 16 anos, ele estudou e aprendeu a trabalhar com programação e, embora esta habilidade tenha sido deixada de lado por um período de sua vida, ele conseguiu trazer à tona na Nowports através do manuseio de dados em seu dia a dia e encara isso, aliás, como uma conquista.

Jorge também cita o quão importante foi aprender, durante a sua jornada na Nowports, a separar o problema da pessoa e a trabalhar para, exclusivamente, solucioná-lo, seguindo a consciência mãe e que traduz com excelência o core e o cerne da empresa.

A Nowports traduz a sua cultura e os seus valores no “Nowportsway” e isto pode ser notado através da fala e do comportamento de cada colaborador. Assim, embora a mesma questão seja feita a diferentes pessoas, a resposta sempre estará alinhada com os valores e cultura da empresa, o que também representa um grande ganho para a companhia.

“Eu aprendi muito em questão de consciência mãe e a olhar detalhes de cada pessoa, uma ação de alguém que é boa, a gente tem que sempre estar aberto às boas habilidades das outras pessoas.”

Pessoas fora da indústria também são bem-vindas

Um dos principais diferenciais da Nowports é o olhar para fora da indústria. Assim, ao contrário das grandes empresas tradicionais e que valorizam somente profissionais que já estão vivendo e respirando o comércio exterior, a Nowports também dá oportunidade para quem vem de fora.

Em seu primeiro mês na Nowports, inclusive, Jorge lembra que durante uma visita do time global ao escritório no Brasil, em que o intuito era, justamente, transmitir a cultura da Nowports, ele observou que uma pessoa próxima e que também estava vivenciando aquela experiência com ele, estava muito mal e, embora ninguém tivesse notado, ele foi conversar com essa pessoa e entender o que estava acontecendo.

O feedback que Jorge recebeu foi que essa pessoa não estava bem porque não conhecia muito da área e achava que não ia dar certo. Na hora, porém, ele lembrou que tinha conversado com outro colaborador de outro país que também não conhecia da indústria, entrou e era um case de sucesso e a aconselhou a ser mais paciente, que logo ela iria alcançar o sucesso. Não deu outra. Essa pessoa não só superou seus medos, como hoje é top 1 de performance na área dela.

“Meu maior aprendizado é a quebra de paradigmas de que quanto mais tempo você tem de área, mas você pode solucionar problemas e hoje eu não acredito mais nisso. Acredito que quanto mais fora da esfera, quanto mais longe do problema, mais você consegue lidar. Então alguém de fora consegue trazer um 360 e um toque que vai mudar todo o conceito.”

Há muito pela frente…

A Nowports é para quem deseja mudar a indústria, pensar fora da caixa, encontrar um propósito e trabalhar num ambiente totalmente diferente e acolhedor.

“Se você está buscando fazer parte de uma revolução, de mudar a indústria, esse é o ambiente pra você. Esse é o lugar que você vai pertencer, ter um propósito e com certeza vai crescer muito.”

E você, também está em busca de um propósito? Venha trabalhar com o Jorge Moura e construa a sua jornada de sucesso com a Nowports. Estamos com vagas abertas: https://bit.ly/3Rdosvn.

--

--